Está no ar o SBDcast, novo canal de conhecimento, ciência e informação para o associado




10 de fevereiro de 2021 0

Na quarta-feira (10 de fevereiro), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou seu primeiro podcast. Esse novo canal de conhecimento, ciência e informação, é uma iniciativa inédita da entidade, e entrará no ar sempre às quartas-feiras, exclusivamente para os associados, sendo que o conteúdo ficará disponível na área do sócio no site da SBD e também no aplicativo da instituição.

O tema da primeira edição será “Dieta e acne” e o convidado é Walter Refkalefsky Loureiro, professor da Universidade Estadual do Pará e ex-presidente da Regional daquele estado. Nesta edição, a moderação ficou a cargo de Beni Grinblat, 2º secretário da SBD.

Clique para acessar o podcast da SBD na área restrita do associado.

O objetivo do projeto é ser um espaço permanente de atualizações sobre temas de interesse para o atendimento, além de aumentar a visibilidade da SBD e da dermatologia. Dente os temas que serão abordados nas próximas edições, estão defesa profissional; atualização científica; artigos científicos; ações da diretoria em prol da Sociedade e do associado.

Projeto – Para definir o formato do podcast, a Gestão 2021-2022 analisou outras experiências realizadas também por entidades médicas. Além disso, também fez um estudo sobre as vantagens e limites dos serviços de podcasts, que tem entre suas características serem acessíveis em momentos de deslocamento ou fora de contexto de trabalho ou sala de aula.  Segundo pesquisa Ibope, três em cada quatro ouvintes (75%) ouvem programas desse tipo pelo smartphone.

O formato já é considerado um sucesso no Brasil. Conforme dados analisados, por volta de 40% da população usuária de internet do país (cerca de 50 milhões de pessoas) já ouviram ao menos um podcast. De acordo com o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil já desponta como líder do ranking mundial na produção desses programas. Também é um dos maiores consumidores, ao lado do Reino Unido e do Canadá.

 

 

 

 

 

 


9 de fevereiro de 2021 0

Alinhar metas e compartilhar diretrizes de atuação da Gestão 2021-2022 da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Esse foi o objetivo da reunião realizada em formato online, entre a atual Diretoria da entidade e os presidentes das Regionais. Na oportunidade, foram destacadas as principais ações previstas para ocorrer ao longo dos próximos dois anos, com ênfase na atualização científica dos associados e na melhoria das condições de assistência à população no País.

De acordo com o presidente da SBD, Mauro Enokihara, conforme estabelecido em comum acordo pelo atual grupo gestor, o trabalho da entidade será norteado por três pilares fundamentais: o respeito integral ao Estatuto da SBD; atuação do dermatologista no atendimento das doenças da pele; e a promoção de uma dermatologia abrangente e acessível, de todos e para todos.

Compromisso – Na ocasião, o vice-presidente, Heitor de Sá Gonçalves, também salientou o compromisso assumido de ampliar os esforços em direção a iniciativas que elevem a qualidade do atendimento ofertado aos brasileiros, sobretudo em relação às chamadas doenças negligenciadas, como hanseníase, leishmaniose, dermatozoonoses, micoses sistêmicas, entre outras.

Já o diretor financeiro da SBD, Carlos Baptista Barcaui, comentou a importância de alcançar as metas estabelecidas tendo como base princípios como idoneidade, transparência e responsabilidade na condução da entidade. O especialista destacou ainda a decisão de manter em 2021 os valores de anuidade sem reajuste devido à crise deflagrada pelo novo coronavírus.

Eventos – A coordenadora científica da SBD, Flávia Vasques Bittencourt, também dividiu com os presidentes de filiadas o calendário preliminar de eventos programados para os próximos meses. Entre eles, estão o II Simpósio de Dermatologia Pediátrica; o Simpósio de Dermatoscopia; o 43º Simpósio Nacional de Dermatologia Tropical (Dermatrop); o VI Simpósio de Cabelos e Unhas; e o III Simpósio de Cirurgia Micrográfica. Conforme adiantou, todos ocorrerão em formato online, ainda no primeiro semestre de 2021.

A especialista reforçou também o empenho da Gestão 2021-2022 em dar continuidade ao projeto de lives regulares, formulado como opção de educação continuada à distância, em função do cenário de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, conforme ressaltou. 

Defesa – Na sequência, o 1º secretário da SBD, Geraldo Magela Magalhães, comentou tópicos jurídicos relevantes de defesa profissional da especialidade, detalhando as ações empreendidas no âmbito parlamentar e, sobretudo, aquelas movidas pela SBD contra a invasão de competências realizada por outras categorias à prática da medicina dermatológica. O especialista destacou o alinhamento da entidade ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e a série de representações que têm sido postuladas junto aos órgãos competentes.

Além disso, o 2º secretário, Beni Grinblat, discorreu sobre a relevância da comunicação com ferramenta para ampliar a visibilidade da entidade perante seus associados e à população em geral, especialmente diante do atual cenário de pandemia. Entre as ações apresentadas, constaram: o trabalho ininterrupto nas redes sociais e no portal da SBD; as campanhas temáticas (Janeiro Roxo, Psoríase, Dezembro Laranja e mais); além do lançamento do podcast da SBD, que funcionará como um canal de atualização científica exclusivo para associados.

Ao final das apresentações, do encontro que aconteceu em 5 de fevereiro (sexta-feira), os presidentes das Regionais puderam ainda esclarecer eventuais dúvidas e compartilhar suas sugestões com todos os participantes da reunião a respeito de temas como: concomitância de eventos virtuais; atuação junto aos conselhos de classe; possibilidade de parcerias com outras entidades e a indústria; entre outros.

 


9 de fevereiro de 2021 0

Para comemorar o Dia do Dermatologista (5 de fevereiro), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) presenteou seus associados com um evento exclusivo no intuito de debater "A comunicação e a ética nos tempos atuais". O encontro online, transmitido pelo canal da entidade no YouTube, na noite de sexta-feira (5), contou com a participação do filósofo e professor Mário Sergio Cortella e do ator e apresentador de TV João Vicente de Castro.

Na abertura, o presidente da SBD, Mauro Enokihara, parabenizou os dermatologistas brasileiros pela data, assim como ressaltou a importância da SBD para o fortalecimento da especialidade. De acordo com ele, ao longo do tempo, a entidade tem atuado incessantemente para promover a pesquisa científica no País, a alta qualidade na formação dos especialistas, além da defesa do ato dermatológico e da melhoria das condições de atendimentos dos pacientes.

“Esse trabalho realizado não seria possível sem os mais de 10,2 mil associados, que também demonstram na sua rotina o compromisso com o bem-estar e a saúde dos brasileiros. Sei das dificuldades que afligem nossa especialidade, no entanto, reafirmo a crença num futuro melhor, pois a história prova que podemos mudar realidades desfavoráveis, por meio da nossa determinação e da união de forças”, afirmou.

Convidados – Na sequência, os dois convidados especiais da noite iniciaram o bate-papo sobre diversos tópicos relacionados aos princípios fundamentais da comunicação com qualidade e respeito à dignidade humana. O filósofo Mario Sérgio Cortella introduziu o debate, apresentando a definição clássica de ética e discorrendo sobre a essência das normas e valores que orientam o comportamento dos homens dentro do convívio social.

“Um dos pontos primordiais é diferenciar ética de cosmética”, brincou o professor Cortella. “Os princípios que cada indivíduo utiliza para definir aquilo que deve ou não fazer representam o que é a ética, ou seja, ela orienta as nossas ações na vida. Por outro lado, a comunicação é o elemento que cria conexão entre as pessoas. Nesse sentido, fazer comunicação com ética significa ter por intenção informar para prover boas escolhas ao nosso interlocutor e nunca enganar ou suprimir a verdade no intuito de obter interesses escusos”, disse.

Na ocasião, também foram suscitadas outras relevantes reflexões filosóficas a cerca dos limites da liberdade de expressão, de erros comuns verificadas na comunicação, dos perigos do mundo digital, da vaidade nas redes sociais, e mais.

Durante o evento, ocorreu ainda uma apresentação do Overdriver Duo, dupla musical formada por Fabi Terada e Evandro Tiburski, de Novo Hamburgo (RS). Com mais de 5 milhões de seguidores nas redes e 3,8 bilhões de visualizações de seus vídeos, o grupo trouxe um repertório repleto de sucessos.

 


8 de fevereiro de 2021 0

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) expressa seu pesar pelo falecimento, nesta segunda-feira (8/2), de Fábio Cuiabano Barbosa, em decorrência de complicações da Covid-19. O médico associado à SBD tinha 56 anos e estava internado desde o final do ano passado no Rio de Janeiro.

Em sua trajetória profissional, além do atendimento em consultório, trabalhou como professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com passagem pelo Hospital Mount Sinai, de Nova York. Com reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho realizado na especialidade, deixou muitos alunos e admiradores.

Em nome dos dermatologistas brasileiros, a SBD envia condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de perda.

 

 

 

 

 

 


5 de fevereiro de 2021 0

Os associados que não assistiram ao bate-papo especial sobre "Comunicação e ética nos tempos atuais", promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em comemoração pelo Dia do Dermatologista (5 de fevereiro), têm até este domingo (7) para conferir o conteúdo do encontro online. A atividade, que foi transmitida por meio do canal da entidade no YouTube, na noite de sexta-feira (5), contou com a participação do filósofo e professor Mário Sergio Cortella e do ator e apresentador João Vicente de Carvalho.

Assista aqui à live especial do Dia do Dermatologista

O evento virtual, que também marcou o aniversário de 109 anos de fundação da SBD, suscitou reflexões sobre: limites da liberdade de expressão, erros comuns de comunicação, perigos do mundo digital, vaidade nas redes, ética nas relações, entre outros temas.

Na oportunidade, o presidente da SBD, Mauro Enokihara (foto abaixo), e o 2º secretário da SBD, Beni Grinblat, realizaram a abertura do encontro, parabenizando os dermatologistas brasileiros pela data e ressaltando o sentimento de orgulho e pertencimento vivenciado pelos profissionais da especialidade.

“Atualmente, a SBD é composta por dez mil e duzentos associados, que demonstram em sua rotina diária o compromisso da nossa profissão com a saúde e o bem-estar dos pacientes. Os dermatologistas são responsáveis pela realização de procedimentos cosmiátricos, mas também por cuidar clinicamente das doenças da pele. Nesse sentido, a diretoria da Gestão 2021-2022 da SBD reitera seu empenho de trabalhar, incansavelmente, para fazer uma dermatologia de todos, e para todos!”, frisou o presidente.

Durante o evento, ocorreu ainda uma apresentação do Overdriver Duo, dupla musical formada por Fabi Terada e Evandro Tiburski, de Novo Hamburgo (RS). Com mais de 5 milhões de seguidores nas redes e 3,8 bilhões de visualizações de seus vídeos, o grupo trouxe um repertório com sucessos da música brasileira e internacional.


2 de fevereiro de 2021 0

Na Gestão 2021-2022, a defesa profissional continuará a ocupar espaço prioritário na agenda institucional. A afirmação é do 1º secretário da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Geraldo Magela Magalhães, que tem a missão de coordenar essa frente de atuação. Segundo ele, as ações serão desenvolvidas de forma integrada, contemplando atividades junto ao Congresso Nacional e aos Poderes Executivo e Legislativa.

Mineiro de Belo Horizonte, Magalhães também lembra da importância da comunicação neste processo de defesa da especialidade e da necessidade de mostrar para a população o quanto a dermatologia é fundamental para a saúde pública. “À medida que informamos a população sobre a grandeza da dermatologia, suas diversas facetas e sua importância para a saúde pública brasileira, estaremos promovendo defesa profissional”, ressaltou.

Confira, abaixo, a entrevista de Geraldo Magela Magalhães ao Portal da SBD. 

Portal da SBD: Como a atual Gestão da SBD pretende fortalecer suas ações no campo da defesa profissional?

Geraldo Magela Magalhães: A defesa profissional sempre foi uma pauta prioritária para a Sociedade Brasileira de Brasileira. Isso ficou evidente pelo trabalho realizados pelas gestões que antecederam a atual. Assim, o grupo encarregado de conduzir a entidade em 2021 e 2022 tem como proposta dar sequência às ações que se encontram em andamento e também ir além, promovendo novas iniciativas que possam trazer ganhos e visibilidade para o associado.

Portal da SBD: A luta em favor da dermatologia passa por uma maior articulação com os tomadores de decisão? Por quê?

GMM: Sim, a SBD está atenta a essa necessidade de articulação com os tomadores de decisões. Isso inclui estar atentos aos movimentos que ocorrem no Poder Executivo, no Congresso Nacional e mesmo no Judiciário. Hoje, a diretoria conta o suporte de assessorias jurídica e parlamentar robustas e preparadas para dar apoio nessa articulação dentro de órgãos federativos. De modo, integrado pretendemos envolver cada vez mais nossa estrutura de comunicação neste processo, pois fica a cada diz mais claro que os melhores resultados dependem da coordenação de ações de diferentes segmentos.
 
Portal da SBD: Quais itens de pauta se impõem como prioritários neste momento?

GMM: A agenda da defesa profissional da SBD tem como objetivo principal a proteção dos interesses da dermatologia enquanto especialidade médica. Isso exigirá atenção em diferentes frentes. No Congresso, faremos o acompanhamento de projetos de lei de interesse da área, procurando sensibilizar os parlamentares com nossos argumentos técnicos, éticos e científicos. No Judiciário, buscaremos a defesa dos abusos cometidos por profissionais de outras áreas. Cada ataque será respondido à altura, com o protocolo de denúncias nas instâncias cabíveis. Já junto ao Governo, atuaremos por melhores condições de trabalho e de remuneração para nossos associados, bem de atendimento para nossos pacientes.

Portal da SBD: O Judiciário e o Executivo também serão alvo de ações da SBD na defesa profissional? De que maneira?

GMM: Sim, dentro do que foi exposto anteriormente, diversos assuntos relativos à defesa profissional envolvem o Judiciário e o Executivo. Mas outro dado que gostaria de pontuar é que nossa proposta é, também, promover defesa profissional a partir da valorização da dermatologia e do dermatologista junto ao público leigo. Acreditamos que, à medida que informamos a população sobre a grandeza da dermatologia, suas diversas facetas e sua importância para a saúde pública brasileira, estaremos promovendo defesa profissional. Nesse sentido, pretendemos investir tempo e dedicação à uma publicidade médica com esse objetivo. É desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante.

Portal da SBD: De que forma o associado pode contribuir com esse esforço que será capitaneado pela diretoria-executiva da Gestão 2021-2022?

GMM: O diálogo com cada dermatologista é fundamental. A SBD está pronta para ouvir o associado e responder às suas demandas. Dispomos de dois canais de comunicação: um deles é no site da SBD (https://www.sbd.org.br/dermatologistas/defesa/), através do e-mail defesaprofissional-juridico@sbd.org.br. O segundo está disponível no aplicativo SBD, que contempla uma aba específica para denúncia. É importante chamar a atenção para o fato que as denúncias devem conter um breve histórico, indicação de possíveis testemunhas e com provas (documentos que devem ser anexados).
 
 

 


2 de fevereiro de 2021 0

O dia 5 de fevereiro marca o Dia do Dermatologista, e também a fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que este ano completa 109 anos de existência. Para comemorar a data, a SBD programou ações especiais voltadas para o associado e também para o público leigo, que poderão acompanhar a celebração, ao vivo, a partir das 19h30 desta sexta-feira (5).

Pelo canal do YouTube da SBD, o ator João Vicente e o filósofo e professor Mário Sergio Cortella promoverão um bate-papo sobre o tema "A comunicação e a ética nos tempos atuais". Durante a interação, questões como verdade e mentira, a importância da imagem e o humanismo nas redes sociais serão abordados.

Na sequência, na mesma plataforma, ocorrerá uma apresentação do Overdriver Duo, dupla musical formada por Fabi Terada e Evandro Tiburski, de Novo Hamburgo (RS). Com mais de 5 milhões de seguidores nas redes e 3,8 bilhões de visualizações de seus vídeos, o grupo trará um repertório com sucessos da música brasileira e internacional.

A SBD convida seus associados a participarem destas atividades. “Reservem a data em suas agendas e venham celebrar conosco o Dia do Dermatologista. Nesse ano, optamos por uma festa diferente, alinhada com os cuidados exigidos pela pandemia, mas extremamente democrática. Colegas de todos os estados poderão comemorar essa data, com reflexões e boa música”, disse o presidente da SBD, Mauro Enokihara.

 


1 de fevereiro de 2021 0

Após um tranquilo período de transição, em 1º de janeiro a nova diretoria assumiu a SBD, tendo como presidente Mauro Enokihara. Em entrevista divulgada aqui no portal da entidade e também na nova edição do JSBD, o atual presidente fala sobre os projetos e os desafios que terá no próximo biênio. Segundo ele, a gestão que assume é consequência do trabalho desenvolvido pela diretores que comandaram a SBD entre 2019-2020. A equipe atual já está formada e pronta para conseguir os melhores resultados para a Sociedade. O ponto positivo é que muitos integrantes já faziam parte da gestão anterior e estão familiarizados com a dinâmica de trabalho.

A edição traz ainda notícia sobre relatório contendo as principais iniciativas realizadas durante o trabalho da gestão 2019-2020. Composto por 11 capítulos e 70 páginas, o documento detalha importantes ações conduzidas pela diretoria capitaneada pelo ex-presidente Sergio Palma, como as de defesa profissional e educação continuada, campanhas públicas, eventos e mais.

Outros destaques são as novidades a respeito do 75º Congresso Brasileiro de Dermatologia, que ocorrerá em setembro, em São Paulo, sob a presidência de Cyro Festa Neto; o lançamento da Derma Class, um espaço desenvolvido para a capacitação científica do especialista; e os resultados das campanhas Dezembro Laranja e Janeiro Roxo.

Colunas
Na coluna “Outros Olhares” o médico dermatologista Flávio Luz aborda o impacto das mudanças climáticas nos tratamentos dermatológicos. Em “Entrevista”, conversamos com o dermatologista e coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Renato Bakos, sobre a dermatoscopia na avaliação de pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele e de tumores benignos, minimizando a realização de biópsias.

E convidamos o dermatologista e assessor do Departamento de Cirurgia Micrográfica da SBD Glaysson Tassara para falar sobre as intervenções cirúrgicas e não cirúrgicas para o carcinoma basocelular na seção “Com a palavra”.

Também são abordados neste número o papel da ocitocina para a saúde da pele, sobretudo no processo de envelhecimento, e as experiências de residentes no atendimento aos pacientes com Covid-19 ao longo da pandemia.

Para acessar a edição novembro/dezembro do JSBD clique aqui.

 


31 de janeiro de 2021 0

 

Os Arcos da Lapa, um dos mais famosos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro (RJ), ganharam iluminação especial em apoio à campanha Janeiro Roxo, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A intenção foi chamar a atenção para a importância do diagnóstico e tratamento precoces da hanseníase. O monumento somou-se a outros edifícios espalhados por todo o País, como o Congresso Nacional, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), que também se vestiram de roxo em alusão à causa.

No Brasil, cerca de 30 mil novos casos da hanseníase são registrados a cada ano, resultado que coloca o País em segundo lugar no mundo em termos de incidência da doença, ficando atrás apenas da Índia. Diante desses números alarmantes, diferentes personalidades da sociedade brasileira têm mobilizado seus esforços e emprestado sua imagem à conscientização sobre o tema.

Saúde – “Neste ano, para dar visibilidade ao assunto, o slogan da nossa campanha é ‘A hanseníase é negligenciada, mas sua saúde não!’. É nesse contexto que a SBD convoca o poder público, os profissionais de saúde e a população em geral a atentar para os pacientes, no intuito de juntos superarmos esse problema de saúde pública”, salienta o presidente da SBD, Mauro Enokihara.

Na entidade, a condução dos trabalhos ficou sob a responsabilidade de Heitor de Sá Gonçalves, vice-presidente, e de Sandra Durães, coordenadora do Departamento de Hanseníase. Ambos supervisionaram a produção de conteúdo e participaram atividade da elaboração de documentos e das duas lives temáticas realizadas em janeiro.

Engajamento – Personalidades também gravaram depoimentos em vídeos onde abordaram o tema e orientaram a população. Uma dela foi a jornalista e escritora Cristina Serra. Em sua mensagem, ela destacou que milhares de brasileiros ainda sofrem com a hanseníase porque demoram a receber o diagnóstico e começar o tratamento.  “Fique atento aos sinais, como manchas vermelhas ou esbranquiçadas na pele e formigamento nas mãos ou nos pés. No Brasil, o tratamento da hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Lembre-se que a hanseníase tem cura”, disse.

Clique aqui para assistir à mensagem.

Apesar da existência de terapêutica acessível e eficaz, a hanseníase continua a registrar altos índices de prevalência. A situação ocorre em parte justamente por atingir em maior grau áreas periféricas ou afastadas dos grandes centros e as camadas socioeconômicas mais vulneráveis da sociedade brasileira. Por isso, é considera como uma doença negligenciada.

Classe médica – O vice-presidente do CFM, Donizetti Giamberardino, também gravou um vídeo em apoio ao Janeiro Roxo, dando ênfase à relevância do movimento, tendo em perspectiva milhares de pessoas que são incapacitadas permanentemente por causa da hanseníase.
 
“O diagnóstico precoce e o consequente tratamento fazem com que o paciente não transmita mais a doença e seja poupado das sequelas. Por isso, é fundamental a adesão a campanhas de conscientização sobre os sinais e sintomas e sobre a importância de sempre procurar imediatamente o médico”, afirmou.

Clique aqui para assistir à mensagem.

No mesmo sentido, a vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues Silva, também parabenizou a iniciativa de levar informação qualificada sobre o assunto ao público em geral. “É fundamental que essa campanha se estenda a todos os estados do País, principalmente porque esclarece mitos, diminui os estigmas e promove a educação em saúde da nossa população”, finalizou.

Clique aqui para assistir à mensagem.

 

 

 

 

 


29 de janeiro de 2021 0

Até o momento, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohran) recebeu 103 relatos, distribuídos por 18 estados de todas as regiões, que acusam falta ou insuficiência de medicamento para tratamento da doença em unidades da rede pública. As informações foram compartilhadas nesta sexta-feira (29/1) com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os dados se referem às seguintes regiões e estados: Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), Centro-Oeste (Mato Grosso e Goiás), Norte (Amazonas, Acre, Pará e Tocantins), Nordeste (Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Alagoas) e (Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

O dado chama a atenção, pois revela a urgência da chegada de novos lotes do medicamento poliquimioterapia (PQT), produzido pelo laboratório Novartis, utilizado no tratamento da hanseníase em nível global. Na quinta-feira (28/1), essa empresa respondeu ao ofício enviado pela SBD que já foram superados os problemas que atrasaram a entrega de novos lotes da droga ao Brasil.

Segundo informou a Novartis, que a demora decorreu da necessidade de verificar a adequação da produção do medicamento poliquimioterapia (PQT), distribuído gratuitamente à Organização Mundial da Saúde (OMS), em razão das novas diretrizes de padrão e limite toxicológico de qualidade impostos pelo FDA (Food and Drug Administration – agência reguladora dos EUA).

Na explicação encaminhada à SBD, a empresa atribuiu a esse processo a demora do embarque de novos lotes do PQT. “Entendendo a necessidade do medicamento para o tratamento da doença no Brasil, a Novartis tem colaborado com o Ministério da Saúde para encontrar soluções logísticas junto à OMS que possam suprir essa demanda”, cita o ofício.

A Novartis relatou ainda a entrega ao Ministério da Saúde do Brasil mais de 145 mil blisters, em 2020, e de outros 51 mil blisters, em janeiro de 2021. Há, ainda, 103 mil blisters adicionais aguardando a aprovação da autoridade sanitária para embarque até março de 2021. A empresa também acrescentou que vem tratando com a OMS sobre a possibilidade de fornecimento de quantitativos adicionais à Organização e à programação regular de entrega anual aos países aderentes ao programa de distribuição

 





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