Em podcast, dermatologistas explicam como os idosos devem cuidar da pele, cabelos e unhas



array(4) { [0]=> string(83) "https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg" [1]=> int(1200) [2]=> int(1200) [3]=> bool(true) }

Em podcast, dermatologistas explicam como os idosos devem cuidar da pele, cabelos e unhas

27 de setembro de 2022
Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg

Com o envelhecimento da população, começam a surgir dúvidas sobre os cuidados necessários com a pele, as unhas e os cabelos na terceira idade. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) preparou um episódio para o seu canal Palavra de Dermato especial sobre o tema. Neste podcast, em um bate-papo informal são abordadas questões como características da pele do idoso, queixas mais comuns e as melhores formas de tratá-las.

OUÇA AQUI O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

O programa, que está disponível no Spotify e em outras plataformas de streaming, conta com a participação do médico dermatologista Luiz Gameiro, coordenador do Departamento de Dermatologia Geriátrica da SBD. Na moderação, está Beni Grinblat, 2º secretário da Sociedade.

Pele seca – De acordo com os especialistas, dentre as queixas dermatológicas de idosos uma que se destaca é coceira decorrente da pele seca, que pode ser intensificado por banhos longos com água quente, especialmente no inverno.

Para evitar essa situação, os médicos dermatologistas recomendam a diminuição desse período, o uso de água morna e a aplicação de um hidrante após. Também sugerem não passar sabão braços e pernas e nem esfregar a pele com qualquer tipo de bucha.

Saudável – Além desse tópico, os médicos dermatologistas também falaram sobre a fragilidade da pele idosa, o surgimento de manchas roxas e as formas de proteção da pele na busca de um envelhecimento mais saudável.

A conversa incluiu ainda esclarecimentos sobre uso de protetor solar, aplicação de tintura nos cabelos, cuidados com as unhas e a importância da vacinação contra a herpes zoster, uma vez que a doença é frequente nos idosos.

O Palavra de Dermato é o canal de podcasts voltado à população da SBD. A cada sexta-feira, tem episódio novo no ar, mostrando o cotidiano das pessoas e os esclarecimentos e respostas para dúvidas, sempre com base científica. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados