COMUNICADO IMPORTANTE



COMUNICADO IMPORTANTE

30 de outubro de 2014

Uma mulher de 39 anos morreu no último fim de semana após fazer um procedimento de aplicação de hidrogel “Aqualift” nos glúteos. Vítima de embolia pulmonar, a paciente realizou o procedimento com uma suposta biomédica, numa clinica de estética em Goiânia.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem alertando as autoridades (Ministério Público) para o risco de aplicações de substâncias na pele por não médicos. Os procedimentos estéticos podem parecer simples e inócuos, mas isso não é verdade. Para aplicação de substâncias no corpo, é preciso conhecer a anatomia, fisiologia, imunologia e as interações das drogas utilizadas. Além disso, o mais importante é conhecer as prováveis complicações inerentes aos procedimentos e saber tratá-las de forma adequada. Isso pode salvar a vida dos pacientes. Portanto, esse triste caso nos faz refletir e serve de alerta, mais uma vez, para a importância da realização de procedimentos estéticos por um médico especialista, profissional que é apto para lidar, inclusive, com as possíveis complicações.

Nossa missão é prioritariamente proteger a população, evitando o exercício da medicina em condições inadequadas, assim como o uso de produtos sem reconhecimento científico. É estarrecedor ver a banalização desses tratamentos e administração livre desses produtos, ainda que saibamos dos seus perigos.

Estamos à frente de uma situação extremamente grave, em que diariamente a população é colocada em risco. Gostaríamos de alertar a todos de que o médico é o profissional da saúde capacitado ao longo de seis a dez anos para diagnosticar complicações clinicas, como a embolia pulmonar e tratá-las de forma adequada.

DENISE STEINER – PRESIDENTE
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD)





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados