Cristo Redentor será iluminado na cor laranja em alusão ao Programa Brasileiro de Prevenção do Câncer da Pele da SBD



array(4) { [0]=> string(70) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2021/11/dl2022_homeAcoes.jpg" [1]=> int(260) [2]=> int(295) [3]=> bool(false) }

Cristo Redentor será iluminado na cor laranja em alusão ao Programa Brasileiro de Prevenção do Câncer da Pele da SBD

30 de novembro de 2022
dl2022_homeAcoes.jpg

Nessa quinta-feira (1º), um dos principais pontos turísticos do País, o monumento ao Cristo Redentor, será iluminado na cor laranja com o objetivo de chamar a atenção para a conscientização acerca do câncer de pele. A ação faz parte do Dezembro Laranja, que é a campanha promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), outros monumentos e prédios recebem a mesma iluminação em diferentes estados.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no triênio 2023-2025, serão registrados, por ano, 9 mil novos casos de câncer de pele melanoma e mais de 220 mil casos de câncer de pele não melanoma. Do primeiro tipo, estima-se que 4.640 serão em homens e 4.340 em mulheres. Já do segundo, 101.920 registros ocorrerão em homens e 118.570 em mulheres.

A edição de 2022 da campanha do Dezembro Laranja tem como tema “Não espere até sentir na pele”. A intenção é colocar no centro dos debates os trabalhadores urbanos e rurais que estão diariamente expostos aos raios solares em virtude de suas atividades, além de todos que tomam sol em horários de lazer.

A prevenção ao câncer da pele pode ser feita diariamente e de forma simples. Entre as medidas recomendadas pelos especialistas estão: usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares; evitar a exposição solar, sobretudo entre 9h e 15 horas; passar sobre a pele filtros solares com FPS 30 ou mais diariamente e não somente em horários de lazer; e consultar um médico dermatologista ao menos uma vez por ano para um exame completo.

ACESSE    HTTPS://WWW.SBD.ORG.BR/DEZEMBROLARANJA/     E                    SAIBA MAIS SOBRE O DEZEMBRO LARANJA 2022

A iniciativa desse ano também ganha fôlego com a retomada dos mutirões gratuitos à população para identificar casos novos da doença. Os atendimentos estão previstos para acontecer no dia 3 de dezembro (sábado), das 9h às 15h. Ao todo, serão aproximadamente 100 postos cadastrados e espalhados pelo Brasil nos quais os pacientes contarão com o atendimento de especialistas da SBD e receberão informações sobre prevenção ao câncer da pele. Pacientes que tiverem lesão suspeita serão encaminhados para tratamento. O acolhimento será feito por ordem de chegada, dentro de um número limitado de consultas.

Para o presidente da SBD, Mauro Enokihara, contar com apoio de entidades, iluminando monumentos e prédios históricos, ajuda na sensibilização sobre o tema. “É muito importante que a população conheça mais sobre a doença. Quando vemos a iluminação em locais de grande movimentação, chama-se atenção para a relevância desse problema de saúde pública. A curiosidade é despertada é muitos vão em busca de outras informações sobre o porquê do uso daquela cor”, diz.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados