Dezembro Laranja é destaque no Brasil neste fim de semana



Dezembro Laranja é destaque no Brasil neste fim de semana

7 de dezembro de 2015
caranguejodez.png

A campanha Dezembro Laranja, elaborada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) pelo segundo ano consecutivo visando a prevenção ao câncer da pele, movimentou quatro shoppings do Brasil no último fim de semana (5 e 6/12): o BarraShopping, no Rio de Janeiro; o ParqueShoppingBarigui, em Curitiba; o BarraShopppingSul, em Porto Alegre; e o Shopping Anália Franco, em São Paulo. Nos locais, cerca de oito mil visitantes foram alertados quanto aos riscos da doença, tipo mais incidente no Brasil e no mundo, além de receberem informações preventivas e de tirarem fotos “controlando o sol” em cabines fotográficas. As imagens, que já estão sendo compartilhadas nas redes sociais com a hashtag #dezembrolaranja, mostram o engajamento da população ao movimento encabeçado por dermatologistas brasileiros.

Outros shoppings do país também vão aderir ao Dezembro Laranja: no dia 12, será a vez do MorumbiShopping, em São Paulo; ParkShoppingCampoGrande, no Rio de Janeiro; Pátio Savassi, em Belo Horizonte; e ParkShopping, em Brasilia.

 

Para ampliar o impacto da iniciativa, a SBD realizou a ação inédita denominada “Seja humano com a sua pele” com a presença da artista plástica britânica especializada em body art, Emma Fay, no sábado e no domingo, no Parque Ibirapuera e na Praia de Ipanema.

Mais de 14 mil pessoas assistiram a intervenções artísticas de contorcionistas transformados por Emma, por meio de pinturas corporais, em girafa, zebra, babuíno e caranguejos.

 O intuito foi conscientizar de forma lúdica, o público leigo a se expor ao sol com controle e responsabilidade. A ação completa, desde a preparação dos modelos até a reação das pessoas, foi registrada em vídeo para postagem nas redes sociais.

Além disso, alguns dos principais monumentos do país, como  o Maracanã, Cristo Redentor, Congresso Nacional, Bondinho do Pão de Açúcar e a Ponte Newton Navarro (RN) também se unem a esse movimento. Ao longo do mês, os locais ganham a cor laranja para conscientizar que, a cada ano, registram-se 135 mil novos casos de câncer da pele no Brasil. 

Cresce número de casos

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que em 2016 haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos de câncer, e entre as mulheres, 300.870. Excluindo-se o câncer de pele não melanoma (175.760 casos previstos, que correspondem a 29% do total estimado), esses números caem, respectivamente para 214.350 e 205.9960.

Adesão de artistas e lançamento de aplicativo

Vários artistas aderiram ao movimento e vestiram a camisa da campanha, como Ana Furtado, Anitta, Fernanda Abreu, Lenine, Yasmin Brunet, Fiorella Matheis, Emmanuelle Araújo, Luan Santana, Sorriso Maroto, Lenine, Thiaguinho, Nego Borel, Renato Biguli  e outros. Além disso, todos vão poder entrar na onda laranja partir do dia 8 de dezembro, data do lançamento de um aplicativo pela SBD. Para aderir, basta trocar a cor da foto do perfil.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados