Seminário da Sociedade Brasileira de Dermatologia discute cuidados com intervenções estéticas



Seminário da Sociedade Brasileira de Dermatologia discute cuidados com intervenções estéticas

26 de abril de 2019
sitenoticiaseminarioo-globoprancheta-1.jpeg

RIO — De malas prontas para viajar, Priscilla Aguiar precisou adiar os planos ao ser internada dois dias após realizar uma rinomodelação com aplicação de ácido hialurônico, pois seu nariz estava com necrose. O procedimento não havia sido conduzido por um cirurgião ou dermatologista, que são os profissionais indicados, mas por uma biomédica. As consequências poderiam ser ainda piores, como cegueira ou derrame.

— Eu sempre paro, respiro e penso em toda a sorte que eu tive no atendimento médico após o incidente. É incrível olhar uma foto do início do tratamento e perceber que só restaram mesmo cicatrizes pequenas — conta ela, que se arrepende de não ter procurado um serviço especializado.

A saúde da pele e os riscos de procedimentos estéticos realizados por não especialistas serão tema do seminário “Cosmiatria e Laser: beleza à luz da medicina”, que será realizado, no dia 7 de maio, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com O GLOBO. A inscrição é gratuita e poderá ser feita através do link https://oglobo.globo.com/projetos/cosmiatriaelaser/.

O evento, que acontecerá no auditório do jornal, na Rua Marquês de Pombal, 25, debaterá, a partir das 9h, a importância da formação adequada na especialidade, os riscos da realização de tratamentos com profissionais não habilitados.

— Existe uma banalização das práticas estéticas. É importante alertar a população sobre como não cair em nenhuma armadilha na hora de buscar a cosmiatria. É possível buscar um ajuste estético com segurança junto a profissionais capacitados para isso — comenta o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sérgio Palma. — Estamos lidando com o maior bem que é a nossa vida.

O seminário será estruturado em três blocos “Beleza e saúde da pele: a dermatologia no centro da atenção”, “A era dos injetáveis: habilitação e segurança dos procedimentos” e “Tratamentos e cuidados dermatológicos: o futuro é agora”. A atriz Luiza Brunet também participará do evento, falando sobre sua experiência com o vitiligo, autoestima e padrões de beleza. O encontro reunirá médicos, atrizes, jornalistas, pesquisadores e representantes do poder público.

Fonte: O Globo





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados