Psoríase pode se associar a outras doenças



Psoríase pode se associar a outras doenças

10 de dezembro de 2016
autoimunepso.jpg

Quem tem psoríase corre o risco de ser afetado também por outras enfermidades, como doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, infarto cardíaco e derrame cerebral), doença inflamatória intestinal, obesidade, dislipidemia, ansiedade e depressão. Essas doenças não são causadas pela psoríase e podem aparecer em pessoas não portadoras, mas o dermatologista deve ser informado do histórico médico e familiar dos pacientes. Assim, será possível indicar medidas preventivas e mudanças de hábitos que reduzam as chances de contrair outras doenças ou agravar problemas de saúde.

Um estudo realizado pelo laboratório Janssen, em 2013, mostrou que sobrepeso e obesidade são as enfermidades mais comumente relacionadas à psoríase, afetando 75% dos pacientes que desenvolvem doenças associadas.

Outras doenças citadas no resultado do levantamento são hipertensão (32%), colesterol alto (25%) e diabetes (17%). A pesquisa também mostra que portadores de psoríase apresentam um risco maior de desenvolver problemas emocionais, como ansiedade (39%), depressão (26%) e alcoolismo (17%).

O estudo ouviu 877 pacientes atendidos em centros especializados em 10 estados do Brasil.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados