Diretoria da SBD se reúne com presidentes das Regionais para o debate de ações conjuntas



Diretoria da SBD se reúne com presidentes das Regionais para o debate de ações conjuntas

28 de abril de 2019
diretoria-e-regionais-edit.jpg

Dirigentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) gestão 2019/2020 estiveram reunidos com os presidentes das Regionais na manhã deste sábado (28/4) para a discussão e troca de ideias sobre o trabalho conjunto em desenvolvimento este ano. O encontro ocorreu na sede da SBD, no Rio de Janeiro, e foi uma oportunidade para os representantes tirarem suas dúvidas sobre pontos importantes da Sociedade e de suas atividades científicas. Após a abertura, o presidente da SBD Sérgio Palma, convidou os presentes para compartilhar suas experiências.  

Entre os assuntos abordados, estavam o calendário de eventos das Regionais e Nacional; o trabalho político e jurídico da SBD em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM); as ações de defesa profissional e de divulgação da dermatologia para o público leigo; a assessoria jurídica das Regionais e a matriz de competências da dermatologia.

O encontro contou com a presença do representante jurídico da SBD Carlosmagnum Nunes que apresentou os processos em andamento e as 827 denúncias encaminhadas pela SBD para os órgãos de fiscalização entre 2017 e 2019. Segundo o advogado, é importante que as denúncias enviadas pelo associado ao Jurídico (defesaprofissional-juridico@sbd.org.br) sejam fundamentadas. Ressaltou que o Departamento Jurídico da SBD monitora diariamente quaisquer resoluções de entidades de não médicos que infrinjam a Lei do Ato Médico e imediatamente adota medidas pertinentes em defesa da classe e da saúde da população. Além de encaminhar as denúncias, o Jurídico também faz trabalho de conscientização visitando os órgãos conforme o caso. 

Após explicar a importância do cumprimento da Lei do Ato Médico (12.842/2013), Nunes lembrou ao associado da necessidade de que todas as publicações feitas nos perfis profissionais nas redes sociais sejam acompanhadas do nome, do número da inscrição no CRM local, bem como do RQE. 

Membros da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD, coordenada por José Ramon Varella Blanco, também estiveram presentes. A dermatologista Débora Ormond esclareceu algumas dúvidas sobre questões éticas e informou que no dia 21 de maio haverá reunião entre a SBD com a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) para tratar sobre assuntos da publicidade médica e orientações relacionadas à dermatologia. 

“A troca de experiências realizada hoje aprimorará nossos projetos comuns. As prioridades da gestão têm como foco na Defesa Profissional e no desenvolvimento científico da dermatologia e conta com o envolvimento das Regionais, que são a nossa extensão em cada estado brasileiro, para que possamos ser cada vez mais fortes e atuantes”, afirmou o presidente Sérgio Palma. Ele adiantou que está sendo criado novo canal do Jurídico no site da SBD para o recebimento das denúncias relativas ao exercício ilegal da profissão.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados