Em podcast, dermatologistas explicam o que é e como se manifesta a dermatite de contato



array(4) { [0]=> string(83) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg" [1]=> int(1200) [2]=> int(1200) [3]=> bool(true) }

Em podcast, dermatologistas explicam o que é e como se manifesta a dermatite de contato

29 de julho de 2022
Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg

Você já deve ter escutado o termo dermatite de contato em uma roda de conversa entre amigos ou mesmo lendo alguma matéria na internet, mas você sabe o que é? Então, venha ouvir o episódio do Palavra de Dermato dessa sexta-feira (29), uma série de podcast produzidos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD),  e saber mais sobre essa inflamação que é tão comum no cotidiano, mas que poucos entendem como afeta o organismo.

A conversa contou com participação especial dos médicos dermatologistas Renan Bonamigo e Rosana Lazzarini, que fazem parte do Departamento de Alergia Dermatológica e Dermatoses Ocupacionais da SBD. A moderação ficou com Beni Grinblat, 2º secretário da entidade.

Definições – O termo dermatite é genérico e define qualquer doença inflamatória da pele. Ela pode ser causada por diversos fatores, além de poder surgir em qualquer idade. Conforme explicam os especialistas, a dermatite de contato ocorre porque existe um fator ou agente externo que ao entrar em contato com a pele faz ela reagir. Essa reação pode causar uma dermatite de contato irritativa (quando só há uma reação no local do contato) ou uma dermatite de contato alérgica (quando o produto consegue penetrar na pele e provoca uma reação imunológica).

No bate-papo, são discutidas diversas situações nas quais podem ocorrer as dermatites de contato, tais como: contato prolongado com água e detergente ou luvas de borracha; cosméticos para o couro cabeludo, rosto ou corpo; e produtos de limpeza. Além disso, existem também alergias relacionadas a produtos com metais (brincos, anéis, pulseiras etc.), em especial ao níquel, presente até em peças de ouro e banhadas a ouro.

Bebês – Além disso, os dermatologistas falaram também de uma queixa comum de pais: a dermatite causada pelo contato com fraldas. Essa irritação acontece muitas vezes porque as nádegas e coxas do bebê ficam em contato com a fralda úmida por muito tempo e fezes, o que facilita o aparecimento de quadros de dermatite irritativa, como explicam os dermatologistas convidados.

Por fim, os especialistas abordam ainda os problemas relacionados às dermatites ocupacionais, ou seja, aquelas que se manifestam em virtude da profissão/ocupação da pessoa. Na conversa, eles enfatizaram a importância de se procurar um dermatologista para entender o quadro e saber a melhor forma de diagnóstico de tratamento.

Podcast – O Palavra de Dermato é lança um novo episódio todas as sextas-feiras no Spotify e em outras plataformas de streaming. A cada semana é discutido de maneira informal um assunto relevante para o cotidiano das pessoas, trazendo esclarecimentos e respostas para dúvidas sempre com base científica.

Até o momento, já foram exibidos os episódios: “O que o dermatologista pode fazer por você”; “Skincare: dicas de cuidado com sua pele; “Micoses” e “Meu cabelo está caindo, e agora?”. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados