Regulamentação da profissão de esteticista é aprovada pela CAS e segue para o Senado




8 de dezembro de 2017 0

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (6/12) o substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) à proposta que regulamenta a profissão de esteticista, dividida em estetacosmetólogo, com nível superior, e o técnico em estética (PLC 77/2016). O texto segue agora para o Plenário do Senado, podendo receber novas alterações.

Segundo o texto, a atividade de “estetacosmetólogo” deve ser exercida por diplomados no ensino superior. Já os técnicos em estética devem ter certificado expedido por instituição credenciada ou atuar na área há pelo menos três anos. O relatório da senadora Ana Amélia proíbe os esteticistas de executar atividades de estética médica, como aplicação de botox, preenchimento, peelings químicos e procedimentos cirúrgicos, atividades que podem oferecer sérios riscos à saúde da população quando utilizados sem a expertise e habilitação necessárias.

Ao longo do ano, foram realizadas diversas reuniões para a discussão da matéria, reunindo dermatologistas, fisioterapeutas e esteticistas. A senadora incorporou as contribuições recebidas para evitar conflitos entre diferentes categorias profissionais e procedimentos considerados invasivos.

O vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, que participou das reuniões em Brasília para análise da proposta, afirma que “o trabalho desenvolvido durante a tramitação do PLC 77/2016, visou à garantia das prerrogativas médicas e da dermatologia, protegendo a população ao assegurar uma saúde de qualidade”.

Agência Senado/editado por SBD


8 de dezembro de 2017 0

Cleia Viana/Câmara dos Deputados


O dermatologista Érico Pampado (segundo da dir. para esq.) participa da discussão sobre complicações em cirurgias de lipoaspiração

Nesta terça-feira (5/12), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) participou de audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e de Seguridade Social e Família, na Câmara dos Deputados, para a discussão das intercorrências e óbitos em decorrência da lipoaspiração. A entidade esteve representada pelo dermatologista Érico Pampado Di Santis, que trata do assunto em sua tese de doutorado, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Participaram do encontro, a coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do CFM, Rosylane das Mercês Rocha; o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Luciano Chaves; a neurologista e pesquisadora Daniela Pachito, do Centro Cochrane do Brasil; e as deputadas Carmen Zanotto, Pollyana Gama e Shéridan Oliveira.

Em sua exposição, o dermatologista propôs que se faça em todo o território nacional a notificação obrigatória das intercorrências mais graves e das circunstâncias das mortes após o procedimento estético.

“Seria de grande relevância termos esses dados para que possamos conhecer o número real de casos e realizar um levantamento das causas que levaram às complicações para a morte”, explica. Ele frisa que, a partir da notificação, será possível a realização de protocolos de segurança para prevenção de mortes futuras.

No ano passado, 209.165 pessoas realizaram a lipoaspiração no Brasil. O país ficou atrás apenas dos Estados Unidos, líder mundial no procedimento com 257.334 casos, segundo a Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). A lipoaspiração é a cirurgia cosmética mais realizada no mundo e também o procedimento que mais acumula processos ético-profissionais contra médicos da área de estética.

“É necessário que o paciente que vá se submeter a qualquer procedimento médico conheça a qualificação do profissional responsável”, relata Pampado. Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), os profissionais graduados em medicina estão autorizados a fazer qualquer procedimento médico, porém é aconselhado a busca de profissionais especializados na área em que procuram atendimento.

A coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do CFM, Rosylane das Mercês Rocha, frisou que o Conselho pune os profissionais que causam danos aos pacientes, e que essa punição é mais grave quando o médico não tem especialização.

Pesquisa

Em sua pesquisa de doutorado, Pampado conseguiu levantar 86 certidões das 102 notificações de óbito publicadas na imprensa por causa do procedimento entre 1987 e 2015. Apenas 7% dos documentos, no entanto, apresentavam preenchimentos claros. Este ano[2017], entre janeiro e março, a imprensa noticiou seis mortes durante essas cirurgias.

“Isso vai continuar acontecendo, e precisamos saber quais foram os riscos envolvidos que culminaram no acidente fatal”, salienta acrescentando que a partir desse primeiro passo, será possível a notificação compulsória para outras cirurgias. “Sem dúvida isso aumentaria a transparência e diminuiria os erros e acidentes”, completa.

A neurologista Daniela Pachito afirmou que hoje a literatura não disponibiliza dados suficientes sobre os benefícios da lipoaspiração (cardiovasculares e metabólicos) para levantar parâmetros de risco do ponto de vista da medicina com base em evidências, bem como efetividade e segurança em curto e longo prazos. Em sua opinião, uma melhoria na qualidade de informação disponível na internet sobre o assunto poderia auxiliar pacientes e familiares na tomada de decisão.

A mudança na legislação para coibir a atuação de não médicos e assim aumentar a segurança dos pacientes também foi discutida no encontro. Sobre a questão, a deputada Pollyana Gama reforçou a necessidade de fiscalização intensa para que a lipoaspiração seja realizada por médicos, e que a notificação compulsória seja uma alternativa do Legislativo para a redução das mortes ocasionadas pela lipoaspiração.


7 de dezembro de 2017 0

O Shoptime, maior canal brasileiro de vendas pela TV, entrou na campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para combater o câncer da pele. 

A partir desta sexta-feira, 8 de dezembro, o site da marca reunirá dicas de prevenção sobre o câncer da pele. Especialmente para a data, o canal também terá em sua programação informações voltadas para os cuidados com a pele e posts nas redes sociais. Nesse dia, todos os apresentadores estarão no comando dos programas vestidos de camisa laranja da campanha. #dezembrolaranja

Para acessar as dicas, acesse o novo hotsite: 

https://www.shoptime.com.br/dezembrolaranja

 

 


6 de dezembro de 2017 0

Três dos principais locais turísticos do Rio de Janeiro entram para a campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que alerta a população para os cuidados com o sol e os riscos do câncer da pele. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil novos casos de câncer da pele no Brasil. Este é o câncer de maior incidência no mundo.

Desde a última sexta-feira, dia 1º de dezembro, o AquaRio exibe o tanque de águas-vivas na cor laranja, além de um monitor com informações sobre a campanha. Para Marcelo Szpilman, diretor-presidente do AquaRio, quanto mais visibilidade à campanha puder ser dado, melhor. "A população sai ganhando com informação e conscientização. Ações como esta tem total apoio do AquaRio". 

No dia 9 de dezembro, das 10h às 14h, Papai Noel chega ao AquaRio para fazer a festa da criançada. Vestido na cor laranja, o bom velhinho vai distribuir balões e gibis assinados pelo cartunista Maurício de Souza que traz a temática da campanha.

Papai Noel do Dezembro Laranja também marca presença no Centro de Visitantes Paineiras

No dia 10 de dezembro, domingo, a partir das 10h, o Dezembro Laranja chega ao Centro de Visitantes Paineiras, local de parada para quem visita o Cristo Redentor e dos visitantes do Parque Nacional da Tijuca. Até o início da tarde, quem passar por Paineiras receberá os gibis da campanha ilustrados pela Turma da Mônica, e ainda folhetos explicativos. O Papai Noel vestido na cor da campanha também posa para foto com a garotada.

"Quem vier ao Centro de Visitantes Paineiras no dia, além de ficar por dentro de como se prevenir, vai poder passear em família. No Centro de Visitantes o acesso é gratuito e há restaurante panorâmico, hamburgueria, loja, e da exposição interativa e gratuita, Floresta Protetora, que funciona das 8h às 18h", detalha Pablo Mórbis, diretor do consórcio Paineiras Corcovado.

Pertinho do Natal, Papai Noel do Dezembro Laranja chega ao RioZoo

Com o Zoológico do Rio em clima de Natal, o Verão no RioZoo também participa da campanha. Nos dias 21 e 22 de dezembro, Papai Noel chega para interagir com o público do Zoológico, distribuindo balões, gibis e posando com as famílias num aplicativo que gera uma foto que é enviada na mesma hora por e-mail.

"Ficamos muito felizes em ter o Grupo Cataratas no time de apoiadores da campanha Dezembro Laranja contra o câncer da pele. Esperamos que esta parceria seja um sucesso", afirma Sérgio Palma, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 


4 de dezembro de 2017 0

Até o fim do mês, estão programadas diferentes atividades em todo país que conscientizam a população sobre a importância da educação em saúde para prevenção do câncer da pele. Assim como ocorrido nos últimos anos, vários monumentos e pontos turísticos serão iluminados de laranja em alusão ao Dezembro Laranja. 

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor recebeu iluminação especial no sábado (2/12). Outros monumentos nacionais, como a Catedral Metropolitana de São Sebastião, os Arcos da Lapa (foto), o chafariz das Praças das Nações, o coreto da Praça Seca, o chafariz da Ilha do Governador, os monumentos Estácio de Sá (Aterro do Flamengo) e Pedro I (Praça Tiradentes), todos no Rio de Janeiro; a Ponte Newton Navarro e o Pórtico dos Reis Magos (RN); o Congresso Nacional (DF) e a Arena do Grêmio (RS) repetirão o gesto durante a campanha. A rede de lojas de móveis e design Dunelli também apoiou campanha, iluminando sua fachada com a cor laranja.

Apoio de personalidades

A campanha tem contado com o apoio de diversas personalidades que emprestaram sua imagem para a difusão de mensagens de prevenção e conscientização do câncer da pele: Fernanda Venturini, Nivea Maria, Irene Ravache (foto), Flávia Quaresma, Alexandre Lino, Estevão Ciavatta, Regina Casé (assista ao vídeo), Flávia Oliveira, Ivan Lins, Kleiton (da dupla Kleiton e Kledir), Ricardo Pereira, Danielle Dahoui, Adriana Esteves (foto), Vladimir Brichta, entre outros. 

 

 


4 de dezembro de 2017 0

Fotos: Laura Jeunon

A SBD deu início ao movimento Dezembro Laranja contra o câncer da pele. No primeiro fim de semana do mês, a cidade do Rio de Janeiro recebeu ações referentes à campanha. Além do Dia do Exame Preventivo, ocorrido no sábado (2/12), em todo o país, a Portela se vestiu de laranja em sua tradicional feijoada, realizada na quadra da campeã do carnaval do Rio 2017. Durante todo o evento, que também marcou o Dia Nacional do Samba, o público ganhou fitinhas e ventarolas da campanha de prevenção e conscientização da doença.

O vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, representou a SBD, e em sua apresentação destacou a importância da parceria com a escola de samba no combate à doença e do envolvimento de toda a comunidade para uma proteção segura da pele não apenas no verão, mas em todos os dias do ano.

“O câncer da pele é uma doença muito comum entre a população brasileira. Por isso, vamos espalhar essa mensagem sobre a necessidade de proteção para nossos amigos, familiares e conhecidos. E também de lembrar da importância da consulta a um dermatologista pelo menos uma vez ao ano. A SBD está presente em 23 estados, além do Distrito Federal, e tem 81 Serviços Credenciados com atendimento gratuito à população”, ressaltou.

Futebol e prevenção

No domingo (3/12), uma partida de futebol amador com a presença do coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, Joaquim Mesquita Filho (de camisa branca na foto abaixo), reforçou a necessidade da proteção também na hora de praticar esportes ao ar livre. Além dos cuidados mais conhecidos, como o uso do filtro solar, o especialista tirou dúvidas sobre os riscos da combinação do limão e outras frutas cítricas com o sol, da remoção de tatuagens e dos cuidados com a pele a partir dos 50 anos de idade. O jogo foi realizado no Grajaú, zona norte do Rio de Janeiro. Veja como foi: https://www.facebook.com/omuseudapelada/videos/563561013992572/.

Veja mais fotos no Facebook da Sociedade Brasileira de Dermatologia 


4 de dezembro de 2017 0

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realizou no sábado (2/12) a primeira ação da 18ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, com atendimento gratuito e conscientização sobre o tipo da doença de maior incidência entre os brasileiros. A atividade faz parte do Dezembro Laranja, mês de prevenção e luta contra o câncer da pele. Das 9h às 15h, cerca de 3 mil médicos dermatologistas, residentes e acadêmicos de medicina voluntários, se mobilizaram em 130 postos de saúde para alertar a população sobre as principais medidas de fotoproteção. Os pacientes que tiveram a doença diagnosticada foram submetidos à procedimentos cirúrgicos.

Como diz o tema da campanha “Se exponha mas não se queime”, aproveitar o sol é importante para a saúde, mas de forma consciente e segura, ou seja, com proteção. Com esse objetivo, diversas Regionais e Serviços Credenciados da SBD fizeram ações em prol do movimento. Confira algumas abaixo.

Rio Grande do Norte 

Rio de Janeiro

Goiás

Distrito Federal

Mato Grosso do Sul

Amazonas

Rio Grande do Sul

Pará

Niterói

São Paulo

Veja mais fotos no Facebook da Sociedade Brasileira de Dermatologia


3 de dezembro de 2017 0

Neste domingo (3/12), o coordenador nacional da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Joaquim Mesquita Filho, participou de uma edição especial do Globo Comunidade sobre os cuidados com a pele quando o assunto é exposição ao sol. Durante sua participação, o médico dermatologista ressaltou a campanha Dezembro Laranja, que este ano vem com o slogan "Se exponha mas não se queime". A dermatologista Juliana Neiva também participou do debate. Clique na imagem para assistir a íntegra do programa.

Confira o vídeo da campanha, que também pode ser compartilhado nas suas redes sociais.


1 de dezembro de 2017 0

A tesoureira da SBD, Maria Auxiliadora Jeunon; o vice-presidente da SBD-RJ, Thiago Jeunon; o presidente da SBD-RJ, Egon Daxbracher; o coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, Joaquim Mesquita Filho; e o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reuniu a imprensa, especialistas e personalidades no Rio de Janeiro, no dia 30 de novembro, para a solenidade de lançamento da campanha Dezembro Laranja, que começa hoje (1/12) e se estende até o fim do verão com a realização de várias ações de educação e combate ao câncer da pele. Com a mensagem “Se exponha mas não se queime”, a campanha quer conscientizar a população sobre a importância do uso de medidas fotoprotetoras contra a doença, frisando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta.

“O conceito geral da campanha é simples e deixa clara nossa proposta de alertar e instruir a população para a adoção de um conjunto de medidas que previnam os danos relacionados ao sol em qualquer época do ano. Estamos presentes em diferentes locais, como mídia online (site, Facebook, Instagram), além de pontos de grande circulação para a disseminação da campanha”, considerou o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma.

Os horários de pico da radiação UVB são das 10h às 16h. No entanto, os efeitos nocivos da luz solar ocorrem o dia todo, independentemente do tempo estar nublado. 

“O uso de filtros solares, chapéus, óculos de sol, roupas apropriadas e sombras naturais, como árvores, e artificiais, como o guarda-sol, são métodos simples e eficazes para se proteger da radiação ultravioleta”, complementa o coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, Joaquim Mesquita Filho.

Durante o lançamento, foi apresentado um vídeo sobre o Dezembro Laranja, que será exibido em diversas salas de cinemas do país este mês. Os protagonistas Dr. Pele e Dra. Pele ressaltam a importância de medidas preventivas para tentar reverter o número expressivo de casos da doença no país. Anualmente, 176 mil pessoas são diagnosticadas.

No encerramento, a Portela, apoiadora da campanha pelo segundo ano consecutivo, animou o evento com a presença de ritmistas, passistas e do casal de mestre-sala, Marlon Lamar, e a porta-bandeira, Lucinha Nobre.

Além dos médicos dermatologistas Sérgio Palma e Joaquim Mesquita Filho, participaram do evento a tesoureira da SBD, Maria Auxiliadora Jeunon; o presidente da Regional Santa Catarina, Mauricio Conti; o presidente e o vice-presidente da Regional Rio de Janeiro, Egon Daxbacher e Thiago Jeunon, respectivamente; o coordenador da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD-RJ, Curt Mafra Treu; e os membros da Comissão de Ética e Defesa Profissional, Claudia Pires Amaral Maia e Ana Mósca. 

Fotos: Laura Jeunon





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