De Norte a Sul, prédios e monumentos públicos ganham iluminação especial para alertar a população sobre os riscos do câncer de pele



garotin-1200x430.jpg

6 de dezembro de 2021 0

Pontos turísticos, monumentos históricos e prédios, em todo o País, recebem no mês de dezembro a iluminação na cor laranja. Por meio deles, instituições públicas e privadas manifestam apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Esta tem sido uma das marcas do Dezembro Laranja, que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da fotoproteção, inclusive durante o período da pandemia de Covid-19.

Na campanha que acabou de começar, a SBD faz um alerta duplo. É que com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade. No entanto, alertam os especialistas, a retomada da normalidade não deve ser feita sem atenção às recomendações das autoridades sanitárias, ainda atentas à possibilidade de aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus. Além desse cuidado, afirmam, a população deve agregar à sua rotina as medidas de prevenção contra o câncer de pele.

“Adicione mais fator de proteção ao seu verão”: esta é a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021. Esse mote estará presente em uma série de conteúdos desenvolvidos pela SBD especialmente para a ação. Serão peças para redes sociais, com dicas de cuidados; vídeos com orientações de médicos dermatologistas; e gravações feitas por personalidades estimulando os brasileiros à aderirem aos cuidados preconizados; entre outras abordagens que buscam a conscientização.

CONFIRA ABAIXO ALGUNS DOS PRÉDIOS E MONUMENTOS QUE ESTÃO APOIANDO O DEZEMBRO LARANJA:        

AMAZONAS – Os monumentos que vão se iluminar de laranja são o Teatro Amazonas, símbolo da cultura nacional e palco de grandes espetáculos do passado e do presente, e o prédio do Governo do Estado do Amazonas, ambos em Manaus (AM). O prédio do Teatro Amazonas ganhou tons de laranja em alusão à importância da fotoproteção, um hábito que se for incorporado à rotina ajuda a reduzir as chances de surgimento de casos de câncer de pele no país. Já a sede do governo estadual ficará iluminada entre 11 a 17 de dezembro.        

BAHIA – Em Salvador (BA), o Elevador Lacerda – marco da arquitetura e da cultura baianas – ficou iluminado na cor laranja no dia 4 de dezembro em homenagem ao Dezembro Laranja, mês que marca a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Esse apoio foi oferecido pela Prefeitura soteropolitana. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia também aderiu à campanha ao replicar o material em seus canais de comunicação.

DISTRITO FEDERAL – Em Brasília (DF), o Congresso Nacional foi iluminado na cor laranja entre 6 e 8 de dezembro. O Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, também aderiu à campanha. O mesmo ocorreu com o prédio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que se vestiu de laranja, como solicitado pela SBD. Na capital federal, ainda farão parte desse movimento a sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), a antiga sede do Banco de Brasília S.A (BRB) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

ESPÍRITO SANTO – O apoio oferecido pelo Governo do Estado foi na divulgação dos materiais da ação para a população, para mostrar aos capixabas sobre a importância da prevenção ao câncer de pele.

GOIAS – Em Goiânia (GO), a Controladoria Geral do Município (CGM) também decidiu empenhar seu apoio à campanha, divulgando suas ações. Já a Unimed Goiânia, o Hospital do Coração de Goiás, o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) manifestaram seu apoio à iniciativa coordenada pela SBD, com a iluminação das fachadas de suas sedes na cor laranja, que simboliza a luta em favor da prevenção ao câncer de pele.

MINAS GERAIS – Em Belo Horizonte (MG), as instalações da sede da Prefeitura Municipal, construída em 1914, vão compor a rede de prédios e monumentos em sintonia com as preocupações do Dezembro Laranja. Já o Governo do Estado de Minas Gerais aderiu à campanha através da divulgação das ações realizadas neste mês. A sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) também ficará iluminada em dezembro, em atenção ao mês de prevenção ao câncer de pele.

PARAÍBA – Como forma de demonstrar apoio ao Dezembro Laranja, alertando a população sobre os riscos do câncer de pele e sobre a importância da fotoproteção, a Secretaria do Estado da Saúde da Paraíba assumiu o compromisso de replicar o material da campanha para a população.

PARANÁ – No Paraná, em Curitiba, o prédio da Assembleia Legislativa ficou iluminado na cor laranja. Outros monumentos que ganharam a cor que representa a luta contra o câncer de pele foram a Praça do Japão e a Torre de Cronometragem. A sede da Assembleia Legislativa também aderiu à ação. Além disso, o material da campanha foi divulgado pelas redes da instituição, como ocorreu na Prefeitura da capital paranaense.

PERNAMBUCO – A população pernambucana assistiu ao desembarque do Dezembro Laranja em Recife (PE) pela iluminação de importantes marcos da capital: o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e a Ponte Estaiada da Via Mangue.

PIAUÍ – Quem mora em Teresina (PI) foi lembrado da importância da prevenção ao câncer de pele e de sempre adotar medidas de fotoproteção por meio da iluminação da Ponte Estaiada João Isidoro França, que sinaliza o apoio de autoridades locais ao movimento organizado pela SBD.

RIO DE JANEIRO – Na cidade do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa, um dos cartões postais mais conhecidos da capital fluminense, recebeu a cor laranja, durante alguns dias, em dezembro. O mesmo ocorrerá com a sede da Câmara Municipal do Rio. O Cristo Redentor, considerado uma das sete maravilhas do mundo, foi iluminado de laranja na noite do dia 2. Por sua vez, o Palácio Guanabara, prédio em estilo neoclássico e sede do governo estadual, também foi iluminado na cor da campanha, entre 4 e 10 de dezembro. Além do apoio por meio desses monumentos, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro também irão divulgar o material da campanha. Nas unidades de atendimento da prefeitura serão distribuídos cartazes.

RIO GRANDE DO SUL – Em Porto Alegre, os prédios da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e da Unimed foram iluminados de laranja em alusão à campanha. O Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, também foi iluminado em adesão à campanha. A arena do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense receberá a cor laranja entre 11 a 31 de dezembro. Já o estádio do Sport Club Internacional (Beira-Rio) ganhou iluminação no dia 10 de dezembro.

SANTA CATARINA – Os moradores de Florianópolis (SC) estão sendo impactados pelo Dezembro Laranja com a iluminação de dois importantes prédios públicos locais: as sedes do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC) e da Justiça Federal de Santa Catarina. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina irá divulgar o material da campanha.

SÃO PAULO – Na capital paulista, o icônico prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, apresentou um interação digital em led na sua fachada, lembrando sobre a conscientização contra o câncer da pele. Ainda em São Paulo (SP), a sede da Associação Médica Brasileira (AMB) também foi iluminada na cor laranja, em adesão à campanha da SBD. O prédio da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) também receberá a cor laranja da campanha. O mesmo aconteceu com a sede da Prefeitura de SP, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte Estaiada (Ponte Octávio Frias de Oliveira), o Monumento às Bandeiras (Ibirapuera) e uma série de hospitais públicos (Servidor Municipal, Alípio Correa Netto, Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, Dr. Carmino Caricchio, Dr Arthur Ribeiro de Saboya, Menino Jesus e Carmen Prudente). Por sua vez, o metrô iluminou em laranja as estações Sacomã, Tamanduateí, Trianon e Sumaré. Também ganharam uma cor especial as estações da ViaMobilidade Brooklin e Largo 13, bem como o Terminal de São Bernardo do Campo, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Além disso, vários órgãos e instituições abraçaram a causa distribuindo material de divulgação e organizando palestras.

dl2021logocalendariov3_545x310.png

6 de dezembro de 2021 0

Entre 2013 e 2021, essa doença gerou 374 mil internações na rede pública e foi a causa da morte de quase 32 mil brasileiros aponta análise feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

06/12/2021 12:57

Pelo menos 205 mil brasileiros receberam diagnóstico de câncer de pele nos últimos oito anos. Neste mesmo período, os dados oficiais registram a morte 32 mil pessoas por conta dessa doença. As informações foram levantadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que lança nesta semana a campanha Dezembro Laranja, de conscientização sobre o câncer de pele.

A análise sugere que os dados oficiais estejam subnotificados. Isso porque o Painel Oncologia Brasil, fonte das informações sobre diagnóstico, levou alguns anos para se impor como importante instrumento de gestão. Criado a partir da Lei 12.732/12, que estabelece prazos máximos para o início do tratamento de pacientes diagnosticados com câncer, o Painel só passou exigir o registro do diagnóstico de câncer de pele a partir de 2018. Antes disso, as informações não eram colhidas com o mesmo critério.

“No entanto, a falta de informações, que impacta no desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema, persiste. Apesar da evolução da metodologia para alimentar o Painel Oncologia, sob responsabilidade do Ministério da Saúde, ainda há inúmeros municípios que carecem de acesso a serviços especializados, retardando e dificultando o diagnóstico da doença e, consequentemente, aos dados epidemiológicos”, raciocina o presidente da SBD, Mauro Enokihara.

Ao avaliar os números registrados pela plataforma, a SBD constatou que entre 2013 e 2017 o número de novos diagnósticos de câncer de pele foi de aproximadamente 4 mil casos a cada ano. Com o aperfeiçoamento da ferramenta e dos fluxos de informações, esse número saltou significativamente. Entre 2018 e julho de 2021, o total de diagnósticos de câncer de pele registrados chegou 184.095, ou seja, cerca de 46 mil ao ano.

Mapa do câncer – Os estados que mais notificaram casos de câncer de pele entre 2013 e 2021, foram São Paulo (52.876), Paraná (27.204), Rio Grande do Sul (27.056), Minas Gerais (22.668) e Santa Catarina (16.975).

A região com o maior percentual de casos, em relação ao número total de registros, é o Sudeste, com 42% dos casos de todo o País. O Sul ganha destaque por reunir três estados situados no ranking dos cinco que mais registraram casos de câncer de pele no Brasil.

Já o Norte contabilizou o menor número de casos no período. Embora seja a segunda maior Região do País, reúne apenas 2,7% do total de casos informados no Painel Oncologia Brasil, com 5.543 casos entre 2013 e 2021. Apesar disso, 40% dos casos registrados na região Norte estão no estado do Pará, que totalizou 2.234 diagnósticos de câncer de pele no período observado.

O Nordeste somou 29.236 casos no período analisado – cerca de 14% do total.
Nessa região, o estado com maior concentração de casos é a Bahia, com 6.222 registros da doença, seguido pelo Ceará, com 6.206 diagnósticos entre 2013 e 2021.

Por sua vez, o Centro-Oeste registrou um total de 12.956 casos, o equivalente a 6,3% do total. Na região, o estado com maior concentração de casos é o Mato Grosso do Sul, com 4.956 registros da doença, seguido por Goiás, com 4.841 diagnósticos entre 2013 e 2021.

Internações – O mapa do câncer de pele permite também identificar o impacto do câncer de pele sobre o atendimento hospitalar. Apesar da subnotificação do número de pessoas com a doença, dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS indicam que os casos mais graves de câncer de pele levaram à hospitalização cerca de 374 mil brasileiros entre 2013 e agosto de 2021.

No que se refere às internações, São Paulo é o Estado que registrou o maior volume de ocorrências no período (96.870), representando 26% do total. Após, vêm Paraná (57.417) e Rio Grande do Sul (38.593). No período analisado, segundo o levantamento da SBD as unidades da federação com menores registros desse tipo foram Roraima (194, Acre (162), e Amapá (150).
Desse total, 26% das hospitalizações estão no estado de São Paulo e outros 15% no Paraná.

“Esses números mostram que o câncer de pele, ao contrário do que muitos pensam, é um problema de saúde que, se não for bem tratado, pode ter consequências sérias”, alerta o presidente da SBD. Para ele, o Brasil precisa investir em estratégias de prevenção e diagnóstico precoce para evitar o agravamento dos casos.

Letalidade – Existem dois principais tipos de câncer de pele: o mais frequente é o não melanoma que, apesar de maligno, tem grandes chances de cura se detectado precocemente. Quando diagnosticado ainda no início, ele pode ser tratado no próprio consultório do dermatologista, com uma pequena cirurgia. O outro é o melanoma, que representa apenas 3% dos cânceres malignos da pele sendo um dos mais graves, devido ao maior potencial de provocar metástase (a disseminação para outros órgãos).

Segundo a análise da SBD, a cada ano cerca de 4 mil brasileiros morrem em razão da doença. Entre 2013 e 2020, os casos mais graves levaram a óbito 31.666 pessoas. “Esse quadro indica a importância de reforçarmos ações para a sua prevenção. Quando descoberta no início, essa doença tem 90% de chances de cura”, afirma Mauro Enokihara.

Conforme destaca, “é preciso conscientizar a população da necessidade de buscar o diagnóstico precoce, assim como o sistema de atendimento à saúde para a necessidade da notificação dos casos para que possamos contribuir com políticas públicas que aumentem as chances de tratamento e cura dos pacientes”.

cancder_545x381.jpg

6 de dezembro de 2021 0

Além do uso do álcool em gel, máscaras e respeito ao distanciamento, população deve adotar hábitos de fotoproteção para garantir sua saúde de modo pleno

 

Neste verão, vamos conjugar prevenção ao coronavírus com cuidados para reduzir as chances de casos de câncer de pele? Esta é a proposta da campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 2021. A intenção é dar início ao esforço de mobilização no período que abriga o Natal e estendê-lo pelos meses seguintes. Nos alertas, a SBD quer deixar claro que o atual momento pede que junto com o uso do álcool gel, máscaras e distanciamen­to, os brasileiros cultivem as práticas de fotoproteção.

Com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade. No entanto, alertam os especialistas da SBD, a retomada da normalidade não deve ser feita sem atenção às recomendações das autoridades sanitárias, ainda aten­tas à possibilidade de aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus. Além desse cuidado, afirmam, a população deve agregar à sua rotina as medidas de prevenção contra o câncer de pele.

“Adicione mais fator de proteção verãoao seu ”: esta é mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021. Esse mote estará presente em uma série de conteúdos desenvolvidos pela SBD especialmente para a ação. Serão peças para redes sociais, com dicas de cuidados; vídeos com orientações de médicos dermatologistas; e gravações feitas por personalidades estimulando os brasileiros à aderirem aos cuidados preconizados; entre outras abordagens que buscam a conscientização.

Adesão – Em 2021, entre as celebridades que participam voluntariamente da iniciativa estão os atores Tony Ramos e Carmo Dalla Vecchia, as cantoras Kelly Key e Karol Conká, a modelo Claúdia Liz, e os jornalistas Tom Borges (TV Record) e Eliane Cantanhede (TV Globo). Além deles, dezenas de outras artistas, intelectuais e influenciadores também aderiram à iniciativa, assim como instituições públicas e privadas, como o Congresso Nacional, a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e inúmeros governos estaduais e prefeituras.

Todas as entidades ajudaram a montar uma rede nacional de apoio à causa. Isso ocorreu de duas formas: com a ilumi­nação de sedes e monumentos na cor laranja e com a replicação em seus canais de comunicação do material produzido pela SBD incentivando a população a incorporar à sua rotina alguns cuidados. Dentre as recomendações, estão: cultivar hábitos de fotoproteção, que incluem o uso de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus; optar pela sombra; evitar a exposição ao sol entre 9h e 16h; e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando-o a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

Diagnóstico precoce – Em caso de surgimento de sinais e sintomas suspeitos, o médico dermatologista deve ser consultado para fazer o diagnóstico precoce do quadro. Se for constatada uma lesão cancerosa, ele orientará o início do tratamento. É preciso prestar a atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou fe­ridas que não cicatrizam pois podem revelar o câncer de pele. A rotina do autoexame facilita o reconhecimento dos casos.

A SBD ressalta ainda que a exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de quei­madura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele. Apesar de ser um problema de saúde que pode afetar qualquer pessoa, há perfis que são mais propensos ao seu surgimento. Neste grupo, estão os que têm a pele, cabelos e olhos claros; aqueles com histórico familiar dessa doença; os portadores de múltiplas pintas pelo corpo e pacientes imu­

nossuprimidos e/ou transplantados. A SBD ressalta que os que apresentam estas características precisam de maior cuida­do com a pele e passar por avaliação frequente com um médico dermatologista.

Tumores – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os números de câncer de pele no Brasil são preocu­pantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinoce­lular (não melanoma) responsáveis por cerca de 180 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem em torno de 8,5 mil casos novos por período. A incidência do câncer de pele é maior do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

Há oito anos a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza o #DezembroLaranja, sempre com grande engajamen­to da população e de outras instuições e entidades. O público interessado pode se engajar na campanha e compartilhar nas redes sociais, customizando a foto de perfil e as publicações da SBD, por exemplo. A divulgação nas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube e Site) contará com o apoio das seguintes hashtags: #DezembroLaranja#CancerdePeleECoisaSeria#CancerdePele #Maisprotecaonoverao #CampanhaCancerdePele2021.

Doença – O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferen­tes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente na população, correspondendo a cerca de 70% dos ca­sos. Se manifestam por lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade. Por sua vez, o carcinoma espinocelular surge como o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano. Ele equivale a mais ou menos 20% dos casos da doença. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Podem causar dor e produzirem sangramentos.

Metástase – Já o melanoma, apesar de corresponder apenas cerca de 10% dos casos, é o mais grave deles, pois quadros avançados podem provocar metástases (espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano) e levar à morte. Este tipo é geralmente constituído de pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato gradati­vamente. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento.

Desde 2014, a SBD promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializa­do para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

#DezembroLaranja conta com patrocínio da Johnson&Johnson, Galderma, Nivea, La Roche Posay, Vichy e Hypera.

whatsapp-image-2021-11-29-at-171054_545x381.jpeg

6 de dezembro de 2021 0

Nomes como os de Tony RamosKelly KeyCarol Conká e Carmo Dalla Vecchia declararam apoio a campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que busca conscientizar a população sobre a importância da fotoproteção e da prevenção ao câncer de pele. Além deles, personalidades conhecidas, como Eliane CantanhêdeTom Bueno e Claudia Liz, também disseram sim à iniciativa. As mensagens gravadas sob medida começam a ser veiculadas na próxima semana.

“Adicione mais fator de proteção ao seu verão”: esta é mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021. Esse mote estará presente em uma série de conteúdos desenvolvidos pela SBD especialmente para a ação. “Sou apaixonada pelo Sol, pelo verão. É uma época mágica. Esse ano, o verão vai ser ainda mais especial. Aos poucos, o Brasil vê os números da covid caírem. Assim, vamos garantir que nosso reencontro com o Sol seja pleno e feliz”, comemorou a cantora Kelly Key.

A campanha que vai cobrir o Brasil de laranja inclui uma série de peças para redes sociais, com dicas de cuidados; vídeos com orientações de médicos dermatologistas; e gravações feitas por personalidades estimulando os brasileiros à aderirem aos cuidados preconizados; entre outras abordagens que buscam a conscientização.

Fotoproteção – Dentre as recomendações feitas pela SBD está a de que, durante a pandemia de covid-19, é importante dar atenção à fotoproteção, sem abandonar as orientações de uso de máscaras, álcool em gel e de distanciamento social. “Pele bronzeada é sinal de beleza para muita gente. No entanto, quem se expõe ao sol sem cuidados pode colocar em risco a saúde”, alertou Claudia Liz, atriz e modelo, no vídeo que gravou especialmente para a campanha.

Por sua vez, Karol Conká advertiu que “apesar de ter gente que pensa o contrário, as pessoas de pele negra e de pele morena também devem tomar cuidado” para evitar o câncer de pele.
Além dos cuidados com a exposição excessiva ao sol, o uso de chapéus, bonés, camisetas e filtros solares é recomendado pelas personalidades que emprestaram graciosamente sua imagem e voz para o Dezembro Laranja.

A comentarista de política e jornalista Eliane Cantanhêde ressaltou que “pessoas de pele clara ou com histórico da doença na família devem se submeter a exames preventivos regularmente”, como parte do esforço de prevenção. Ela sugere visitas regulares ao médico dermatologista. “O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas”, afirmou.
Assim, com o apoio destas personalidades, a campanha do Dezembro Laranja marca um novo tempo na prevenção contra o câncer da pele. “Com a chegada do verão todo mundo quer aproveitar. Nada mais justo, com a queda dos números da Covid. Máscara e cautela em primeiro lugar. Use fitro solar, tome cuidado com sua pele depois das 10 horas da manhã”, concluiu o ator Tony Ramos.

Doença – O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente na população, correspondendo a cerca de 70% dos casos. Se manifestam por lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade. Por sua vez, o carcinoma espinocelular surge como o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano. Ele equivale a mais ou menos 20% dos casos da doença. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos.

Já o câncer de pele melanoma, apesar de corresponder apenas cerca de 10% dos casos, é o mais grave pois pode provocar metástase rapidamente – espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano – e levar à morte. É conhecido pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato rápido. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento.

Desde 2014, a SBD promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

20211202150551mg8814_545x310.jpg

6 de dezembro de 2021 0

A secretária geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Cláudia Alcantara, se reuniu com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, quando apresentou a ele os detalhes do Dezembro Laranja, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que está em andamento. No encontro, realizado na quinta-feira (2), na sede da Prefeitura, ela ressaltou a importância do apoio da gestão local à iniciativa e abordou a possibilidade de ações em conjunto para conscientizar a população sobre esta doença.

Na avaliação de Daniel Soranz, “essa campanha é importante para chamar a atenção dos cariocas, que adoram aproveitar o sol nas praias, nas piscinas e nos parques, para o perigo do câncer de pele.  Todos devem estar atentos aos cuidados com a fotoproteção, usando filtro solar, chapéus, guarda sol e óculos escuros, por exemplo”.

Iluminação – Durante a conversa com o secretário municipal, Cláudia Alcantara enfatizou a relevância do suporte à estratégia e enumerou ações que podem ser implementadas em parceria entre a SBD e a Secretaria Municipal. “Foi um encontro produtivo. Entregamos à Secretaria um ofício solicitando iluminação em laranja de importantes pontos da cidade do Rio de Janeiro e ampla divulgação da campanha nas unidades de saúde do município. Também conversamos sobre possível parceria com a Comlurb, o que reforçará a divulgação da iniciativa e, principalmente, beneficiará profissionais que ficam muito expostos ao sol”, explicou.

Segundo ela, a SMS empenhou seu compromisso com o Dezembro Laranja e com a saúde da população. “Percebemos que, em meio a esse delicado momento, no qual ainda enfrentamos a pandemia da covid-19 e um surto de influenza, há um olhar atento a todas as outras enfermidades que acometem a população e que precisam de prevenção e tratamento”, disse, ao avaliar os resultados da reunião.

Desde 2014, a SBD promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Desde então, sempre no último mês do ano são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Em 2021, “Adicione mais fator de proteção ao seu verão” é a mensagem central da campanha. Na abordagem, destaca-se que os cuidados com a covid-19 e a prevenção ao câncer de pele devem andar lado a lado. Além do uso do álcool em gel, máscaras e respeito ao distanciamento, a população precisa adotar hábitos de fotoproteção para garantir sua saúde de modo pleno.

dl2021logocalendariov3_545x310.png

2 de dezembro de 2021 0

Reforço a prevenção ao câncer de pele, Campanha Dezembro Laranja promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é destaque em matéria publicada pelo portal da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).

Na reportagem, você confere todos os detalhes sobre o trabalho que vem sendo feito pela SBD para a divulgação da campanha. Além das celebridades que aderiram para a importância de alertar a população sobre o câncer de pele, na leitura contém mais atualização sobre temas pertinentes a doença.

pele_545x310.png

2 de dezembro de 2021 0

No mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança a Campanha Dezembro Laranja sobre o alerta para prevenção ao câncer de pele, e o portal, Metrópoles publicou uma matéria a respeito da inciativa da SBD, como também compartilhou informações sobre a doença.

Na leitura, você confere informações a exemplo de perfis propensos a doença, número de casos de câncer de pele no Brasil e também sobre o diagnóstico precoce da doença.

istock-1144547910_545x381.jpg

2 de dezembro de 2021 0

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) publicou um documento com os pareceres sobre as consultas públicas (CP) nº 95, 96 e 98, que foram promovidas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre a inclusão de três testes laboratoriais de hanseníase ao Sistema Único de Saúde (SUS) .

No texto, a SBD apresenta os pontos positivos e, em caso de dúvidas ou contrapontos, expõe as preocupações da entidade para execução do plano proposto na Consulta.

CLIQUE AQUI E LEIA O TEXTO COMPLETO

A consulta de número 95 trata sobre o “Teste qualitativo in vitro, por amplificação de DNA e hibridização reversa em fita de nitrocelulose, para detecção de Mycobacterium leprae resistente a rifampicina, dapsona ou ofloxacino em pacientes acometidos por hanseníase e com suspeita de resistência a antimicrobianos” O objetivo do exame é detectar a resistência a antimicrobianos utilizados no tratamento.

Já a CP de nº96 se refere ao “Teste rápido imunocromatográfico para determinação qualitativa de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae para diagnóstico complementar de Hanseníase”. Por sua vez, a CP 98 aborda o “Teste de detecção molecular qualitativa do Mycobacterium leprae para o diagnóstico de hanseníase”.


29 de novembro de 2021 0

Nomes como os de Tony Ramos, Kelly Key, Carol Conká e Carmo Dalla Vecchia declararam apoio a campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que busca conscientizar a população sobre a importância da fotoproteção e da prevenção ao câncer de pele. Além deles, personalidades conhecidas, como Eliane Cantanhêde, Tom Bueno e Claudia Liz, também disseram sim à iniciativa. As mensagens gravadas sob medida começam a ser veiculadas na próxima semana.

“Adicione mais fator de proteção ao seu verão”: esta é mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021. Esse mote estará presente em uma série de conteúdos desenvolvidos pela SBD especialmente para a ação. “Sou apaixonada pelo Sol, pelo verão. É uma época mágica. Esse ano, o verão vai ser ainda mais especial. Aos poucos, o Brasil vê os números da covid caírem. Assim, vamos garantir que nosso reencontro com o Sol seja pleno e feliz”, comemorou a cantora Kelly Key.

A campanha que vai cobrir o Brasil de laranja inclui uma série de peças para redes sociais, com dicas de cuidados; vídeos com orientações de médicos dermatologistas; e gravações feitas por personalidades estimulando os brasileiros à aderirem aos cuidados preconizados; entre outras abordagens que buscam a conscientização.

Fotoproteção – Dentre as recomendações feitas pela SBD está a de que, durante a pandemia de covid-19, é importante dar atenção à fotoproteção, sem abandonar as orientações de uso de máscaras, álcool em gel e de distanciamento social. “Pele bronzeada é sinal de beleza para muita gente. No entanto, quem se expõe ao sol sem cuidados pode colocar em risco a saúde”, alertou Claudia Liz, atriz e modelo, no vídeo que gravou especialmente para a campanha.

Por sua vez, Karol Conká advertiu que “apesar de ter gente que pensa o contrário, as pessoas de pele negra e de pele morena também devem tomar cuidado” para evitar o câncer de pele.
Além dos cuidados com a exposição excessiva ao sol, o uso de chapéus, bonés, camisetas e filtros solares é recomendado pelas personalidades que emprestaram graciosamente sua imagem e voz para o Dezembro Laranja.

A comentarista de política e jornalista Eliane Cantanhêde ressaltou que “pessoas de pele clara ou com histórico da doença na família devem se submeter a exames preventivos regularmente”, como parte do esforço de prevenção. Ela sugere visitas regulares ao médico dermatologista. “O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas”, afirmou.
Assim, com o apoio destas personalidades, a campanha do Dezembro Laranja marca um novo tempo na prevenção contra o câncer da pele. “Com a chegada do verão todo mundo quer aproveitar. Nada mais justo, com a queda dos números da Covid. Máscara e cautela em primeiro lugar. Use fitro solar, tome cuidado com sua pele depois das 10 horas da manhã”, concluiu o ator Tony Ramos.

Doença – O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente na população, correspondendo a cerca de 70% dos casos. Se manifestam por lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade. Por sua vez, o carcinoma espinocelular surge como o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano. Ele equivale a mais ou menos 20% dos casos da doença. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos.

Já o câncer de pele melanoma, apesar de corresponder apenas cerca de 10% dos casos, é o mais grave pois pode provocar metástase rapidamente – espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano – e levar à morte. É conhecido pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato rápido. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento.

Desde 2014, a SBD promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados