Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta: Você sabia que maquiagem tem prazo de validade?



Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta: Você sabia que maquiagem tem prazo de validade?

12 de março de 2016

Conheça alguns riscos da utilização de produtos vencidos

Você já reparou naqueles desenhos de um pote aberto com um número dentro, nas embalagens de cosméticos? Este símbolo indica o prazo de validade do produto em meses.  Isso acontece porque a maioria das marcas de maquiagem calcula o prazo de validade a partir da data de abertura e início do uso do produto, que em geral fica entre 6 e 24 meses.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esclarece que o prazo de validade das maquiagens é determinado diretamente pelo fabricante e leva em consideração o tempo em que é possível manter a estabilidade, a cosmética, a fixação, a cor, o odor, enfim, todas as características do produto intactas. OU seja, o prazo de validade é especialmente importante no caso de cremes para o rosto e produtos como protetores solares, pois, após a data determinada, podem ocorrer irritações e, principalmente, ausência de efeitos desejados. No caso de maquiagens o prazo de validade aumenta o risco de irritações e possível contaminação dos produtos.

Em alguns casos, se as maquiagens estiverem guardadas em condições desfavoráveis, como ambientes úmidos e quentes, e vencidas há bastante tempo, podem ocorrer infecções de pele. É necessário ter atenção porque em muitas maquiagens a data de validade está estampada na caixa e não na maquiagem em si. Logo que comprar ou ganhar um produto, é necessário reparar na data de validade antes de jogar a caixinha fora.

Segundo a SBD, o lugar mais comum para armazenamento de maquiagens é o banheiro – e, acredite, esse é o pior lugar! O banheiro é um ambiente muito úmido, onde há acúmulo de vapor e variação de temperatura, o que sem dúvidas acelera a degradação das maquiagens.

O ideal é armazenar as maquiagens em um local seco e longe do calor. Uma boa opção é fazer uma prateleira de maquiagens no guarda roupas ou montar uma penteadeira no quarto. Também não é aconselhável carregar todas as maquiagens em uma nécessaire dentro da bolsa. O ideal é carregar somente o essencial para o retoque e manter as maquiagens fresquinhas em casa.

Caso aplique um produto vencido na pele e só observe após utilizá-lo, a SBD esclarece que, se não houver nenhum sinal de irritação na pele – como ardência, pinicação ou vermelhidão, em geral não há nenhum problema.

Caso perceba algum desconforto ao aplicar o produto na pele, deve-se lavar abundantemente com água corrente e um sabonete líquido suave. Em geral pode-se observar o aspecto da maquiagem antes de aplica-la! Se o odor, a cor ou a textura estiverem alterados, não use”, alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD).

tabela-maquiagem_edit

Informações para imprensa

FSB Comunicação

Rogéria Lemos – rogeria.lemos@fsb.com.br

Tayná Almeida – tayna.almeida@fsb.com.br

Telefone: (21) 2217-6522

www.sbd.org.br

www.facebook.com/SociedadeBrasileiradeDermatologia

www.instagram.com/dermatologiasbd

www.youtube.com/user/SBDONLINE





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados