Cuidado com a dermatite atópica é tema de campanha lançada pelos dermatologistas brasileiros



array(4) { [0]=> string(68) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Banner2-sbd-DA.png" [1]=> int(740) [2]=> int(493) [3]=> bool(false) }

Cuidado com a dermatite atópica é tema de campanha lançada pelos dermatologistas brasileiros

21 de setembro de 2022
Banner2-sbd-DA.png

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou nesta semana a campanha de 2022 de conscientização sobre a dermatite atópica. Com o mote “Dermatite atópica: saiba como controlar”, o objetivo é alertar a população sobre os cuidados com relação a essa doença que tem tratamento e pode ser controlada. Ao longo de todo o mês, a SBD publicará conteúdo em duas redes sociais (cards, animações, vídeos, textos com informações etc.) voltados para a comunidade, trazendo dicas e orientações.

PARA CONHECER A CAMPANHA E SABER MAIS SOBRE A DOENÇA, CLIQUE AQUI

Segundo o vice-presidente e um dos coordenadores da campanha de 2022, Heitor de Sá Gonçalves, a dermatite atópica, ou DA como é chamada pelos médicos, não é uma doença contagiosa. “Como dermatologistas ouvimos diariamente relatos de nossos pacientes sobre preconceitos que sofrem em virtude das lesões que aparecem na pele. Por isso, fazemos essa campanha para mostrar à população que essa doença existe, tem tratamento e não existe nenhum perigo de contágio”, disse.

Tratamentos – Nos conteúdos distribuídos pela SBD, serão enfatizados os sinais e sintomas da DA; as formas de tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS); e a indicação dos fatores podem desencadear ou piorar o quadro. Além disso, serão exibidos vídeos com depoimentos de dermatologistas da SBD, que foram convidados a esclarecer dúvidas e apresentar a verdade com relação aos mitos e boatos que trafegam pela internet.

“Atualmente, existem ótimas notícias para os pacientes, pois os tratamentos estão evoluindo muito. Um dos mais recentes, que ganhou bastante destaque no Congresso da SBD desse ano, é o uso de drogas inibidoras de JAK, que trata as formas mais graves da dermatite atópica”, destacou Rosana Lazzarini, assessora do Departamento de Alergia Dermatológica e Dermatoses Ocupacionais da SBD e uma das coordenadoras da campanha 2022.

Ela explicou ainda que o objetivo do tratamento da dermatite atópica é buscar o controle da coceira, a redução da inflamação da pele e a prevenção das recorrências. De acordo com a especialista, em virtude da pele ressecada, a base do tratamento é o uso de emolientes ou hidratantes.

“A hidratação da pele é fundamental, pois melhora sua barreira natural. Em geral, com cuidados simples, como aplicação de hidratante várias vezes ao dia e uso de sabonetes suaves, sintéticos, que não agridem o pH da pele, e se evitando banhos quentes e demorados, há um controle no quadro. No entanto, para fazer o tratamento mais adequado é fundamental que o paciente busque um dermatologista, que saberá conduzir de forma correta o caso”, esclareceu Rosana Lazzarini.

Grandes dobras –  A DA é uma doença genética, crônica e que acomete, principalmente, as grandes dobras do corpo, como braços, joelhos e pescoço. Algumas de suas principais características são coceira e pele seca. É uma doença que aparece bastante comum em crianças. Aproximadamente 70% das crianças que apresentam a doença na infância evoluem com remissão na adolescência, embora alguns casos recidivem na vida adulta.

“Em caso de manifestação de quadros de lesões avermelhadas na pele, acompanhadas de coceira intensa, recomenda-se a busca por um dermatologista de confiança. Somente este médico poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto”, concluiu o vice-presidente da SBD.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados