Em podcast, dermatologistas esclarecem dúvidas sobre micose de unha



Em podcast, dermatologistas esclarecem dúvidas sobre micose de unha

19 de agosto de 2022 0
Palavra-de-Dermato-1200x1200.jpeg

A palavra onicomicose pode soar estranha aos ouvidos, mas é a tradução de um problema comum que afeta milhões de pessoas: a micose de unha. Quer saber mais? Então, ouça o bate-papo desta sexta-feira (19) do Palavra de Dermato – canal de podcasts voltado à população que foi criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O programa desta semana conta com a moderação de Geraldo Magela Magalhães (1º secretário da SBD) e com participação especial de Nilton Gioia di Chiacchio (coordenador do Departamento de Unhas da SBD e secretário da SBD – Regional São Paulo). Para acessar, busque o canal no Spotify e em outras plataformas de streaming. O conteúdo elaborado em linguagem amigável está disponível gratuitamente.

OUÇA AQUI O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

A onicomicose é um processo infeccioso que ocorre quando fungos afetam as unhas. Isso pode acontecer em qualquer idade, mas a prevalência é maior entre os idosos. De acordo com os especialistas, todas as pessoas têm contato com microrganismos ao usar calçados ou banheiros, por exemplo. A contaminação ocorre por conta de diversos fatores, como predisposição genética, quadros que facilitam a entrada dos fungos (acidentes com as unhas) e doenças.

Diagnóstico – Na conversa, os especialistas enfatizam que ao primeiro sinal de qualquer alteração na forma, coloração ou superfície da unha é importante procurar um dermatologista. Entre as alterações características da onicomicose estão: afofamento, descolamento, coloração amarelada ou alaranjada na forma de estrias na unha. No entanto, essas alterações também podem ser sinais de outras doenças, o que exige a avaliação de um especialista para se chegar ao diagnóstico correto.

O tratamento da onicomicose pode ser longo, pois a recuperação depende do crescimento das unhas afetadas. Em idosos, por exemplo, esse processo pode levar até 18 meses. Para enfrentar esses problemas, são comuns as prescrições de remédios via oral, esmaltes ou até o uso de laser.

Conforme enfatizam os dermatologistas, cada paciente é único e o tratamento deve ser individualizado. Por isso, não se recomendado o uso de medicamentos sem prescrição médica. Além disso, após o fim do tratamento deve ocorrer acompanhamento por um profissional para evitar casos de reinfecção.

Podcast – O Palavra de Dermato tem como objetivo fornecer informações de fontes confiáveis, com base científica, em contraponto às fake news, promessas de cura e tratamentos sem comprovação científica. Toda sexta-feira é lançado um episódio novo.

Até o momento, já estão disponíveis os seguintes episódios: “O que o dermatologista pode fazer por você”; “Skincare: dicas de cuidado com sua pele”; “Micoses”; “Meu cabelo está caindo, e agora? ”; “Dermatite de contato”; e “Vitiligo”. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados