SBD mostra cuidados com a vaidade masculina



SBD mostra cuidados com a vaidade masculina

9 de agosto de 2016

A vaidade não é mais exclusividade das mulheres. Os homens, nos dias atuais, estão mais vaidosos e tem procurado mais o dermatologista, tanto para consulta médica, quanto para realização de procedimentos de beleza. Para que fiquem ainda mais bonitos nesse dia dos pais, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ensina, em passos rápidos, cuidados com a pele do rosto e com a barba.

A pele do homem tem mais glândulas sebáceas, o que a torna mais oleosa. Sendo assim, dois cuidados são simples e fundamentais: limpeza e proteção solar. A pele masculina deve ser limpa com sabonetes contendo ácido salicílico, ácido glicólico e enxofre, além do protetor solar gel ou gel creme, livres de óleo.

Cuidando da barba

Manter uma barba bonita exige cuidados constantes para evitar a concentração e proliferação de bactérias. Quanto mais comprida, maior o cuidado. É necessário lavar com xampu e passar condicionador diariamente, para que a pele que está abaixo não fique tão ressecada. Depois do banho, quando os fios ainda estão úmidos, é bom desembaraçá-los com a escova ou pente.  As cerdas da escova não podem ser muito moles e os dentes do pente não devem ser largos nem estreitos demais, para não quebrar os fios. O secador também pode ser usado, desde que em temperatura morna para fria e com o bocal do aparelho direcionado para baixo, para não queimar os lábios ou o rosto e garantir que os pelos fiquem certinhos e com volume na medida.

Os sem barba

Aos que decidirem raspar a barba, é importante fazê-lo diariamente, intensificando a limpeza, usando produtos leves que não causem obstrução dos poros, além de produto hidratante e calmante no pós-barba.

Vaidade masculina

A previsão da Euromonitor – líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores – é de que o mercado de beleza masculino mantenha um ritmo de crescimento de 7,1% ao ano até 2019. Atualmente, os homens, podem ser responsáveis por até 20% dos procedimentos estéticos em clínicas. Eles tomam decisões de forma diferente, porém, estão dispostos a fazer diversos tratamentos como peelings, aplicação de toxina botulínica, preenchimento, remoção de pelos, transplante de cabelos etc.

Diante do cenário, a Sociedade Brasileira de Dermatologia faz um alerta: antes de realizar um tratamento de pele é muito importante certificar-se que o profissional responsável é um médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, é recomendável verificar se o local tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária afixadas no local.  Observe a higiene e se tudo é descartável, seja crítico, se atenha a detalhes.

Procure um dermatologista associado no site da SBD: www.sbd.org.br.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados