SBD aposta que formato online trará maior interação e dinamismo ao Simpósio de Cabelos e Unhas, em novembro



SBD aposta que formato online trará maior interação e dinamismo ao Simpósio de Cabelos e Unhas, em novembro

22 de outubro de 2020
vcabelosunhasnoticias.jpg

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará, entre 6 e 8 de novembro, o V Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas, de forma online, em virtude da pandemia da Covid-19. Baseados em experiências exitosas durante o 12º Teraderm e o 4° Simpósio Nacional de Imunobiológicos e XII Simpósio Nacional de Psoríase, os organizadores acreditam que esse formato permite maior diversidade de temas e palestrantes, mantendo a qualidade e a interação das edições anteriores. O evento trará discussões aprofundadas sobre os tópicos mais relevantes nas respectivas áreas de atuação.

Para garantir sua vaga, basta se inscrever por meio do site ou do novo aplicativo da SBD – que está disponível para download, gratuitamente, nas lojas virtuais Apple Store (para os usuários de iPhone) e Google Play (para os usuários do sistema operacional Android). Os especialistas que participaram da 12ª edição do Teraderm contam com 50% de desconto para aderir ao Simpósio.

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VAGA

“A pandemia obrigou a categoria médica a descobrir novos caminhos para se manter atualizada. As exigências de distanciamento social devem ser respeitadas e na internet encontramos uma grande ferramenta para superar essa orientação. Por meio da tecnologia, conseguimos estar juntos, alinhados e crescendo. A SBD viu isso acontecer nos eventos que organizou recentemente e tem convicção de que o mesmo ocorrerá durante o Simpósio de Cabelos e Unhas”, disse o presidente da entidade, Sérgio Palma.

Dinâmico – Para estimular o debate entre os participantes, tornando o encontro mais dinâmico, a programação seguirá uma nova lógica. Nesta edição do Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas, pela primeira vez, o coordenador da exposição apresentará casos clínicos e trará informações atualizadas sobre os temas, sempre a partir do que há de mais recente na literatura científica.

Na sequência, será aberto espaço para um amplo debate sobre o assunto proposto. Neste momento, os participantes poderão encaminhar suas perguntas por ferramentas que serão disponibilizadas. Além disso, todas as exposições e debates serão gravados e disponibilizados em plataforma exclusiva para os associados da SBD. Assim, eles poderão acessar o conteúdo mesmo após o fim do evento.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O coordenador dos temas sobre cabelos dentro do Simpósio, Leonardo Abraham, entende que esse Simpósio configura oportunidade importante para que os dermatologistas possam apresentar suas dúvidas e obter respostas junto a algumas das maiores referências da especialidade, no Brasil e no mundo.  

"Desta vez, pensamos em um evento muito dinâmico, com temas polêmicos e muito úteis no cotidiano do consultório. Contaremos com a presença da professora Lídia Rudnicka, da Polônia, que fará um update em alopecias cicatriciais. Por sua vez, o professor Sérgio Vañó, da Espanha, falará da sua experiência durante a pandemia e a condução das alopecias nesse período difícil. Ainda teremos também o professor Rodney Sinclair, da Austrália, mostrando o que há de mais novo no tratamento da alopécia androgenética”, destacou.

Entre os assuntos debatidos sobre cabelos estarão a visão atual dos alisantes no Brasil, que contará com a participação de um representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); antiandrógenos nas alopecias: a interface dermatologia, urologia e mastologia; o impacto da pandemia nas diversas tricoses; entre outros. Na oportunidade, será lançado o primeiro Consenso Brasileiro de Alopecia Areata.

Unhas – Já a coordenadora dos temas de unhas do Simpósio, Robertha Nakamura, reiterou as vantagens do novo formato do evento. Segundo ela, o encontro online ganha em agilidade e democratiza o uso do espaço das discussões. “Dentre os aspectos de nossa área que serão abordados no encontro, estão a onicocriptose, uma patologia muito vista nos consultórios; a melanoníquia, que é sempre um desafio; a onicomicose, sobre a qual chamaremos a atenção com respeito ao diagnóstico, inclusive sobre o que é feito em consultório e por meio de exames completares”, elenca.

Na oportunidade, disse ela, serão abordados ainda o uso de exames de imagem (RX, ultrassonografia, ressonância magnética) e exames microscópicos; a diversidade das “cores” das unhas (cromoníquias), o que pode significar cada uma delas e como proceder; e mais. Os experts internacionais que debaterão os temas inerentes às unhas serão Adam Rubem (EUA), Josette Andre (Bélgica), Eckhart Haneke (Alemanha) e Ximena Wortsman (Chile).

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados