Em podcast, dermatologistas orientam população sobre como prevenir e tratar micoses



array(4) { [0]=> string(83) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg" [1]=> int(1200) [2]=> int(1200) [3]=> bool(true) }

Em podcast, dermatologistas orientam população sobre como prevenir e tratar micoses

15 de julho de 2022
Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg

Você quer saber mais sobre como prevenir micoses? Quer entender o motivo de se recomendar o uso de chinelos em vestiários? Sabe porque o médico é tão importante para diagnosticar e tratar essa doença? Então, não perca o episódio dessa semana do podcast Palavra de Dermato, produzido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Durante o programa, especialistas credenciados pela entidade trazem esclarecimentos com base científica para a população, numa linguagem amigável.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EPISÓDIO

Micoses são infecções provocadas por fungos e podem ser profundas ou superficiais, que são as mais comuns e podem ser de diferentes tipos. As mais conhecidas são a ptiríase versicolor, popularmente conhecida como pano branco, as micoses de unhas e as micoses nas virilhas e nos pés, que são as famosas “frieiras”, também chamadas de “pé de atleta”.

O bate-papo sobre o tema envolveu os dermatologistas Geraldo Magela Magalhães (1º secretário da SBD) e John Veasey (assessor do Departamento de Micologia da SBD), com a moderação de Beni Grinblat (2º secretário da SBD). Conforme explicam, o crescimento dos fungos acontece, primordialmente, em locais úmidos. Por isso, uma das principais formas de transmissão é o compartilhamento de objetos, como toalhas, e a falta de higienização adequada.

Além disso, trazem informações sobre tratamentos e como é possível evitar micoses, mesmo num País tão quente e úmido como o Brasil. Os dermatologistas lembram ainda que para se atingir o melhor resultado é primordial ter um diagnóstico correto. Explicam também que nem toda alteração na unha é micose e nem toda descamação nos pés é micose.

No episódio, os especialistas reforçam também a necessidade de um dermatologista no atendimento dos pacientes. O médico é fundamental no diagnóstico e tratamento das micoses porque cada caso deve ser analisado de forma individual. Por isso, é importante que o paciente, ao verificar algum sinal ou sintoma da doença, busque um dermatologista.

O Palavra de Dermato é o podcast da SBD elaborado para orientar a população em geral, evitando os riscos de fontes não confiáveis, fake News e promessas de cura e tratamento sem base cientifica. A cada programa, sempre às sextas-feiras, um tema de interesse público será trazido por dermatologistas da SBD. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.

Na estreia, foram lançados dois episódios especiais. O primeiro falava sobre o papel do dermatologista na sociedade, os tipos de ajuda que eles podem oferecer e a importância de contar com eles nas etapas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, bem como durante os cuidados cosmiátricos. Já o segundo programa abordou a rotina de skincare, as necessidades de cada tipo de pele; a idade recomendada para começar a ter essa rotina; e as indicações para homens e crianças.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados