Tratamento inclui pomadas e medicamentos



Tratamento inclui pomadas e medicamentos

14 de dezembro de 2016
pomadapso.jpg

Embora a psoríase não tenha cura, a doença tem um bom arsenal de tratamentos que amenizam as crises e ajudam o paciente a viver com qualidade. Não existe uma receita única para o tratamento. Cada paciente tem opções que funcionam melhor para seu caso. O mesmo remédio pode não servir para dois pacientes, assim como algumas pessoas se adaptam a um tipo de shampoo e creme, e outras, não. Cabe ao dermatologista indicar a melhor opção para cada caso.

Entre as opções que os médicos têm nas mãos estão anti-inflamatórios, que devem ser usados com moderação. Os corticoides funcionam bem para conter inflamações, mas não podem ser tomados sem supervisão médica . Cremes, loções, xampus e hidratantes são importantes no tratamento. A hidratação é eficiente nos casos mais leves da doença. O sol é outro aliado importante: dez minutos por dia contribuem para amenizar os sintomas e melhorar o quadro clínico.

Quando o caso é bem leve, os sintomas podem desaparecer. Controlar o estresse é outra medida importante para reverter os sintomas, já que a psoríase está ligada à melhora da imunidade: quanto pior a imunidade, maior a chance de uma crise se instalar. Praticar exercícios físicos ajuda a diminuir o estresse e, portanto, reverter quadros instalados. Sessões de exposição a luz ultravioleta podem ser eficientes nos casos moderados.

O médico saberá avaliar se esse é um tratamento adequado. Alguns medicamentos são ampliam a sensibilidade da pele à luz. Os casos mais graves são tratados com medicamentos. Evite a automedicação e sempre consulte seu médico antes de usar medicamentos. O tratamento ideal da psoríase é multidisciplinar, pode incluir nutricionistas que colaboram na elaboração de cardápios adequados para amenizar os sintomas e psicólogos. Esses profissionais atuam de forma a combater o impacto social que a doença exerce sobre as pessoas.

Tão importante quanto não se medicar, é não interromper o tratamento por conta própria. Essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o médico para evitar o agravamento da doença.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados