Ações de Defesa Profissional desenvolvidas pela SBD ganham destaque na imprensa nacional



Ações de Defesa Profissional desenvolvidas pela SBD ganham destaque na imprensa nacional

7 de março de 2016
imagem-coringa-branco-800x600.jpg

A luta da atual gestão da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em defesa da especialidade é destaque na coluna “Marcas & Negócios” do Correio Braziliense,  jornal de grande repercussão nacional e de maior circulação do Centro-Oeste, sendo o mais influente do Distrito Federal e do entorno. A publicação saiu na primeira semana de março (6/3). Leia a íntegra da matéria.  

 

EM DEFESA DE UMA ESPECIALIDADE

Fundada em fevereiro de 1912, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) foi criada a partir de uma necessidade científica e, atualmente, contribui e acompanha a evolução da especialidade no Brasil. Com quase 8 mil médicos conveniados, a entidade conta com departamentos em cada área da dermatologia e está apta a prestar serviços bastante segmentados. A SBD é a única instituição reconhecida oficialmente pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como representante dos dermatologistas no Brasil. Está hoje presente em 23 unidades da Federação.

“Nós defendemos os dermatologistas capacitados, titulados e com boa formação”, afirma o presidente da SBD, Gabriel Gontijo. Para ele, a entidade desempenha ações sociais, científicas e assistenciais indispensáveis para os cidadãos. Tanto que é a terceira sociedade médica mais antiga do país. “Trabalhamos para que a população seja atendida por profissionais competentes e aptos a exercer a especialidade”, explica. Dessa maneira, a Sociedade Brasileira de Dermatologia trabalha diretamente na discussão de assuntos que dizem respeito ao correto exercício da profissão.

Com sede no Rio de Janeiro, a SBD atua na promoção de ensino e pesquisa nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica, oncológica e cosmiátrica e hansenologia. Além de bibliotecas e extensos acervos com material científico, a entidade promove campanhas de valorização do profissional, eventos científicos, congressos e campanhas para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da pele. Ao longo dos anos, são desenvolvidas grandes e tradicionais campanhas, como a de conscientização sobre a psoríase e a de prevenção ao câncer de pele. Todas as iniciativas contam com a divulgação de informações úteis sobre as doenças e as ações com atendimento gratuito à população.

Neste ano, haverá a campanha de doação de cabelos para pacientes com câncer e que precisam passar pela quimioterapia. “Haverá cabeleireiros credenciados no Brasil inteiro para cortar e doar os cabelos. Em breve, informaremos sobre como e onde doar”, pontua Gabriel. Somente na sede da sociedade trabalham 18 funcionários. Divididos em Diretoria, Assessoria de Comunicação, Gerência, Departamento Jurídico, Departamento Administrativo, Eventos e Informática, os colaboradores da SBD estão sempre por dentro das ações promovidas.

Além disso, há setores especializados em cada doença dermatológica. “Temos médicos responsáveis por nos fornecer artigos científicos e atender às demandas da mídia sobre assuntos específicos”, pontua o presidente.

CAPACITAÇÃO

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia criou o projeto SBD Capacita. Composto por uma série de atividades de capacitação destinadas aos associados, o programa tem o objetivo de desenvolver, aperfeiçoar e adequar as habilidades dos dermatologistas para que eles possam exercer a profissão da melhor maneira possível. A ideia é fornecer cursos rápidos que tratam de assuntos facilmente aplicáveis no dia a dia. Com isso, a entidade busca contribuir com o benefício dos cidadãos em geral, garantindo que a sociedade receberá médicos capacitados a desenvolver a função. 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados