SBD e SBD-RJ se unem em evento inédito para ampla discussão da dermatologia



SBD e SBD-RJ se unem em evento inédito para ampla discussão da dermatologia

20 de outubro de 2016
imagem-coringa-branco-800x600.jpg

Começou nesta quinta-feira (20) e vai até sábado (22) o 9º Simpósio de Cosmiatria e Laser da SBD em paralelo com o 3º TeraRio da SBD-RJ, na Barra da Tijuca (RJ). São esperados cerca de 700 especialistas do Rio e do Brasil para atualização científica nos diversos campos de atuação da dermatologia (clínica, cosmiátrica, cirúrgica e investigativa). A parte da manhã foi dedicada a três cursos pré-simpósio: “Toxina botulínica”, “Abordagem volumétrica o rejuvenescimento facial” e “Cosmiatria de cabelos e unhas”. Neste último, sob coordenação das dermatologistas Tatiana Aline, Denise Steiner e Tatiana Villas Boas Gabbi, foram apresentados e debatidos os aspectos cosmiátricos dos cabelos e unhas, fornecendo ao público informações técnicas de procedimentos e produtos utilizados nos salões de beleza.

“O curso estava bastante cheio e todas as pessoas bastante interessadas, com aulas de excelente qualidade que abordaram todos os tipos de produtos para o cabelo, quais características, para que servem, entre outros tópicos. Foram mostrados os tipos de shampoo, de condicionador, de tintura, e quais são contraindicados em determinadas situações, como a gravidez e a lactação”, menciona a ex-presidente da SBD, Denise Steiner. Outro assunto tratado nesse curso foi o envelhecimento capilar: quais os fatores que interferem o envelhecimento do cabelo, o cabelo branco, o processo de oxidação, no quanto que o sol e o fumo interferem nesse tipo de envelhecimento, a parte nutricional, as características da alopecia do idoso e os tipos de tratamento.

“Além disso, houve outras aulas interessantes, como a da Dra. Bruna Duque Estrada sobre couro cabeludo sensível e problemas como dermatite de contato, a microinflamação, alterações iniciais do líquen plano no couro cabeludo, que se confunde muito com a calvície. A Dra. Andreia Serra proferiu uma aula sobre os nutracêuticos, abordando os tipos de vitamina para o cabelo, como deve ser indicado e, por fim, a Dra. Tatiana Gabbi falou sobre unhas fracas e seus tratamentos, mencionando as novidades, como os esmaltes em gel. “As pessoas se interessaram muito pelo assunto e ficaram até o final nos fazendo perguntas. Notamos que o estudo do cabelo está se consolidando em uma área de destaque na dermatologia”, disse Denise Steiner.

dsc8281

 

O presidente da SBD, Gabriel Gontijo, na apresentação do bloco “Pérola em laser e outras tecnologias”, coordenado por Paulo Barbosa e Valéria Campos, do Departamento de Laser da SBD Ao longo da tarde, os presentes conferiram três blocos dinâmicos e interativos com uma hora e meia de duração cada, – sendo cerca de 30 minutos destinados a perguntas e discussão com a plateia –, com a apresentação de temas como “Rosácea ocular, hordéolo, calázio”, com a presença da oftalmologista convidada, Luciana Albuquerque; “Acne neonatal e da infância”; “Dermatite seborreica”; “Pérolas em laser e outras tecnologias”; “Tratamento da gordura localizada e flacidez”; “Acne da mulher adulta x hiperandrogenismo x síndrome metabólica” e “Drug delivery”.

 

dsc82681

Auditório lotado mostra a importância dos temas retratados no evento





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados