Manchas de pele: saiba como combater esses sinais indesejados



Manchas de pele: saiba como combater esses sinais indesejados

22 de junho de 2010

Na lista de queixas de pele que mais atormentam as mulheres, as manchas aparecem em segundo lugar, perdendo apenas para a acne. E não é para menos. Trata-se de um problema estético muito visível e, o pior, difícil de ser tratado.

São muitos os aspectos que a pigmentação descontrolada da pele pode ter: uns são marrons, outros bem claros, pode também ser pintas brancas espalhadas ou um monte de pontinhos bem escuros concentrados em uma determinada região do rosto ou colo. Difícil é não perceber. Seja como for, mesmo as mais clarinhas, são muito visíveis. E justamente por isso as manchas se tornaram um dos principais problemas estéticos que, inclusive, piora com o passar do tempo – tanto é que na faixa etária entre 40 e 65 anos, elas pulam da segunda para a primeira posição e se tornam campeãs das reclamações nos consultórios dermatológicos, de acordo com a SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA.

SARDAS, MELASMAS, MELANOSES SOLARES, CERATOSES OU NEVOS: SAIBA IDENTIFICAR OS TIPOS DE MANCHAS DE PELE

Muitas são de nascença, outras adquiridas, mas o fato é que uma vez instaladas precisam ser acompanhadas pelo resto da vida. A boa notícia é que a maioria não representa ameaça à saúde, porém qualquer alteração de cor, tamanho e textura requer análise de um dermatologista, pois significa que algo está errado. A má notícia é que a solução pode ser demorada e dificilmente 100% eficaz. Já que ao menor contato com o sol, voltam a aparecer.

Os fatores que provocam essa disfunção são basicamente alterações hormonais, idade, predisposição genética e exposição solar excessiva. Todas essas situações atuam na raiz do problema: a melanina, pigmento que dá cor à pele. Quando a produção dessa substância fica descontrolada o resultado é a formação desses sinais com coloração diferente da cor natural predominante que visualmente incomodam bastante.

O GRANDE VILÃO

O sol é um dos maiores estímulos para a formação das manchas, ele dispara o mecanismo natural da melanina que desgovernada produz os sinais indesejados. Por isso ao final do verão é tão comum que apareçam manchas que não existiam antes da temporada de calor. Sendo assim é aconselhável fazer os tratamentos no inverno, pois a radiação mais amena favorece o sucesso dos procedimentos. Daí a importância do filtro solar que protege a pele e tem ain…





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados