Programa Pró Albino da Santa Casa de São Paulo fica em segundo lugar no Prêmio Doutor Cidadão da APM



Programa Pró Albino da Santa Casa de São Paulo fica em segundo lugar no Prêmio Doutor Cidadão da APM

16 de novembro de 2015

O Programa Pró Albino, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, obteve o segundo lugar na categoria Médicos – Pessoa Jurídica na sétima edição do Doutor Cidadão, evento promovido desde 2004 pela Associação Paulista de Medicina (APM), que apoia, reconhece e valoriza programas sociais idealizados e executados por médicos ou acadêmicos de Medicina nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente, no estado de São Paulo. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 6 de novembro.

Iniciado em 2010, o programa visa o registro e acompanhamento médico de albinos, sobretudo de dermatologistas, além de oftalmologistas.

“Não tínhamos muita ideia dos rumos que o projeto tomaria quando o iniciamos, e hoje já temos 180 albinos, entre eles 58 crianças, fazendo acompanhamento médico periódico”, disse um dos criadores, Marcus Maia, chefe do Ambulatório de Oncologia da Santa Casa.

O Pró Albino da Santa Casa também é idealizado pela dermatologista Carolina Marçon e pelo oftalmologista Ronaldo Sano, ambos da Santa Casa.

Expansão para os Serviços Credenciados 

As perspectivas futuras para o projeto, incorporado pela SBD durante a gestão de Denise Steiner (2013-2014), consistem na expansão para outros centros de atenção em todo o Brasil. Já está em andamento a implantação do programa nos 77 Serviços de Dermatologia da SBD. Os pacientes serão registrados no ambulatório de atendimento com um protocolo modelo fornecido pela entidade. Com isso, além de obter dados epidemiológicos fidedignos, atende a todos os pacientes de forma mais ampla e efetiva.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados