Sociedade Brasileira de Dermatologista lança guia e podcasts com orientações para evitar micoses e outras doenças da pele



array(4) { [0]=> string(72) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2021/12/CapaMicose-SIteSBD.png" [1]=> int(362) [2]=> int(362) [3]=> bool(false) }

Sociedade Brasileira de Dermatologista lança guia e podcasts com orientações para evitar micoses e outras doenças da pele

29 de agosto de 2022
CapaMicose-SIteSBD.png

Cuidados básicos e diários com a higiene do corpo podem ter um grande impacto na preservação da saúde, bem-estar e autoestima, evitando o risco de contrair micoses e outras doenças contagiosas que afetam a pele, o cabelo e as unhas. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre como prevenir esses problemas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) elaborou um guia prático que oferece recomendações importantes para a população em geral, com linguagem acessível e didática.

Com essa publicação, distribuída gratuitamente, espera-se fazer contraponto à circulação de informações falsas e distorcidas, sobretudo nas redes sociais. Para ampliar o espectro de esclarecimentos focados na população, a SBD também preparou dois podcasts com orientações acessíveis sobre os problemas causados por fungos na forma de micoses que afetam a pele e as unhas, principalmente

LEIA AQUI O GUIA COMPLETO

O documento – apresentado ao especialistas e pacientes durante o 75º Congresso da Sociedade de Dermatologia (CSBD), realizado na capital paulista – traz dez orientações que podem ser facilmente incorporadas à rotina e que, se seguidas, evitam problemas de saúde na pele e nas unhas. Para tanto, são usadas recomendações referenciadas por médicos dermatologistas e documentos científicos.

O trabalho destaca que a pele é o maior órgão do corpo humano, sendo suscetível a doenças – como infecções causadas por fungos ou bactérias – que, se não forem diagnosticadas e tratadas, podem se agravar e atingir até mesmo órgãos internos. Neste contexto, os responsáveis pelo documento ressaltam que a higiene é o melhor caminho para uma pele saudável. No entanto, há alguns cuidados que precisam ser tomados. Confira a seguir algumas das principais orientações disponíveis no guia:

Higienização – Um dos pontos citados no texto diz respeito à quantidade de banhos por período. De forma geral, o guia destaca que, ao contrário do que muitos pensam, uma ducha ao dia já é o suficiente. O recomendado é que seja com água morna, próxima de 37°C (temperatura normal do corpo), pois as temperaturas altas contribuem para o ressecamento da pele. Além disso, explica o documento, o corpo entende que há necessidade de produzir novamente oleosidade, o que pode piorar doenças lipodependentes (que dependem de gordura), como dermatite seborreica e pano branco (pitiríase versicolor), entre outras.

Outro item que chama a atenção é o que se refere à troca de lençóis e fronhas, que deve ser feita ao menos uma vez na semana. Já as colchas podem ser substituídas em intervalos maiores, de três em três meses.  No caso de roupas (como calcinhas, cuecas, meias, blusas e camisas), a regra de ouro é usar uma vez e lavar.  Com outras peças do vestuário, os intervalos podem ser maiores, mas é aconselhável observar o clima. Em dias muito quentes, como a umidade e calor são alimentos para bactérias e fungos, é melhor lavar a peça por conta do suor.

Cuidados – Entre os cuidados básicos recomendados pelos dermatologistas para prevenir e evitar a transmissão de doenças da pele, destacam-se o não compartilhamento de toalhas e sabonetes em barra. Os especialistas alertam: só é possível dividir produtos de higiene para o corpo quando não há contato direto da substância com as mãos, como em sabonetes líquidos ou em gel

Em relação aos sabonetes, o guia da SBD destaca ainda ser necessário cuidado com o tipo que é utilizado. Segundo o guia, o uso indiscriminado de produtos antissépticos provoca o ressecamento da pele e  remove a camada protetora de gordura. Portanto, artigos desse tipo só devem ser utilizados sob recomendação médica, de preferência do dermatologista.

A indicação médica é primordial também no cuidado com as micoses. Muitas pessoas utilizam remédios para seu tratamento sem antes passar por uma avaliação médica. Porém, sublinham os especialistas: esse hábito está errado e precisa ser evitado, pois pode mascarar a doença de base.

“Incorporar essas medidas básicas ao dia a dia é um grande passo para a prevenção de doenças na pele e unhas. Porém, mais um cuidado é fundamental: quando surgirem irritações, incômodos ou coceiras, entre outros sintomas, se consulte com um médico dermatologista, o mais rápido possível. Essa ação proporcionará o melhor diagnóstico e o tratamento imediato”, enfatiza o presidente da SBD, Mauro Enokihara.

Informação – Além do guia, a SBD tem se preocupado em alertar por outros meios sobre o tema e a necessidade de visitar um especialista em caso de aparecimento de sinais ou sintomas na pele. Recentemente, foram lançados dois podcasts pela SBD que abordam esses problemas de pele: um sobre micose e outro sobre micoses de unhas. Para ouvir as entrevistas que trazem uma série de orientações e esclarecem dúvidas, basta acessar o canal Palavra de Dermato, mantido pela Sociedade no spotify e em outras plataformas de streaming.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS PROGRAMAS NA ÍNTEGRA

Em forma de bate-papos descontraídos e com linguagem acessível, os especialistas explicam as características dos diferentes tipos de micose, falam sobre como prevenir e orientam sobre os possíveis tratamentos. Além disso, ressaltam a relevância de se visitar um dermatologista, pois é fundamental para fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento, uma vez que nem toda alteração na unha é micose e nem toda descamação nos pés é micose.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados