De Norte a Sul, prédios e monumentos públicos ganham iluminação especial para alertar a população sobre os riscos do câncer de pele



array(4) { [0]=> string(70) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2022/01/garotin-1200x430.jpg" [1]=> int(1200) [2]=> int(430) [3]=> bool(true) }

De Norte a Sul, prédios e monumentos públicos ganham iluminação especial para alertar a população sobre os riscos do câncer de pele

6 de dezembro de 2021
garotin-1200x430.jpg

Pontos turísticos, monumentos históricos e prédios, em todo o País, recebem no mês de dezembro a iluminação na cor laranja. Por meio deles, instituições públicas e privadas manifestam apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Esta tem sido uma das marcas do Dezembro Laranja, que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da fotoproteção, inclusive durante o período da pandemia de Covid-19.

Na campanha que acabou de começar, a SBD faz um alerta duplo. É que com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade. No entanto, alertam os especialistas, a retomada da normalidade não deve ser feita sem atenção às recomendações das autoridades sanitárias, ainda atentas à possibilidade de aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus. Além desse cuidado, afirmam, a população deve agregar à sua rotina as medidas de prevenção contra o câncer de pele.

“Adicione mais fator de proteção ao seu verão”: esta é a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021. Esse mote estará presente em uma série de conteúdos desenvolvidos pela SBD especialmente para a ação. Serão peças para redes sociais, com dicas de cuidados; vídeos com orientações de médicos dermatologistas; e gravações feitas por personalidades estimulando os brasileiros à aderirem aos cuidados preconizados; entre outras abordagens que buscam a conscientização.

CONFIRA ABAIXO ALGUNS DOS PRÉDIOS E MONUMENTOS QUE ESTÃO APOIANDO O DEZEMBRO LARANJA:        

AMAZONAS – Os monumentos que vão se iluminar de laranja são o Teatro Amazonas, símbolo da cultura nacional e palco de grandes espetáculos do passado e do presente, e o prédio do Governo do Estado do Amazonas, ambos em Manaus (AM). O prédio do Teatro Amazonas ganhou tons de laranja em alusão à importância da fotoproteção, um hábito que se for incorporado à rotina ajuda a reduzir as chances de surgimento de casos de câncer de pele no país. Já a sede do governo estadual ficará iluminada entre 11 a 17 de dezembro.        

BAHIA – Em Salvador (BA), o Elevador Lacerda – marco da arquitetura e da cultura baianas – ficou iluminado na cor laranja no dia 4 de dezembro em homenagem ao Dezembro Laranja, mês que marca a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Esse apoio foi oferecido pela Prefeitura soteropolitana. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia também aderiu à campanha ao replicar o material em seus canais de comunicação.

DISTRITO FEDERAL – Em Brasília (DF), o Congresso Nacional foi iluminado na cor laranja entre 6 e 8 de dezembro. O Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, também aderiu à campanha. O mesmo ocorreu com o prédio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que se vestiu de laranja, como solicitado pela SBD. Na capital federal, ainda farão parte desse movimento a sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), a antiga sede do Banco de Brasília S.A (BRB) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

ESPÍRITO SANTO – O apoio oferecido pelo Governo do Estado foi na divulgação dos materiais da ação para a população, para mostrar aos capixabas sobre a importância da prevenção ao câncer de pele.

GOIAS – Em Goiânia (GO), a Controladoria Geral do Município (CGM) também decidiu empenhar seu apoio à campanha, divulgando suas ações. Já a Unimed Goiânia, o Hospital do Coração de Goiás, o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) manifestaram seu apoio à iniciativa coordenada pela SBD, com a iluminação das fachadas de suas sedes na cor laranja, que simboliza a luta em favor da prevenção ao câncer de pele.

MINAS GERAIS – Em Belo Horizonte (MG), as instalações da sede da Prefeitura Municipal, construída em 1914, vão compor a rede de prédios e monumentos em sintonia com as preocupações do Dezembro Laranja. Já o Governo do Estado de Minas Gerais aderiu à campanha através da divulgação das ações realizadas neste mês. A sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) também ficará iluminada em dezembro, em atenção ao mês de prevenção ao câncer de pele.

PARAÍBA – Como forma de demonstrar apoio ao Dezembro Laranja, alertando a população sobre os riscos do câncer de pele e sobre a importância da fotoproteção, a Secretaria do Estado da Saúde da Paraíba assumiu o compromisso de replicar o material da campanha para a população.

PARANÁ – No Paraná, em Curitiba, o prédio da Assembleia Legislativa ficou iluminado na cor laranja. Outros monumentos que ganharam a cor que representa a luta contra o câncer de pele foram a Praça do Japão e a Torre de Cronometragem. A sede da Assembleia Legislativa também aderiu à ação. Além disso, o material da campanha foi divulgado pelas redes da instituição, como ocorreu na Prefeitura da capital paranaense.

PERNAMBUCO – A população pernambucana assistiu ao desembarque do Dezembro Laranja em Recife (PE) pela iluminação de importantes marcos da capital: o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e a Ponte Estaiada da Via Mangue.

PIAUÍ – Quem mora em Teresina (PI) foi lembrado da importância da prevenção ao câncer de pele e de sempre adotar medidas de fotoproteção por meio da iluminação da Ponte Estaiada João Isidoro França, que sinaliza o apoio de autoridades locais ao movimento organizado pela SBD.

RIO DE JANEIRO – Na cidade do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa, um dos cartões postais mais conhecidos da capital fluminense, recebeu a cor laranja, durante alguns dias, em dezembro. O mesmo ocorrerá com a sede da Câmara Municipal do Rio. O Cristo Redentor, considerado uma das sete maravilhas do mundo, foi iluminado de laranja na noite do dia 2. Por sua vez, o Palácio Guanabara, prédio em estilo neoclássico e sede do governo estadual, também foi iluminado na cor da campanha, entre 4 e 10 de dezembro. Além do apoio por meio desses monumentos, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro também irão divulgar o material da campanha. Nas unidades de atendimento da prefeitura serão distribuídos cartazes.

RIO GRANDE DO SUL – Em Porto Alegre, os prédios da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e da Unimed foram iluminados de laranja em alusão à campanha. O Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, também foi iluminado em adesão à campanha. A arena do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense receberá a cor laranja entre 11 a 31 de dezembro. Já o estádio do Sport Club Internacional (Beira-Rio) ganhou iluminação no dia 10 de dezembro.

SANTA CATARINA – Os moradores de Florianópolis (SC) estão sendo impactados pelo Dezembro Laranja com a iluminação de dois importantes prédios públicos locais: as sedes do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC) e da Justiça Federal de Santa Catarina. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina irá divulgar o material da campanha.

SÃO PAULO – Na capital paulista, o icônico prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, apresentou um interação digital em led na sua fachada, lembrando sobre a conscientização contra o câncer da pele. Ainda em São Paulo (SP), a sede da Associação Médica Brasileira (AMB) também foi iluminada na cor laranja, em adesão à campanha da SBD. O prédio da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) também receberá a cor laranja da campanha. O mesmo aconteceu com a sede da Prefeitura de SP, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte Estaiada (Ponte Octávio Frias de Oliveira), o Monumento às Bandeiras (Ibirapuera) e uma série de hospitais públicos (Servidor Municipal, Alípio Correa Netto, Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, Dr. Carmino Caricchio, Dr Arthur Ribeiro de Saboya, Menino Jesus e Carmen Prudente). Por sua vez, o metrô iluminou em laranja as estações Sacomã, Tamanduateí, Trianon e Sumaré. Também ganharam uma cor especial as estações da ViaMobilidade Brooklin e Largo 13, bem como o Terminal de São Bernardo do Campo, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Além disso, vários órgãos e instituições abraçaram a causa distribuindo material de divulgação e organizando palestras.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados