Bem Estar em João Pessoa enfoca o Dezembro Laranja




9 de dezembro de 2016 0

No dia 9 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) participou da edição de dezembro do Bem Estar Global na ensolarada João Pessoa, na Paraíba. A partir das 7h30, num talk-show sobre saúde da pele, o dermatologista e coordenador nacional da Campanha Nacional do Câncer da Pele, Emerson de Andrade Lima, respondeu as principais dúvidas do público sobre prevenção ao câncer cutâneo. A programação do evento, que é uma parceria da Globo e Serviço Social da Indústria (Sesi), teve início às 7h e se estendeu até as 14h.

Na tenda da pele, dermatologistas da Regional Paraíba, sob a coordenação da presidente Sandra Lemos, prestaram atendimento, diagnóstico do câncer da pele e orientaram cerca de 500 pessoas sobre a campanha Dezembro Laranja, que foca na prevenção à doença. Também estavam presentes animando a criançada o Super Protetor, mascote da campanha, e o Papai Noel Laranja.

A estudante Adriely Emily Sales de Lima, de 16 anos, passou pelo local e disse que usa filtro apenas quando vai à praia. A jovem sofre com acne e aproveitou a ação para consultar um dermatologista.

“Quero verificar como está a minha pele e o que eu devo fazer para melhorar”, aponta.

Carnerene Figueira da Silva, de 63 anos, sabe que é importante se prevenir e por isso usa protetor todos os dias. Ela aproveitou a ação para fazer um check-up no dermatologista. “

Estou aqui também para avaliar algumas pintas que ardem e receber orientações de um especialista sobre o que devo fazer”.

Para auxiliar na identificação mais precisa das pintas, os especialistas usam o Fotofinder, aparelho de dermatoscopia que amplia e melhora a visualização da lesão. As manchas avermelhadas que descamam, sangram ou apresentam dificuldade de cicatrização são sugestivas da doença. Sinais escuros que não têm uniformidade, vêm mudando de formato ou contorno, coçam ou incomodam, também são lesões suspeitas.

“As pessoas precisam ficar atentas porque os raios solares têm efeito cumulativo. Daí a importância de adoção de medidas fotoprotetoras, como a utilização de filtro solar, bonés ou chapéus de aba larga, o uso de óculos escuros com lentes que oferecem proteção contra os raios solares e evitar se expor ao sol entre 10h e 16h”, realça Emerson Andrade de Lima.

Além do serviço de saúde gratuito, a população recebeu folhetos explicativos sobre o câncer da pele.

“É sempre muito importante a realização desse tipo de evento voltado para o atendimento, principalmente nas regiões que têm mais carência e com grande incidência de raios solares, como a nossa cidade. Considero o evento muito importante tanto para a população que vai receber atendimento e orientações sobre a prevenção ao câncer da pele, como também é muito gratificante para nós prestar essa assistência”, disse a presidente da SBD-PB, Sandra Lemos.

Ao lado de Sandra, participaram da equipe de atendimento residentes e dermatologistas associados, entre eles: Victor Coutinho (vice-presidente SBD-PB), Karla Renata Meira (tesoureira da SBD-PB), Carla Gayoso (delegada da SBD-PB), Esther Bastos Palitot, Kamila Magno, Daniele Mangueira, Renata Rodrigues, Luciana Trindade, Juliana Nunes, Kamila Magno, Priscila Brito e Leila Ribeiro. Os casos de câncer da pele foram encaminhados para tratamento posterior no Hospital Universitário Lauro Wanderley; Hospital Napoleão Laureano e Hospital São Vicente de Paula.

 


8 de dezembro de 2016 0

Na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, o #DezembroLaranja será tema do projeto “Mar de Culturas”, promovido pela TV Globo. Trata-se de um projeto gratuito que discute temas de interesse da população do Rio e do Grande Rio. Estarão no quiosque da emissora Carioca, em Copacabana, a Dra Caroline Assed e o Dr. Carlos Bacaui, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que tirarão dúvidas sobre prevenção e tratamento da doença, mostrando à população a importância do uso do protetor solar. O mediador da conversa será o Dr. Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião e consultor do Programa “Encontro” da Fátima Bernardes.

Além dos dois profissionais da SBD, o mascote da campanha, Super Protetor, também vai animar o público com dicas importantes de prevenção do câncer de pele.

O evento é gratuito e terá início às 19h. O Quiosque da TV Globo fica na Av. Atlântica, em frente à Rua Miguel Lemos.

Sobre o #DezembroLaranja

Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia colore o Brasil de Laranja para conscientizar sobre a prevenção do câncer da pele. Assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a campanha tem como objetivo alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle. Participar da campanha é fácil! Vista-se de laranja, decore seu ambiente de trabalho e compartilhe o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.


2 de dezembro de 2016 0

O coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele da SBD, Emerson Lima, o presidente da SBD, Gabriel Gontijo, e o presidente eleito para gestão 2017/2018 José Antonio Sanches

A campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que marca todo o último mês do ano com inúmeras ações de combate ao câncer da pele, teve abertura oficial na noite de ontem (1º/12), no Morro Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A campanha enfatiza a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer da pele, o de maior incidência no país e no mundo. Participaram da solenidade os atuais dirigentes da SBD, sob a presidência do dermatologista Gabriel Gontijo; o coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele, Emerson Lima; o coordenador e secretário do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Luis Fernando Tovo e Aldo Toschi, respectivamente; o coordenador do Consenso de Fotoproteção e do Departamento de Fotoproteção da SBD, Sergio Schalka; o presidente eleito da SBD gestão 20172018, José Antonio Sanches; além de dermatologistas associados, parceiros da indústria farmacêutica e celebridades, entre elas Nelson Sargento, Nivea Maria, Robson Caetano, Jessica Ellen, Paulo Dalagnoli, Barbara Evans, e outros, e funcionários da SBD.

O evento de abertura iniciou com a apresentação do presidente Gabriel Gontijo, que destacou dados importantes de incidência do câncer da pele no país.

“A cada três minutos se diagnostica um câncer da pele no brasileiro e a cada três horas no Brasil morre uma pessoa com a doença. Diante disso, e lembrando que são diagnosticados mais de 170 mil casos de câncer da pele no Brasil, elaboramos uma campanha que este ano engloba várias ações: começando pela campanha Fotodano, em outubro, que enfocou todas as doenças que são agravadas pela radiação ultravioleta: o envelhecimento, as manchas, o lúpus e várias outras dermatoses, além do câncer da pele. Essa campanha culminou no Dia C, que é o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, realizado em 26 de novembro. Registramos este ano cerca de 280 mil pacientes atendidos por 3 mil médicos voluntários em 129 postos. Ao final da ação, percebemos uma incidência de 10 a 15% de lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas provocadas pelo efeito cumulativo da exposição aos raios solares sem a devida proteção”, ressaltou.

O presidente destacou a pesquisa de abrangência nacional feita pelo Datafolha sob a coordenação de Sergio Schalka, que mostra como o brasileiro se comporta com o sol. A enquete trouxe números preocupantes: mais de cem milhões de brasileiros se expõem a sol de forma proposital em atividades de lazer e 63% dos brasileiros não usam protetor solar no dia a dia. Foram avaliados 2069 lares brasileiros em 130 municípios.

Apresentação do Dezembro Laranja contou com a presença de artistas, imprensa e médicos dermatologistas

“Essa pesquisa é uma ferramenta importante para que possamos tomar iniciativas mais sólidas de prevenção ao câncer da pele. Ainda temos grande parcela da população que não se previne adequadamente e precisamos reverter esse quadro”, comentou.

O coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele, Emerson Lima, agradeceu a presença de todos os presentes, reforçando a importância da mobilização dos dermatologistas de todo o Brasil, do público leigo e de artistas apoiadores na divulgação da causa.

“A participação de cada um significa muito para nós. A Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele da SBD ocorre há 17 anos e em 2016 decidimos dar um caráter atemporal por meio de mensagens artísticas e lúdicas, dessa vez com a linguagem dos corpos. Dessa forma, chamamos a atenção não apenas para o câncer da pele, mas também para todas as doenças desencadeadas pela exposição ao sol sem proteção”, disse.

A bateria da Portela deu um show de entusiasmo e animação no encerramento do encontro. A azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira também está engajada na campanha Dezembro Laranja da SBD contra o câncer da pele.

Participaram também do evento o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Alex Marcelino e Danielle Nascimento 

 

Crédito das fotos: Ricardo Leal

Veja mais fotos no Facebook da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


1 de dezembro de 2016 0

Um dos grandes desafios da comunidade que congrega pacientes com psoríase, seus parentes, as associações de apoio e a comunidade médica, especialmente a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é a inclusão pelo Ministério da Saúde (MS) de medicamentos imunobiológicos no tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A reivindicação vem sendo feita desde 2010 e pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas afetadas pelos casos de moderados a graves da afecção, ou que sejam intolerantes ou passivos de falha terapêutica aos medicamentos tradicionais.

Em recente audiência pública no Senado Federal, foram ouvidos representantes do Ministério da Saúde, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Psoríase Brasil. A principal reivindicação encampada pela SBD foi a liberação dos medicamentos biológicos (produzidos a partir de células vivas). No entanto, mesmo tratamentos e substâncias já oferecidos pelo SUS apresentam problemas.

A fototerapia, por exemplo, conta com pouquíssimos equipamentos distribuídos pelo território nacional. Segundo Paulo Oldani Felix, dermatologista da SBD, cerca de 60% das sessões de fototerapia feitas em todo o Brasil ocorrem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo medicamentos tradicionais ocasionalmente não são encontrados na rede pública. Esses mesmos medicamentos biológicos já são liberados para tratamento de doenças como a artrite reumatóide ou mesmo a artrite psoriásica, comorbidade (outra patologia) da própria psoríase.

O paciente com psoríase da pele, no entanto, mesmo com indicação clínica, não tem acesso ao tratamento. A resistência do Ministério da Saúde se explica pelo alto custo do tratamento, calculado em cerca de R$ 100 mil anuais. Como consequência, muitos pacientes acabam recorrendo à Justiça para obter a medicação. Nesse cenário é comum que o governo, obrigado por decisão judicial, acabe pagando um valor mais elevado, aumentando o gasto público.

No entanto, estudos feitos em vários centros de referência indicam que apenas cerca de 10% dos pacientes que apresentam a doença teriam recomendação para uso dos medicamentos imunobiológicos.

A SBD apoia todas as iniciativas que reduzam o sofrimento do paciente de psoríase, uma doença crônica e sem cura, que é responsável por um impacto físico e psicológico enorme nas pessoas afetadas por ela. Para isso, vem mobilizando todos os seus esforços para que tratamentos mais sofisticados e eficientes sejam incorporados ao protocolo do SUS.


30 de novembro de 2016 0

O Hospital da Liga, unidade das Quintas, em Natal, recebeu 916 pacientes

 

O Brasil inteiro se mobilizou no último sábado de novembro (26/11), Dia C de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação, realizada pelo décimo sétimo ano pela instituição, resultou em milhares de atendimentos gratuitos para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Das 9h às 15h, cerca de três mil dermatologistas, cirurgiões e acadêmicos foram voluntários em 129 postos de saúde e orientaram as pessoas em relação aos principais cuidados durante a exposição solar. O Dia C abriu as programações do Dezembro Laranja, mobilização nacional que chama a atenção para o tipo de câncer mais comum no país.

O presidente da SBD, Gabriel Gontijo, ressaltou a ampla participação do dermatologista da SBD, que se mostra compromissado com o presente e o futuro das pessoas.

“A campanha obteve um amplo alcance e engajamento dos nossos Serviços Credenciados e Regionais, e segue cumprindo seu objetivo social e educacional junto à população brasileira”, disse.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 176 mil novos casos e o câncer da pele. O câncer não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Esse tipo de câncer tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Dermatologia estima que haja dois milhões de casos novos a cada ano.

“As estatísticas só reforçam a importância dessa campanha promovida todo ano pela SBD. No Dia C, milhares de pessoas em todo país são atendidas por dermatologistas bem formados e comprometidos com a saúde da população. Entendendo nosso compromisso social e o valor de reforçar o papel do especialista da SBD no diagnóstico e tratamento do câncer da pele”, considera o coordenador da Campanha de Câncer da Pele da SBD, Emerson Lima.

Projeto Amigos da Pele
Pelo segundo ano consecutivo, estudantes de medicina de todo país se engajaram no Dia C. “Essa foi uma excelente oportunidade para eles conhecerem nossa especialidade e entenderem a formação e o papel do dermatologista no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam a pele”, completa Emerson Lima.

Super Protetor
As crianças aprendem com os adultos. Então, é fundamental servir de modelo para que os pequenos possam cooperar na hora de cuidar da pele. Assim como um super-herói, o Super Protetor foi criado para estabelecer desde cedo uma cultura de cuidado com a pele. A medida também impacta os adultos, que entendem a importância de procurar um dermatologista da SBD, reduzindo os riscos de doenças no futuro, bem como menor chance de envelhecimento, melasma, sardas, queimaduras e câncer da pele.


30 de novembro de 2016 0

Chegou a hora do Brasil se vestir de laranja para combater e prevenir o câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo. Nesta quinta-feira (1/12), começa oficialmente o Dezembro Laranja, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) convida você para juntar-se a nós nessa luta de prevenção ao câncer da pele. Participar da campanha é fácil: vista-se de laranja, decore seu ambiente de trabalho com a cor do mês, acesse o site www.controleosol.com.br e compartilhe o conteúdo nas suas redes com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.

Outra forma de entrar na onda laranja e ajudar na conscientização e combate a doença é alterar a sua foto do perfil no Facebook e Twitter usando o aplicativo da SBD https://www.controleosol.com.br/divulgue–esta-campanha/, curtir os perfis oficiais e compartilhar as peças da campanha nos seus perfis no Facebook e Instagram.

O coordenador da Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer da Pele da SBD, Emerson Lima, declara que “o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O Dezembro Laranja reforça a necessidade de atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro, objetivando conter a alarmante ascensão da doença”.

Em 2015, mais de 195 milhões de pessoas foram impactadas com as ações do #Dezembro Laranja.

A campanha deste ano conta com o patrocínio das marcas Episol, Sunmax, La Roche Posay, Vichy, Nivea Sun, Adcos e Sundown.

    

  

  

Adesão de celebridades e monumentos iluminados

Vários personalidades abrilhantam a Campanha #Dezembro Laranja: o jornalista Ricardo Boechat é o embaixador da campanha deste ano. A atriz Malu Mader, Tony Belloto, Robson Caetano, Nívea Maria, Smigol, Paulo Gustavo, Arlete Salles, entre outros, também apoiam a causa. Assista ao vídeo do jornalista Ricardo Boechat sobre a importância do seu engajamento.

Muitos pontos turísticos e monumentos ganham iluminação especial com a cor da campanha em pontos centrais das cidades e reforçam que o câncer da pele pode ser prevenido. No Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar é o primeiro monumento a abraçar a causa. No dia 1º de dezembro, além de se “vestir” de laranja, o local receberá artistas, médicos e outros convidados para o lançamento da campanha que contará com a presença da bateria da Escola de Samba Portela, parceira do #Dezembro Laranja.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, além da Pinacoteca Benedicto Calixto (SP), a Ponte Newton Navarro (RN) e o estádio Beira Rio (RS) também se uniram no combate ao câncer da pele durante o #Dezembro Laranja da SBD. Ao longo de dezembro, outros monumentos são iluminados para aumentar a conscientização sobre a prevenção do câncer da pele.

Outros parceiros

De 1º a 14 de dezembro, 15 cinemas do Kinoplex, maior rede de cinemas no Brasil, exibem vídeo educativo de fotoproteção (Maceió, Amazonas, Praia da Costa, Goiânia, Uberaba, Dom Pedro, Avenida, Nova Iguaçu, CineCarioca Méier, Madureira, São Luiz, Tijuca, Boulevard Rio, Itaim e Vila Olimpia). E a Portela, tradicional Escola de Samba do Carnaval Carioca, também é parceira. Durante todos os ensaios de rua, os componentes da Azul e Branca do carnavalesco Paulo Barros, vestirão a camisa de apoio ao #Dezembro Laranja e no dia 3 de dezembro, haverá Feijoada da Família Portelense. Ao som de Monarco com a Velha Guarda da Portela e a cantora Roberta Sá, a bateria da agremiação vai se vestir de laranja e alertar a população sobre os cuidados com a pele.

Facebook Live

No dia 14 de dezembro, a partir das 15h, a dermatologista Leandra Metsavaht responde as principais dúvidas sobre fotoproteção no Facebook Live. As perguntas já podem ser enviadas, nos comentários, e também no dia, durante a transmissão. As questões que não puderem ser respondidas ao vivo serão sanadas posteriormente. Curta a página da SBD no Facebook e mande sua pergunta.

Super Protetor

De personalidade simpática, lúdica e cativante, o mascote Super Protetor é estrela de desenho animado lançado pela SBD para disseminar o Dezembro Laranja de um jeito descontraído e consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção capa, óculos escuros, protetor solar, além de relógio, para avisá-lo qual o melhor horário para tomar banho de sol.

O desenho aborda situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia a dia da população, principalmente a prevenção da doença em crianças e adolescentes. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Gabriel Gontijo, “os efeitos nocivos do sol, quer sejam sobre a saúde da pele quer sejam no envelhecimento, estão diretamente relacionados a intensidade da exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis. Portanto, a prevenção começa precocemente, na infância.”

O filme do Super Protetor se passa num dia de trabalho árduo do super-herói protegendo pessoas no jardim zoológico, no parque aquático, em construções com operários em ação, na praça e feira livre. No final do filme, um convite: “faça parte da liga da superproteção. Cuide da sua pele e divulgue essa causa. Entre no site: www.controleosol.com.br para se informar e consulte, uma vez ao ano, um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia”. Assista e conheça o Super Protetor!

Mais de 4 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele, revela pesquisa inédita

Em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), junto com o DataFolha, divulga pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa traz dados alarmantes:

  • 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos
  • 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular
  • 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago
  • Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%

De 23 a 27 de agosto o Datafolha avaliou os hábitos de fotoproteção de 2069 lares brasileiros, em 130 municípios. Segundo o coordenador da Pesquisa e do Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sérgio Schalka, “a pesquisa é importante para que possamos tomar iniciativas mais sólidas de prevenção ao câncer da pele. Ainda temos grande parcela da população que não se previne adequadamente, precisamos reverter este quadro”, afirma. Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, serão contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.


28 de novembro de 2016 0

A Jornada Pernambucana de Dermatologia que este ano chega a 25ª edição, ocorre de 2 a 4 de dezembro, em Porto de Galinhas, no litoral do estado da pernambuco. Presidida pela dermatologista Mariana Modesto Lima, o encontro tem uma programação abrangente e contará com a presença de expoentes da especialidade no Norte e no Sudeste do país. Com enfoque nos novos conceitos e revisão de temas importantes, os palestrantes vão realizar explanações em três etapas: “Master em Fotoproteção”, “Teraderm Pernambuco” e “PPV”.

Na primeira, serão abordados temas como o aspecto oral do segmento, as exigências regulatórias no mundo e a discussão sobre o fotoprotetor e a vitamina D.

A segunda etapa terá ações sobre psoríase, câncer, psicodermatoses, novas indicações para drogas antigas, e outras.

O último dia será destinado a exibições de vídeos com procedimentos práticos. As inscrições on-line podem ser feitas até esta segunda, dia 28 de novembro pelo site www.pernambucana2016.com.br.


28 de novembro de 2016 0

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), única instituição reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM) como representante dos dermatologistas no Brasil, recebeu uma publicação da Associação PROTESTE com resultados relativos aos testes realizados com protetores solares no Brasil e esclarece:

1. Os resultados mostrados pela PROTESTE devem ser analisados com muita cautela.

2. A metodologia utilizada para realização de testes com protetores solares deve ter rigorosa comprovação científica. Variações de métodos podem produzir resultados díspares, levando a conclusões equivocadas.

3. Os testes que medem a proteção à radiação UVB chamado FPS, e os testes que medem a proteção à radiação UVA, são complexos, com pormenores e detalhes técnicos que podem interferir significativamente no resultado final.

4. A Sociedade Brasileira de Dermatologia desconhece os métodos utilizados pela PROTESTE para realizar os testes com filtros solares e desconhece também o laboratório que os realizou. Da mesma forma, esta Sociedade não acusa o recebimento das análises técnicas efetuadas, que serviram como base para os resultados que porventura possam ser publicados.

5. A Sociedade Brasileira de Dermatologia entende que, sem a análise detalhada dos dados completos relativos ao estudo publicado pela PROTESTE, NÃO pode reconhecer os resultados apresentados.

6. Do ponto de vista de saúde pública, o mais importante é que o usuário de protetores solares faça uso continuado e em quantidade adequada desses produtos, cujo objetivo principal é a prevenção do câncer da pele, que é o tipo de câncer mais comum na população brasileira. Diante desses esclarecimentos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, única representante de mais de 8.100 dermatologistas no Brasil, repudia qualquer divulgação precipitada, equivocada e alarmista que comprometa suas orientações de proteção solar, e reforça que o uso do filtro solar continua sendo uma das mais importantes formas de prevenção do câncer da pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia estimula o uso continuado dos fotoprotetores e reforça sua credibilidade nos filtros solares brasileiros que são regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e sendo considerados, inclusive, como referência mundial na tecnologia utilizada na sua fabricação. Concluindo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vê com muita preocupação a divulgação de testes que, sem as devidas comprovações científicas/dermatológicas, podem desestimular o uso do protetor solar, o que seria um comportamento extremamente perigoso, especialmente no Brasil, onde a incidência do câncer da pele é alarmante.

DIRETORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA 2015/2016 


22 de novembro de 2016 0

img_2536_ A cidade de Montes Claros (MG) recebeu no último fim de semana (19 e 20/11) o Tour de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Essa foi a primeira vez que o caminhão visitou o Norte de Minas para a conscientização e prevenção do câncer da pele. Além de consultas preventivas, os pacientes receberam amostras de protetor solar e folders educativos. O encontro ocorreu na Praça da Matriz de 8h às 15h e atraiu um número expressivo de pessoas em busca de orientações sobre a doença. img_2303_ Uma equipe de 13 dermatologistas associados e 38 residentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Faculdades Integradas Pitágoras e Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) atendeu 730 pacientes e diagnosticou 47 casos de câncer da pele, sendo a maioria carcinoma basocelular e um caso de melanoma.

“A adesão das pessoas ao Tour foi impressionante, bem como toda estrutura montada. Considero a realização desse projeto na nossa cidade uma grande conquista para conscientizar e diagnosticar precocemente o câncer da pele e iniciar imediatamente o seu tratamento”, disse a dermatologista e coordenadora local Andréa Laughton. A próxima parada do Tour será nos dias 26 e 27 de novembro, em Campo Grande. Veja a relação das cidades do Tour 2016. img_2437_


18 de novembro de 2016 0

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) frisa reiteradamente que o médico dermatologista é o único profissional autorizado legalmente para realizar o diagnóstico de doenças de pele, cabelos e unhas, bem como a prescrição de tratamentos. A defesa profissional do Ato Médico, garantido pela Lei 12.842/13, e repercussões na Justiça brasileira em decorrência das ilegalidades cometidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e Conselho Federal de Farmácia (CFF), estão detalhadas na matéria de capa da edição setembro/outubro do Jornal da SBD, já disponível para leitura online. A reportagem também cita a aprovação pelo Congresso Nacional da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), que visa fortalecer a articulação de apoio a projetos de interesse da medicina em tramitação.

A edição detalha ainda a realização do 71o Congresso de Dermatologia da SBD, que reuniu mais de 3 mil participantes em Porto Alegre e do 9o Simpósio de Cosmiatria e Laser da SBD e 3o TeraRio da SBD-RJ, promovidos em outubro, no Rio de Janeiro.

Na coluna Responsabilidade Médica, o advogado e colaborador do JSBD e Pedro Fonseca, aborda um tema relevante para os médicos: o consentimento livre e seu aspecto ético.

Confira também os preparativos para a Campanha #Dezembro Laranja da SBD, que este ano tem como embaixador o jornalista Ricardo Boechat.

Para ler essas e outras matérias na íntegra, acesse: http://www.sbd.org.br/publicacao/n%cb%9a-5-julho-agosto-2016





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