Bem Estar em João Pessoa enfoca o Dezembro Laranja



Bem Estar em João Pessoa enfoca o Dezembro Laranja

9 de dezembro de 2016
img-20161209-wa0027-768x4321.jpg

No dia 9 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) participou da edição de dezembro do Bem Estar Global na ensolarada João Pessoa, na Paraíba. A partir das 7h30, num talk-show sobre saúde da pele, o dermatologista e coordenador nacional da Campanha Nacional do Câncer da Pele, Emerson de Andrade Lima, respondeu as principais dúvidas do público sobre prevenção ao câncer cutâneo. A programação do evento, que é uma parceria da Globo e Serviço Social da Indústria (Sesi), teve início às 7h e se estendeu até as 14h.

Na tenda da pele, dermatologistas da Regional Paraíba, sob a coordenação da presidente Sandra Lemos, prestaram atendimento, diagnóstico do câncer da pele e orientaram cerca de 500 pessoas sobre a campanha Dezembro Laranja, que foca na prevenção à doença. Também estavam presentes animando a criançada o Super Protetor, mascote da campanha, e o Papai Noel Laranja.

A estudante Adriely Emily Sales de Lima, de 16 anos, passou pelo local e disse que usa filtro apenas quando vai à praia. A jovem sofre com acne e aproveitou a ação para consultar um dermatologista.

“Quero verificar como está a minha pele e o que eu devo fazer para melhorar”, aponta.

Carnerene Figueira da Silva, de 63 anos, sabe que é importante se prevenir e por isso usa protetor todos os dias. Ela aproveitou a ação para fazer um check-up no dermatologista. “

Estou aqui também para avaliar algumas pintas que ardem e receber orientações de um especialista sobre o que devo fazer”.

Para auxiliar na identificação mais precisa das pintas, os especialistas usam o Fotofinder, aparelho de dermatoscopia que amplia e melhora a visualização da lesão. As manchas avermelhadas que descamam, sangram ou apresentam dificuldade de cicatrização são sugestivas da doença. Sinais escuros que não têm uniformidade, vêm mudando de formato ou contorno, coçam ou incomodam, também são lesões suspeitas.

“As pessoas precisam ficar atentas porque os raios solares têm efeito cumulativo. Daí a importância de adoção de medidas fotoprotetoras, como a utilização de filtro solar, bonés ou chapéus de aba larga, o uso de óculos escuros com lentes que oferecem proteção contra os raios solares e evitar se expor ao sol entre 10h e 16h”, realça Emerson Andrade de Lima.

Além do serviço de saúde gratuito, a população recebeu folhetos explicativos sobre o câncer da pele.

“É sempre muito importante a realização desse tipo de evento voltado para o atendimento, principalmente nas regiões que têm mais carência e com grande incidência de raios solares, como a nossa cidade. Considero o evento muito importante tanto para a população que vai receber atendimento e orientações sobre a prevenção ao câncer da pele, como também é muito gratificante para nós prestar essa assistência”, disse a presidente da SBD-PB, Sandra Lemos.

Ao lado de Sandra, participaram da equipe de atendimento residentes e dermatologistas associados, entre eles: Victor Coutinho (vice-presidente SBD-PB), Karla Renata Meira (tesoureira da SBD-PB), Carla Gayoso (delegada da SBD-PB), Esther Bastos Palitot, Kamila Magno, Daniele Mangueira, Renata Rodrigues, Luciana Trindade, Juliana Nunes, Kamila Magno, Priscila Brito e Leila Ribeiro. Os casos de câncer da pele foram encaminhados para tratamento posterior no Hospital Universitário Lauro Wanderley; Hospital Napoleão Laureano e Hospital São Vicente de Paula.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados