SBD participa de reunião com futuro ministro da Saúde para discutir assuntos da área




20 de dezembro de 2018 0

O presidente da gestão 2019/2020 da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sergio Palma, representou a entidade em reunião com o deputado federal Luiz Henrique Mandetta, indicado para ocupar o cargo de ministro da Saúde, a partir de janeiro do ano que vem. No encontro, realizado na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), na quarta-feira (19), o futuro gestor apresentou algumas de suas propostas e acolheu manifestações de mais de 80 lideranças de entidades médicas nacionais.

Foram mais de três horas de debates. Na oportunidade, Sérgio Palma, em nome dos mais de 9.500 dermatologistas, manifestou a confiança de êxito no trabalho que será realizado e já formalizou pedido de audiência, no gabinete ministerial, para detalhar as preocupações e as propostas da SBD para a área da saúde. Segundo ele, há pontos importantes a serem analisados, como a atualização de listas de procedimentos na Tabela SUS, a realização de campanhas de prevenção de doenças, a incorporação de novas tecnologias da rede pública e o maior controle em programas de pós-graduação.

Diálogo – Diante do auditório lotado, o 1º vice-presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, afirmou que esse foi “o primeiro de vários outros encontros durante os quais poderemos discutir o funcionamento da saúde no País”. Na sequência, Luiz Henrique Mandetta confirmou que o Ministério da Saúde quer retomar o diálogo com as entidades médicas e contar com seu apoio para enfrentar problemas como o baixo financiamento da saúde, a fixação de médicos em áreas de difícil provimento, a abertura desenfreada de escolas médicas e as falhas em processos administrativos.

“O desafio da Saúde brasileira é enorme. Não se faz saúde só com médicos, mas não se pode ter um Ministério da Saúde sem a presença maciça destes profissionais. Simbolizo, aqui, o fim dessa ruptura política”, disse Mandetta. No entanto, de acordo com ele, “é fundamental que as entidades estejam preparadas para não serem apenas homologadoras, mas protagonistas de decisões”.

Secretarias – Antecipando algumas das medidas que pretende implementar após sua posse, em janeiro, o futuro ministro revelou que a Secretaria de Assistência em Saúde (SAS) deve ser dividida, no mínimo, em duas estruturas: uma específica para a atenção básica e outra para cuidar da média e alta complexidade. Mandetta ainda avalia a possibilidade de ter uma área terceira, voltada apenas para as urgências e emergências. Também apresentou às lideranças médicas outra meta: a informatização do SUS.

Com respeito ao Mais Médicos, o ministro indicado revelou ter expectativa de que o programa será mantido apenas com a participação de profissionais brasileiros e que serão tomadas medidas para acabar com o que chamou de distorções. “Constatamos que cidades como Ponta Grossa (PR), que tem até faculdade de Medicina, tinha 56 médicos cubanos; Fortaleza (CE) tinha quase 200 cubanos; e Brasília (DF), que tem a maior relação de médicos por habitantes do Brasil, foi a primeira a receber os cubanos. Esse não deve ser o intuito da iniciativa”.

Carreira – No que se refere à valorização dos profissionais, Luiz Mandetta anunciou que trabalhará pela criação de uma Carreira de Estado para os médicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele considera que há um terreno favorável à proposta. “Temos um Presidente da República que inseriu o tema em sua plataforma de campanha. Vamos, juntos, trabalhar em uma proposta e levar medicina de qualidade para atender o Brasil profundo”.

Finalmente, o futuro ministro assegurou que a qualificação da graduação e da residência médica serão desafios em sua gestão. “Precisamos repensar sobre o profissional que queremos colocar no mercado. Hoje temos 31 mil egressos por ano. Em pouco mais de uma década chegaremos a um milhão de médicos. Precisamos entender essa expansão abrupta de escolas, fiscalizar melhor e propor uma avaliação dos ciclos básico e profissional”.

Por Paulo Henrique de Souza/CFM

 

 


20 de dezembro de 2018 0

Campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta os riscos que a exposição solar desprotegida oferece à saúde

 

Rio – Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o último mês do ano traz uma campanha para reforçar os cuidados com o excesso de sol, o Dezembro Laranja. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para alertar aos riscos que a exposição solar desprotegida oferece à saúde.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados e, caso seja detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

O câncer de pele é também mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros. Pessoas de pele clara, que são mais sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias, são as principais vítimas.

Os sintomas apresentados pela doença são feridas que aumentam e não cicatrizam, 'sinais' com irregularidades de simetria, bordas e cores distintas e diâmetro maior que 6mm, mas o principal fator de risco do câncer da pele é a exposição intensa ao sol, sem proteção solar. Existe também o fator genético, principalmente para melanoma.

De acordo com a dermatologista Ana Carolina Sumam, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, o câncer da pele pode ser curado através de cirurgia, com a remoção total do tumor.

“A confirmação da doença acontece, principalmente, por meio de uma biópsia, que pode ser incisional, quando se retira apenas um fragmento do tumor, ou excecional, quando toda a lesão é removida”, explica a médica.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode ter índice de cura acima de 90%. Porém, nos casos avançados de melanoma, por exemplo, esse índice cai para 20%.

“Com o verão se aproximando, a população precisa se prevenir para evitar o câncer da pele. Alguns cuidados devem ser tomados, como não se expor ao sol entre 10h e 16h; fazer uso de alguma proteção física, como chapéu, roupas que cubram boa parte do corpo ou com alto fator de proteção solar; usar adequadamente o filtro solar, todos os dias, inclusive quando tiver nublado, com fator acima de 30. Já pessoas de pele extremamente clara, com histórico de câncer de pele ou em tratamento estético, devem usar fator de 50 para cima. E ao sinal de qualquer alteração na pele, consultar um dermatologista”, ressalta Ana Carolina.

O Dezembro Laranja acontece desde 2014 e proporciona uma série de iniciativas da SBD para conscientizar a população sobre a importância em prevenir e diagnosticar precocemente o câncer da pele, falando sobre a importância de fazer o autoexame e praticar a fotoproteção em suas diferentes formas, para reduzir os riscos da doença.

Fonte: O Dia

 


18 de dezembro de 2018 0

Papai Noel Laranja marca presença na Terminal Rodoviário e médico dermatologista da SBD tira dúvidas de passageiros sobre proteção solar na Estação Alvorada do BRT

A Rodoviária do Rio de Janeiro, localizada na Zona Portuária, recebe o Papai Noel da Campanha Dezembro Laranja na sexta-feira que antecede o Natal, dia 21/12, entre 10h e 14h. O bom velhinho, que estará vestido de laranja em alusão à campanha, promete fazer a alegria de cerca de 80 mil crianças e adultos que passarão pelo Terminal Rodoviário às vésperas do feriado (número estimado de embarques e desembarques pela rodoviária). A ação inclui sessões de fotos com o Papai Noel, distribuição de brindes, como gibis da Turma da Mônica e balões, e entrega de panfletos informativos sobre a doença. Este é o primeiro ano que a Rodoviária do Rio apoia a causa.

O BRT Rio também aderiu à campanha Dezembro Laranja e promove evento no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, para conscientização e prevenção do câncer da pele, o de maior incidência na população. Na sexta-feira, dia 21, a partir das 16h, o médico dermatologista da SBD Curt Treu fará uma breve palestra para os passageiros sobre a importância da proteção aos raios solares e do diagnóstico precoce para redução do câncer de pele. Os usuários do BRT receberão material informativo, laços e fitas da campanha e poderão tirar dúvidas sobre prevenção e diagnóstico da doença. Além disso, terá oficina de turbantes, distribuição de brindes e uma roda de samba de raiz.

As ações educativas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da pele, abrangendo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos da doença, já passaram pelo calçadão da Fiesp (9/12), em São Paulo, e pelo AquaRio (15/12), no Rio de Janeiro.

 


18 de dezembro de 2018 0

Foi realizada no dia 17 de dezembro, no Rio de Janeiro, a primeira reunião de planejamento com a presença dos novos gestores da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo o presidente Sérgio Palma, "o grupo está alinhado para definição as pautas de interesse da entidade no próximo biênio e que beneficiem os associados, o exercício da profissão e a saúde da pele da população".

Além de Palma, os representantes da gestão 2019/2020 são (da esq. para a dir.): Egon Daxbacher (tesoureiro), Cláudia Alcântara (secretária-geral), Flávia Vasques Bittencourt (primeira secretária), Mauro Enokihara (vice-presidente) e Leonardo Mello (segundo secretário).


17 de dezembro de 2018 0

Neste domingo (16/12), o dermatologista Bernardo Gontijo participou do Fantástico, da TV Globo, para falar sobre piebaldismo, condição que compromete a produção da melanina em partes do corpo, geralmente pernas, braços e couro cabeludo. Maya nasceu com mechinha branca no cabelo e o sucesso no hospital ganhou a internet. O primeiro da família a ter piebaldismo foi o avô materno da Talita.

Clique para assistir a íntegra da reportagem.


17 de dezembro de 2018 0

Uma síntese das principais realizações da Diretoria da SBD Gestão 2017/2018, com destaque para as campanhas de valorização do dermatologista e da especialidade; ações jurídicas e de aproximação com entidades médicas brasileiras; eventos institucionais inéditos como o Simpósio de Envelhecimento, e debates sobre saúde da pele para o público leigo em parceria com a Folha de S. Paulo e O Globo, são abordados na última edição do ano do JSBD.

A publicação, que está disponível para leitura online e download, traz ainda algumas ações desenvolvidas pela entidade na Campanha de Prevenção do Câncer da Pele, o  Dezembro Laranja, que este ano ganha força com o apoio da AAD e ILDS. O Dia do Exame Preventivo (1/12) contou com participação ativa dos médicos dermatologistas brasileiros.

O novo Código de Ética, com vigência em abril de 2019, é outro tema abordado na edição. Para sua atualização foram encaminhadas 1.431propostas por médicos, sociedades de especialidades, entidades de ensino médico e entidades organizadas da sociedade civil.

Na coluna Palavra de Médico, Luis Fernando Kopke fala sobre cuidados pré-operatórios em cirurgia micrográfica e Tatiana Villas Boas Gabbi aborda a a influência da dieta mediterrânea para o tratamento da psoríase.

Uma pesquisa realizada pela SBD sob a condução dos dermatologistas Hélio Amante Miot (1º secretário da SBD) e Renato Soriani Paschoal (coordenador do Departamento de Laser) mostra o perfil dos associados da SBD e características do uso de tecnologias em 2018. Quanto à satisfação geral dos associados com a especialidade, níveis muito elevados (notas 9 e 10) foram referidos por 44,3%, enquanto níveis altos (notas 7 e 8) foram indicados por 43,4%, e 12,3% citados níveis baixos (notas 6 e menores).

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse aqui para ler a edição set-dez do JSBD.

 

 

 


17 de dezembro de 2018 0

Na manhã de sábado (15/12), o AquaRio, um dos principais locais turísticos do Rio de Janeiro, recebeu ação de conscientização do Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer da pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Na ocasião, o Papai Noel laranja distribuiu brindes e materiais informativos, entre eles gibis assinados pelo cartunista Maurício de Souza que traz a temática da campanha.

Os visitantes também puderam conferir um tanque de águas-vivas na cor laranja e monitor com informações sobre a importância da prevenção para a redução dos riscos da doença.

Saiba mais sobre a campanha.

Confira as fotos das ações no Facebook da Sociedade Brasileira de Dermatologia.





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