Estações de ônibus de grande movimento participam da campanha Dezembro Laranja




20 de dezembro de 2015 0

No sábado (19/12), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizou mais uma ação do Dezembro Laranja para prevenção ao câncer da pele. Em parceria com a Fetranspor foram distribuídos dez mil kits com folders educativos, fitinhas da campanha e amostras de protetor solar nos terminais Central do Brasil, Alvorada, Praça General Osório e Madureira. O verão começa inicialmente nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro.


14 de dezembro de 2015 0

 

O Cristo Redentor foi iluminado de laranja, na última sexta-feira, dia 11, às 19h30, para chamar a atenção da população para o combate e a prevenção ao câncer da pele. A ação é fruto da parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que, desde 2014, vem promovendo uma série de iniciativas para conscientizar os brasileiros. A incidência do câncer de pele no país tem aumentado, e a estimativa do Inca é de cerca de 175 mil casos em 2016. Para aderir à campanha, a SBD tem estimulado o público a trocar a foto do perfil do Facebook e Twitter. Para isso, basta entrar no hotsite Controle o Sol  e seguir o passo a passo. Grande parte dos casos de câncer de pele pode ser evitada com medidas simples de fotoproteção, como o uso do filtro solar, chapéu, óculos, além de cuidar do excesso de exposição ao sol e de ficar atento aos horários certos para isso.


10 de dezembro de 2015 0

Repelentes para crianças entre 6 meses e 2 anos de idade

Repelentes que contenham na sua fórmula a seguinte substância: IR3535 – duração de até 4 horas, aplicar uma vez ao dia

Repelentes para crianças entre 2 e 7 anos de idade

Repelentes que contenham na sua fórmula uma das seguintes substâncias: IR3535 – duração de até 4 horas, aplicar até duas vezes ao dia Icaridina 20-25% – duração de 10 horas, aplicar até duas vezes ao dia DEET infantil 6-9% – duração de 4-6 horas, aplicar até duas vezes ao dia  

Repelentes para crianças a partir de 7 anos de idade

Repelentes que contenham na sua fórmula uma das seguintes substâncias: Icaridina 20- 25% – duração de 10 horas, aplicar até três vezes ao dia DEET infantil 6-9% – duração de 4-6 horas, aplicar até três vezes ao dia IR3535 – duração de até 4 horas, aplicar até três vezes ao dia  

Repelentes para adultos e gestantes

Repelentes que contenham na sua fórmula uma das seguintes substâncias: Icaridina 20-25% – duração de 10 horas, aplicar até três vezes ao dia DEET 10-15% – duração de 6-8 horas, aplicar até três vezes ao dia IR3535 – duração de até 4 horas, aplicar até três vezes ao dia  

IMPORTANTE

O repelente não deve ser aplicado sob as roupas. Aplique o produto somente nas áreas que ficarão expostas. Não aplique mais de três vezes ao dia. Pode causar intoxicação. Se for usar hidratante ou filtro solar, espere secar e aplique o repelente 15 minutos após o uso desses produtos. O repelente sempre é o último a ser aplicado. Não aplique próximo das mucosas (olhos, nariz, boca). Lave as mãos após o uso. Não aplique nas mãos das crianças. Elas podem levar o produto à boca. Não durma com repelente. Tome um banho para remover o produto antes de dormir. Estudos científicos mostram que a icaridina 20-25% fornece mais proteção contra o Aedes Aegypti do que o DEET 6-9%.  

QUAIS OUTRAS MEDIDAS PODEM PREVENIR ESSAS DOENÇAS? REPELENTES ELÉTRICOS (AQUELES QUE SÃO LIGADOS NA TOMADA)

Repelentes elétricos (que liberam inseticidas) são úteis para reduzir a entrada dos mosquitos. Coloque-os próximo de portas e janelas.  

OUTRAS MEDIDAS: ROUPAS, APARELHOS, AR-CONDICIONADO E VENTILADORES

Não use hidratantes e cosméticos com perfumes. Eles atraem o mosquito. Prefira roupas claras, manga longa e calça comprida. Evite roupas escuras (que atraem o mosquito) e muito coladas ao corpo, pois elas permitem a picada. Resfrie o ambiente: ar-condicionado e ventilador espantam o mosquito. A literatura científica não respalda a eficácia de aparelhos que emitem luzes nem aparelhos ultrassônicos.  

EVITE A PROLIFERAÇÃO E A PICADA DO MOSQUITO

O mosquito Aedes Aegypti prolifera-se em água parada. Portanto, evite o acúmulo de água em vasos de plantas, caixas d’água abertas, pneus, baldes e tanques. Coloque tampa em recipientes, areia nos vasos e pneus. Tampe sua caixa d’água. Lembre-se: o mosquito ataca mais nas primeiras horas da manhã e no final da tarde: mantenha janelas e portas fechadas nesse período. Utilize mosquiteiros e telas nas janelas e portas. As telas impedem a entrada do Aedes em sua casa. Em berços e camas, podem-se instalar mosquiteiros. É permitida a aplicação de repelentes em spray sobre o mosquiteiro para aumentar sua eficácia.  

DEPARTAMENTO DE DERMATOLOGIA PEDIÁTRICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD)

Gestão 2015/2016


8 de dezembro de 2015 0

Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro – Foto: Marcelo Gigante

Com o objetivo de despertar a população sobre a importância de cuidados para o combate ao câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com os governos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Brasília, ilumina de laranja alguns dos principais monumentos do país, como a  Ponte Newton Navarro e o Pórtico dos Reis Magos, ambos em RN, o Congresso Nacional (DF), a Catedral Metropolitana de São Sebastião, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Maracanã e o Cristo Redentor, este que ganhará a cor laranja na próxima sexta-feira (11/12).

Ponte Newton Navarro

A ação segue até o fim de dezembro e faz parte da campanha Dezembro Laranja, promovida desde o ano passado pela SBD em prevenção contra o câncer de pele. A doença é a que tem maior incidência na população brasileira, e de acordo com previsões do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2016 haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil.


7 de dezembro de 2015 0

A campanha Dezembro Laranja, elaborada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) pelo segundo ano consecutivo visando a prevenção ao câncer da pele, movimentou quatro shoppings do Brasil no último fim de semana (5 e 6/12): o BarraShopping, no Rio de Janeiro; o ParqueShoppingBarigui, em Curitiba; o BarraShopppingSul, em Porto Alegre; e o Shopping Anália Franco, em São Paulo. Nos locais, cerca de oito mil visitantes foram alertados quanto aos riscos da doença, tipo mais incidente no Brasil e no mundo, além de receberem informações preventivas e de tirarem fotos “controlando o sol” em cabines fotográficas. As imagens, que já estão sendo compartilhadas nas redes sociais com a hashtag #dezembrolaranja, mostram o engajamento da população ao movimento encabeçado por dermatologistas brasileiros.

Outros shoppings do país também vão aderir ao Dezembro Laranja: no dia 12, será a vez do MorumbiShopping, em São Paulo; ParkShoppingCampoGrande, no Rio de Janeiro; Pátio Savassi, em Belo Horizonte; e ParkShopping, em Brasilia.

 

Para ampliar o impacto da iniciativa, a SBD realizou a ação inédita denominada “Seja humano com a sua pele” com a presença da artista plástica britânica especializada em body art, Emma Fay, no sábado e no domingo, no Parque Ibirapuera e na Praia de Ipanema.

Mais de 14 mil pessoas assistiram a intervenções artísticas de contorcionistas transformados por Emma, por meio de pinturas corporais, em girafa, zebra, babuíno e caranguejos.

 O intuito foi conscientizar de forma lúdica, o público leigo a se expor ao sol com controle e responsabilidade. A ação completa, desde a preparação dos modelos até a reação das pessoas, foi registrada em vídeo para postagem nas redes sociais.

Além disso, alguns dos principais monumentos do país, como  o Maracanã, Cristo Redentor, Congresso Nacional, Bondinho do Pão de Açúcar e a Ponte Newton Navarro (RN) também se unem a esse movimento. Ao longo do mês, os locais ganham a cor laranja para conscientizar que, a cada ano, registram-se 135 mil novos casos de câncer da pele no Brasil. 

Cresce número de casos

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que em 2016 haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos de câncer, e entre as mulheres, 300.870. Excluindo-se o câncer de pele não melanoma (175.760 casos previstos, que correspondem a 29% do total estimado), esses números caem, respectivamente para 214.350 e 205.9960.

Adesão de artistas e lançamento de aplicativo

Vários artistas aderiram ao movimento e vestiram a camisa da campanha, como Ana Furtado, Anitta, Fernanda Abreu, Lenine, Yasmin Brunet, Fiorella Matheis, Emmanuelle Araújo, Luan Santana, Sorriso Maroto, Lenine, Thiaguinho, Nego Borel, Renato Biguli  e outros. Além disso, todos vão poder entrar na onda laranja partir do dia 8 de dezembro, data do lançamento de um aplicativo pela SBD. Para aderir, basta trocar a cor da foto do perfil.


3 de dezembro de 2015 0

Para marcar a chegada do #dezembrolaranja e ampliar o impacto da iniciativa conscientizando e vestindo o Brasil nas cores da ação, a Sociedade Brasileira de Dermatologia trás, pela primeira vez ao Brasil, a inglesa Emma Fay, artista plástica de reconhecimento internacional, especializada em body art. O movimento batizado de “Seja humano com a sua pele” fará intervenções artísticas com contorcionistas que se transformarão em girafa, flamingo, babuíno e caranguejos. A ideia é conscientizar as pessoas, de forma lúdica, a se exporem ao sol de forma controlada, com responsabilidade. Um enorme estúdio de vidro climatizado será montado nos locais para que o processo de pintura corporal possa ser acompanhado pelo público. Os artistas circularão pelo parque e praia interagindo com as pessoas. Toda a ação, da preparação dos modelos até a reação das pessoas, será registrada em vídeo para posterior postagem nas redes sociais. Promotores uniformizados farão distribuição de folheto informativo sobre a campanha e filtros solares.

Serviço:

5 de dezembro

Parque Ibirapuera – próximo à marquise do MAM

Personagens: Girafa, zebra e babuíno

Horário: das 8h às 16h

6 de dezembro

Praia de Ipanema – entre posto 9 e 10

Personagens:  Caranguejos

Horário: das 8h às 16h


25 de novembro de 2015 0

Com a chegada do mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) convida os brasileiros a se engajarem na campanha Dezembro Laranja. A ação, realizada pela entidade pelo segundo ano consecutivo, reforça o combate e a prevenção precoce do câncer da pele e estimula a interação da população com o tema, promovendo a conscientização sobre este tipo de câncer, o de maior incidência no Brasil e no mundo. Para participar da campanha, use peças de roupas ou adereços na cor laranja. Registre esse momento e compartilhe usando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. 

Além dessa iniciativa, até o fim do ano a entidade realiza diversas ações de prevenção. No domingo, dia 29, na partida contra o Joinville, os jogadores do Cruzeiro vão entrar no gramado no Estádio Mineirão vestindo camisas laranjas e exibir a faixa do Dezembro Laranja.

“Queremos reforçar e difundir a informação sobre o assunto, que é de utilidade pública. Este é o momento em que toda a sociedade, de alguma forma, participa da luta contra o câncer da pele”, ressalta o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

 CONCURSO NAS REDES SOCIAIS

Até o dia 4 de dezembro, a SBD realiza o concurso fotográfico #controleosol. Para participar, basta postar sua foto no Instagram “controlando o sol”. As imagens serão avaliadas pelos renomados fotógrafos Ella Durst, Bob Wolfenson e Marcos Magaldi e as mais curtidas aparecerão no Facebook da SBD. Não esqueça de usar a hashtag #controleosol e deixar seu perfil aberto.  

CASOS NO PAÍS

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos e o câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas.

A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h). Para informações detalhadas da campanha de prevenção ao câncer da pele da SBD, acesse www.controleosol.com.br.

O hotsite conta com uma calculadora de risco de câncer da pele, além de dicas de medidas fotoprotetoras.


23 de novembro de 2015 0

     

De acordo com dados preliminares da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 15 mil pessoas foram atendidas no “Dia C”, de Combate ao Câncer da Pele em todo o território brasileiro. Realizadas por 3 mil dermatologistas voluntários, as avaliações, diagnósticos e pequenas cirurgias ocorreram no dia 7 de novembro, em 120 postos credenciados, em 23 estados do país. Os dados da campanha ainda não foram finalizados, mas a expectativa da organização é de um atendimento de 30 mil pessoas. O câncer da pele é o mais frequente em todo o país, correspondendo a 25% dos casos. A iniciativa é uma das principais ações do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), desenvolvido pela SBD desde 1999.

Para estender esse movimento de conscientização, a entidade promove pelo segundo ano consecutivo o “Dezembro Laranja”, vestindo o Brasil de laranja e promovendo diversas ações de conscientização e de combate à doença.  

 


16 de novembro de 2015 0

O Programa Pró Albino, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, obteve o segundo lugar na categoria Médicos – Pessoa Jurídica na sétima edição do Doutor Cidadão, evento promovido desde 2004 pela Associação Paulista de Medicina (APM), que apoia, reconhece e valoriza programas sociais idealizados e executados por médicos ou acadêmicos de Medicina nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente, no estado de São Paulo. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 6 de novembro.

Iniciado em 2010, o programa visa o registro e acompanhamento médico de albinos, sobretudo de dermatologistas, além de oftalmologistas.

“Não tínhamos muita ideia dos rumos que o projeto tomaria quando o iniciamos, e hoje já temos 180 albinos, entre eles 58 crianças, fazendo acompanhamento médico periódico”, disse um dos criadores, Marcus Maia, chefe do Ambulatório de Oncologia da Santa Casa.

O Pró Albino da Santa Casa também é idealizado pela dermatologista Carolina Marçon e pelo oftalmologista Ronaldo Sano, ambos da Santa Casa.

Expansão para os Serviços Credenciados 

As perspectivas futuras para o projeto, incorporado pela SBD durante a gestão de Denise Steiner (2013-2014), consistem na expansão para outros centros de atenção em todo o Brasil. Já está em andamento a implantação do programa nos 77 Serviços de Dermatologia da SBD. Os pacientes serão registrados no ambulatório de atendimento com um protocolo modelo fornecido pela entidade. Com isso, além de obter dados epidemiológicos fidedignos, atende a todos os pacientes de forma mais ampla e efetiva.


28 de outubro de 2015 0

No dia 27 de outubro, a ONG Psoríase Brasil – União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil, iniciou uma ação no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, em Brasília, com o objetivo de chamar a atenção do Poder Público para a falta de tratamento da Psoríase no país e para colocar em debate a questão do preconceito sofrido pelos portadores da doença. Em 24 de maio de 2014, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a psoríase como "doença crônica grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não tem cura".

Desde então, a ONG vem intensificando a sua luta ? iniciada em 2010 ? em prol do bem estar e da qualidade de vida dos pacientes.  A Psoríase atinge cerca de 5 milhões de brasileiros e, de acordo com dados da ONG, 77% dos portadores já sofreram preconceito e 43% precisaram mudar seus hábitos para evitar constrangimento. O fato de as pessoas não estarem cientes de que a doença não é contagiosa é a grande causa desse preconceito.

A falta de tratamento, de remédios e de especialistas da psoríase na Rede Pública e a dificuldade de diagnóstico são alguns dos tópicos abordados na ação, que se estenderá até esta quinta-feira, 29 de outubro o Dia Mundial da Psoríase.

O que: Ação de Conscientização sobre a Psoríase organizado pela ONG Psoríase Brasil

Quando: de 27  a 29 de outubro (Dia Mundial da Psoríase)

Onde: Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados – Brasília – DF  





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados