ONG Psoríase Brasil promove ato para chamar a atenção sobre a falta de tratamento da doença



ONG Psoríase Brasil promove ato para chamar a atenção sobre a falta de tratamento da doença

28 de outubro de 2015
psoriase-13.jpeg

No dia 27 de outubro, a ONG Psoríase Brasil – União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil, iniciou uma ação no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, em Brasília, com o objetivo de chamar a atenção do Poder Público para a falta de tratamento da Psoríase no país e para colocar em debate a questão do preconceito sofrido pelos portadores da doença. Em 24 de maio de 2014, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a psoríase como "doença crônica grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não tem cura".

Desde então, a ONG vem intensificando a sua luta ? iniciada em 2010 ? em prol do bem estar e da qualidade de vida dos pacientes.  A Psoríase atinge cerca de 5 milhões de brasileiros e, de acordo com dados da ONG, 77% dos portadores já sofreram preconceito e 43% precisaram mudar seus hábitos para evitar constrangimento. O fato de as pessoas não estarem cientes de que a doença não é contagiosa é a grande causa desse preconceito.

A falta de tratamento, de remédios e de especialistas da psoríase na Rede Pública e a dificuldade de diagnóstico são alguns dos tópicos abordados na ação, que se estenderá até esta quinta-feira, 29 de outubro o Dia Mundial da Psoríase.

O que: Ação de Conscientização sobre a Psoríase organizado pela ONG Psoríase Brasil

Quando: de 27  a 29 de outubro (Dia Mundial da Psoríase)

Onde: Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados – Brasília – DF  





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados