SBD solicita ao Ministério da Saúde importação de acitretina para suprir demandas emergenciais



SBD solicita ao Ministério da Saúde importação de acitretina para suprir demandas emergenciais

2 de agosto de 2019
logo-sbd-oticia-site-.png

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) enviou ofício (clique para ler) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), à Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, ligados ao Ministério da Saúde, em que solicita a tomada de providências urgentes para o reabastecimento do medicamento acitretina, tanto na rede pública quanto no mercado privado. 

O pedido veio após o laboratório TEVA, atual fabricante do medicamento, informar no site institucional sobre a suspensão da produção, sem data especificada para retomada. No documento, a SBD sugere a possibilidade de o Ministério da Saúde importar, de forma emergencial, o medicamento para suprir as demandas até que a produção no Brasil seja normalizada.

“O problema cresce em proporção ao considerarmos que a Acitretina é a única medicação eficaz e disponível para tratamento de uma série de genodermatoses graves (disceratoses – distúrbios de ceratinização da pele), o que deixa uma grande população de crianças gravemente enfermas sem possibilidade de tratamento”, diz trecho do ofício.

O ofício da SBD reitera ainda a posição da instituição em manter, nos últimos dez anos, tratativas junto aos gestores federais com o intuito de estabelecer parceria nas decisões relacionadas aos assuntos da especialidade, dentre os temas, aqueles relacionados à melhora da assistência farmacêutica oferecida aos doentes dermatológicos no País. 

“Trata-se de um apelo em nome de pacientes e profissionais que contam com esse medicamento para fazer o controle de doenças. Contamos com a sensibilidade do Governo diante desse grave problema, cuja solução passa pela vontade política dos tomadores de decisão. Os dermatologistas estão empenhados na cobrança por respostas”, disse o presidente da SBD, Sérgio Palma. 

 
 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados