SBD inicia Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase 2014



SBD inicia Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase 2014

28 de outubro de 2014

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Nacional e suas Regionais já iniciaram as ações da Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase deste ano. Com o tema “Psoríase: fere mais que a pele”, a campanha pretende mostrar que com o tratamento é possível ter qualidade de vida. Para alertar a população sobre os tratamentos ideais e a importância do diagnóstico precoce, a entidade aproveita o Dia Mundial da Psoríase, celebrado em 29 de outubro, para informar e esclarecer dúvidas sobre doença. Nesta terça-feira (28/10), em Pernambuco, uma equipe de dermatologistas da SBD e de reumatogistas tiraram dúvidas de pacientes numa tenda montada no Parque da Jaqueira, zona norte de Recife.

“Essa é uma extensão de um trabalho voluntário desenvolvido semanalmente e há 8 anos no Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas, que contabiliza centenas de pacientes diagnosticados, tratados e com a qualidade de vida melhorada. A ação nos aproxima dos nossos pacientes e resgata a satisfação de fazer medicina, mesmo diante de todas adversidades. A gratidão daqueles que tiveram suas vidas melhoradas e retomaram suas profissões é reconfortante. Estavam lá pacientes que tratamos há 15 anos, além de casos recentes e daqueles que buscaram solução para uma doença que maltrata e que subtrai o direito de ser feliz”, disse o dermatologista e coordenador local da ação Emerson Andrade Lima.

Na quarta-feira (29), a SBD-PE realiza ações de conscientização no Parque 13 de Maio, localizado no Bairro de Santo Amaro, no centro do Recife, das 8h às 13h. Pacientes dos ambulatórios de Dermatologia do Hospital das Clínicas/UFPE, CEDER/Santa Casa de Misericórdia do Recife, Hospital Oswaldo Cruz/UPE, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira/IMIP e Hospital Otávio de Freitas também serão orientados sobre o diagnóstico, tratamento e evolução da psoríase.

Em Salvador, três centros de saúde promovem ações para marcar a data. Na terça-feira (28), uma equipe da SBD-BA distribuiu material educativo e tirou dúvidas dos portadores da doença no Ambulatório Docente Assistencial da Escola Bahiana de Medicina (ADAB), em Brotas. Já na quarta-feira (29), a ação ocorre no Ambulatório Magalhães Neto, no Hospital das Clínicas.

“A medicina tem novos métodos para amenizar a doença. O fato de não ter cura não significa que o paciente está fadado a ter uma vida limitada”, comentou a coordenadora do Ambulatório, a dermatologista Ivonise Follador. No Hospital São Rafael, haverá orientação à população com distribuição de material educativo ocorrerá ao longo da semana.

APLICATIVO 

A campanha deste ano tem como novidade o lançamento do primeiro web app de psoríase do Brasil. Trata-se de uma ferramenta que está disponível no site da campanha (www.psoriasetemtratamento.com.br) e que convida os usuários a entenderem melhor a doença, além de compartilhar sua imagem em redes sociais, de enviar por e-mail ou baixar. Saiba mais sobre a campanha aqui e pelo site www.psoriasetemtratamento.com.br.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados