Cabelos e unhas e a saúde de cada um em debate com os maiores dermatologistas do Brasil, no Rio de Janeiro



array(4) { [0]=> string(161) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2023/05/rosto-da-bela-mulher-sexy-com-unhas-pretas-e-labios-cor-de-rosa-garota-sexy-com-maquiagem-fashion-1200x1200.jpg" [1]=> int(1200) [2]=> int(1200) [3]=> bool(true) }

Cabelos e unhas e a saúde de cada um em debate com os maiores dermatologistas do Brasil, no Rio de Janeiro

12 de maio de 2023
rosto-da-bela-mulher-sexy-com-unhas-pretas-e-labios-cor-de-rosa-garota-sexy-com-maquiagem-fashion-1200x1200.jpg

Começa na quinta-feira, dia 18, com um curso que traz como temas Cirurgia do complexo ungueal; Cirurgia do couro cabeludo; Tricoscopia avançada; Curso teórico de dermatoscopia ungueal, o VIII Simpósio de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os outros dois dias serão dedicados a palestras, apresentações e debates.
No dia 19 ocorre a abertura com Heitor de Sá Gonçalves (CE), presidente da SBD; Antonio Macedo D´Acri, Presidente SBD-RJ, Daniel Fernandes Melo (RJ) que coordena o Departamento de Cabelos e Unhas e Glaysson Tassara Tavares (MG). Palestrantes estrangeiros de países como Itália, Estados Unidos, México e Portugal, também estarão presentes no evento. Inscrições são aceitas até o dia 15 de maio.

A diversidade de temas e o esclarecimento sobre a importância da especialização e do olhar integral para o paciente estarão muito em voga nos debates. “Existe uma grande variedade diagnóstica na queda de cabelo, por exemplo, podendo ela estar relacionada à alguma situação ocorrida nos últimos meses, mas ser também a manifestação de outra doença, um primeiro sinal ou sintoma de uma doença mais grave. Por isso é importante que o paciente que leva uma queixa, seja avaliado como um todo, não só na parte do cabelo, mas na parte clínica integral. Uma dermatoscopia pode levar ao tratamento mais adequado. Sobre unhas, por exemplo, o melanoma na região e sob as unhas está aumentando e para diferenciar uma doença inflamatória de um melanoma precisamos de um especialista, um dermatologista, com critério e preparo para tal”, explica Fabiane Mullinari Brenner, dermatologista da Direção da SBD.

Daniel Fernandes Melo, dermatologista que coordena o Departamento de Cabelos e Unhas fala sobre as questões em debate no evento com novidades. “Vamos ter o que existe de mais recente em terapêutica, no campo da cosmiatria capilar, procedimentos, tricologia clínica, pediátrica e vários outros temas”, conta o coordenador. Violeta Tortelly, que também coordena o evento, completa. “Teremos mais de 40 especialistas do Brasil e Internacionais e no Brasil temos uma das maiores publicações sobre cabelos do mundo, então é importante esta troca. Vamos abordar muitas coisas cruciais, as doenças, as novas doenças, demandas de cabelos afro, que exige cuidados com a alopecia de tração e como ele cresce menos e tem menos densidade merece cuidados especiais, vamos falar de transplante capilar e em quais casos de alopecia pode ser feito. Trataremos de alisamentos, formol, opções liberadas pelas Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Outro ponto são assuntos sobre unhas colocadas (gel, etc.) vamos instruir sobre o que pode ser indicado para uso seguro”, destaca a especialista.

Serviço-Programação completa:

https://eventos.sbd.org.br/viii-simposio-de-cabelos-e-unhas/

O Simpósio acontece no Windsor Oceânico, Rio de Janeiro, na Rua Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados