Em reunião com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a SBD articula apoio institucional para a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele



array(4) { [0]=> string(82) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2021/12/20211202150551mg8814_545x310.jpg" [1]=> int(545) [2]=> int(310) [3]=> bool(false) }

Em reunião com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a SBD articula apoio institucional para a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

6 de dezembro de 2021
20211202150551mg8814_545x310.jpg

A secretária geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Cláudia Alcantara, se reuniu com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, quando apresentou a ele os detalhes do Dezembro Laranja, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que está em andamento. No encontro, realizado na quinta-feira (2), na sede da Prefeitura, ela ressaltou a importância do apoio da gestão local à iniciativa e abordou a possibilidade de ações em conjunto para conscientizar a população sobre esta doença.

Na avaliação de Daniel Soranz, “essa campanha é importante para chamar a atenção dos cariocas, que adoram aproveitar o sol nas praias, nas piscinas e nos parques, para o perigo do câncer de pele.  Todos devem estar atentos aos cuidados com a fotoproteção, usando filtro solar, chapéus, guarda sol e óculos escuros, por exemplo”.

Iluminação – Durante a conversa com o secretário municipal, Cláudia Alcantara enfatizou a relevância do suporte à estratégia e enumerou ações que podem ser implementadas em parceria entre a SBD e a Secretaria Municipal. “Foi um encontro produtivo. Entregamos à Secretaria um ofício solicitando iluminação em laranja de importantes pontos da cidade do Rio de Janeiro e ampla divulgação da campanha nas unidades de saúde do município. Também conversamos sobre possível parceria com a Comlurb, o que reforçará a divulgação da iniciativa e, principalmente, beneficiará profissionais que ficam muito expostos ao sol”, explicou.

Segundo ela, a SMS empenhou seu compromisso com o Dezembro Laranja e com a saúde da população. “Percebemos que, em meio a esse delicado momento, no qual ainda enfrentamos a pandemia da covid-19 e um surto de influenza, há um olhar atento a todas as outras enfermidades que acometem a população e que precisam de prevenção e tratamento”, disse, ao avaliar os resultados da reunião.

Desde 2014, a SBD promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Desde então, sempre no último mês do ano são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Em 2021, “Adicione mais fator de proteção ao seu verão” é a mensagem central da campanha. Na abordagem, destaca-se que os cuidados com a covid-19 e a prevenção ao câncer de pele devem andar lado a lado. Além do uso do álcool em gel, máscaras e respeito ao distanciamento, a população precisa adotar hábitos de fotoproteção para garantir sua saúde de modo pleno.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados