Lei prevê cuidados com exposição solar



Lei prevê cuidados com exposição solar

22 de junho de 2010

Trabalhador rural é o principal beneficiado pela nova lei

A edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul publicou a sanção da governadora Yeda Crusius à lei que dispõe sobre a prevenção e o combate às doenças associadas à exposição solar do trabalhador rural. De autoria do deputado estadual Heitor Schuch (PSB), a lei tem por diretrizes a implantação de medidas que reduzam a exposição do agricultor ao sol, nos períodos do dia com maior incidência de irradiação, e o estabelecimento de parcerias com empresas e entidades para pesquisa, produção e fornecimento de meios protetivos ao homem do campo.

Entre os objetivos da lei está dotar a rede de saúde e demais serviços públicos dos meios necessários para acompanhar a exposição da população a fatores de risco e realizar a prevenção, o controle e o tratamento de doenças decorrentes da exposição solar. A norma também visa estimular o uso de protetores solares e a realização de exames para detecção de câncer e de outras enfermidades de pele.

Pesquisas apontam que em dez anos a incidência de câncer de pele será ainda maior no Rio Grande do Sul. Os números levaram a Sociedade Brasileira de Dermatologia a criar, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele (PNCC). Campanhas são feitas anualmente no período que antecede as férias de verão.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados