Células-tronco poderão ser usadas em tratamentos para pele e cabelo



Células-tronco poderão ser usadas em tratamentos para pele e cabelo

22 de junho de 2010

Procedimentos poderão ser usados para combater queimaduras e calvícies, entre outros problemas relacionados à estética Procedimentos ainda não estão disponíveis comercialmente Um novo método de coleta de células-tronco está revolucionando as pesquisas dermatológicas: cientistas descobriram como transformar células maduras da pele em células-tronco a partir de um processo chamado desdiferenciação.

De acordo com o Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o procedimento consiste em retornar a célula à sua estrutura embrionária, permitindo que, através de uma biopsia simples e indolor, seja possível ter acesso ilimitado às células-mãe sem agressão. As duas principais terapias celulares estão voltadas para o desenvolvimento da pele e para a queda de cabelo.

Com o processo de desdiferenciação é possível, por exemplo, cicatrizar totalmente a pele queimada ou reparar doenças genéticas como a epidermólise bolhosa, caracterizada pelo surgimento de bolhas e consequentes feridas quando a pele sofre um trauma mínimo. O procedimento é consideravelmente simples: basta localizar o gene alterado, manipulá-lo através de células-tronco e reimplantá-lo, depois de curado, na pele.

A ação é instantânea e sem efeitos colaterais. Já nos tratamentos contra calvície, o implante de cabelo possibilita o transplante das células-tronco presentes no bulbo capilar, um reservatório natural chamado Bulge, permitindo assim o nascimento de cabelo onde antes já não havia mais fios.

O método é antigo, mas não se sabia que o sucesso do tratamento se dava graças às células-tronco. Omar lembra, no entanto, que esses procedimentos ainda não estão disponíveis comercialmente. “É preciso que algumas questões éticas, técnicas e até mesmo religiosas sejam resolvidas antes de se pensar na comercialização dos tratamentos, mas em um futuro próximo será possível executar todos eles no consultório”, prevê o especialista.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados