Dermatologistas desvendam segredos sobre a queda de cabelo



array(4) { [0]=> string(83) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg" [1]=> int(1200) [2]=> int(1200) [3]=> bool(true) }

Dermatologistas desvendam segredos sobre a queda de cabelo

22 de julho de 2022
Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg

Quem nunca testemunhou uma queixa de queda de cabelo? Esse tipo de situação é frequente nas rodas de amigos e nos consultórios de dermatologia. Apesar de comum, as dúvidas persistem, sobretudo, quando o volume de fios que fica no ralo aumenta. Ajudar a população a entender o que está acontecendo é a missão do mais novo episódio do podcast Palavra de Dermato, que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança nesta sexta-feira (22).

Especialistas em cabelos foram convidados a abordar esse tema na edição que é moderada pelo dermatologista Beni Grinblat, 2º secretário da SBD. Ele acompanha o debate que teve a participação das professoras Fabiane Brenner, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Alessandra Anzai, do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP). Ambas são membros do Departamento de Cabelos da SBD.

OUÇA AQUI O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

Causa – Num bate-papo informal e acessível a todos os públicos, esse time de especialistas trata de questões como as causas da queda dos fios e formas de tratamento possíveis para esse fenômeno, que pode ser sintoma até de outras doenças, entre outras questões. Além disso, as convidadas trazem curiosidades sobre o tema, como o detalhamento do ciclo dos fios e as fases dos cabelos.

Conforme elas explicam, há um ciclo e um padrão de normalidade para cada paciente no que se refere à queda de cabelo. Cada fio de cabelo cresce no couro cabeludo, por mais ou menos seis anos, e, ao parar de crescer, ele entra em fase de repouso, o que dura algumas semanas. Após, o fio deve cair do couro cabeludo em três meses e, nesse momento, um novo fio deve substituí-lo.

Sintoma – Dessa forma, se a queda ultrapassar esse padrão, o paciente deve buscar um dermatologista para descobrir o que pode estar ocorrendo, até porque a perda de cabelo pode ser sintoma de outros problemas de saúde. Segundo os especialistas, é necessário investigar se há uma doença do couro cabeludo, uma doença do cabelo ou se é algo da saúde que está refletindo no cabelo.

No Palavra de Dermato, os convidados falam ainda sobre calvície, que também pode acometer as mulheres; alopecia areata (doença autoimune, inflamatória e que foi amplamente discutida em 2022 em virtude do episódio no Oscar envolvendo o ator Will Smith e sua esposa, Jada, que tem esse problema); alopecia frontal fibrosante, tipo ainda raro, mas cuja frequência de casos tem aumentado; e eflúvio telógeno, que é a queda repentina de uma grande quantidade de cabelo.

Além disso, os convidados também discutiram questões relacionadas à queda de cabelo em decorrência da covid-19 e a perda significativa de fios em crianças, cujo surgimento pode estar associado a quadros genéticos ou inflamatórios, como uma micose do couro cabeludo.

Fontes confiáveis – O Palavra de Dermato é o podcast da SBD voltado à população. O objetivo é fornecer informações de fontes confiáveis, sem fake news, promessas de cura e tratamento sem base cientifica. Um episódio novo é lançado toda sexta nas principais plataformas de streaming.

Até o momento, já foram apresentados os seguintes episódios: “O que o dermatologista pode fazer por você”; “Skincare: dicas de cuidado com sua pele; e “Micoses”. Para acessar todos os episódios, de forma gratuita, basta procurar “Palavra de Dermato” na plataforma de streaming de sua preferência. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados