SBD lança campanha Dezembro Laranja em evento no Rio de Janeiro



SBD lança campanha Dezembro Laranja em evento no Rio de Janeiro

1 de dezembro de 2017
whatsapp-image-2017-12-01-at-215434.jpeg

A tesoureira da SBD, Maria Auxiliadora Jeunon; o vice-presidente da SBD-RJ, Thiago Jeunon; o presidente da SBD-RJ, Egon Daxbracher; o coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, Joaquim Mesquita Filho; e o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reuniu a imprensa, especialistas e personalidades no Rio de Janeiro, no dia 30 de novembro, para a solenidade de lançamento da campanha Dezembro Laranja, que começa hoje (1/12) e se estende até o fim do verão com a realização de várias ações de educação e combate ao câncer da pele. Com a mensagem “Se exponha mas não se queime”, a campanha quer conscientizar a população sobre a importância do uso de medidas fotoprotetoras contra a doença, frisando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta.

“O conceito geral da campanha é simples e deixa clara nossa proposta de alertar e instruir a população para a adoção de um conjunto de medidas que previnam os danos relacionados ao sol em qualquer época do ano. Estamos presentes em diferentes locais, como mídia online (site, Facebook, Instagram), além de pontos de grande circulação para a disseminação da campanha”, considerou o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma.

Os horários de pico da radiação UVB são das 10h às 16h. No entanto, os efeitos nocivos da luz solar ocorrem o dia todo, independentemente do tempo estar nublado. 

“O uso de filtros solares, chapéus, óculos de sol, roupas apropriadas e sombras naturais, como árvores, e artificiais, como o guarda-sol, são métodos simples e eficazes para se proteger da radiação ultravioleta”, complementa o coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, Joaquim Mesquita Filho.

Durante o lançamento, foi apresentado um vídeo sobre o Dezembro Laranja, que será exibido em diversas salas de cinemas do país este mês. Os protagonistas Dr. Pele e Dra. Pele ressaltam a importância de medidas preventivas para tentar reverter o número expressivo de casos da doença no país. Anualmente, 176 mil pessoas são diagnosticadas.

No encerramento, a Portela, apoiadora da campanha pelo segundo ano consecutivo, animou o evento com a presença de ritmistas, passistas e do casal de mestre-sala, Marlon Lamar, e a porta-bandeira, Lucinha Nobre.

Além dos médicos dermatologistas Sérgio Palma e Joaquim Mesquita Filho, participaram do evento a tesoureira da SBD, Maria Auxiliadora Jeunon; o presidente da Regional Santa Catarina, Mauricio Conti; o presidente e o vice-presidente da Regional Rio de Janeiro, Egon Daxbacher e Thiago Jeunon, respectivamente; o coordenador da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD-RJ, Curt Mafra Treu; e os membros da Comissão de Ética e Defesa Profissional, Claudia Pires Amaral Maia e Ana Mósca. 

Fotos: Laura Jeunon





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados