SBD e Comlurb realizam ação pelo Dezembro Laranja, campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Pele



WhatsApp-Image-2024-12-19-at-12.14.03-1200x675.jpeg

19 de dezembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Comlurb promovem, pelo segundo ano consecutivo, uma ação especial na orla do Arpoador com apoio da marca La Roche-Posay. Parte das iniciativas do Dezembro Laranja, a mobilização aconteceu nesta manhã, 19 de dezembro, e envolveu a sociedade em um movimento de autocuidado e conscientização.  

Cada pessoa tem uma relação única com o sol. Ele está presente nos momentos mais felizes: na criança correndo pela areia, no gari que varre as ruas ao amanhecer, no turista que explora novas paisagens. Mas, ao mesmo tempo que ilumina nossas melhores memórias, o sol também pode ser o narrador silencioso de uma luta invisível: a prevenção ao câncer de pele. 

A campanha deste ano reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades de todos. “Sua pele é a página de um futuro inesquecível”, afirma a campanha, convidando cada brasileiro a cuidar de si e a abraçar um futuro mais saudável. 

Durante a ação, garis da Comlurb, acompanhados do grupo “Chegando de Surpresa” e do gari Renato Sorriso, interagiram com banhistas e passantes. Uniformizados com camisetas alusivas à campanha e bonés da La Roche-Posay, os participantes distribuiram produtos de proteção solar e material educativo, promovendo hábitos saudáveis e incentivando o diagnóstico precoce. 

A importância da conscientização 

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, respondendo por 33% de todos os diagnósticos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, são esperados cerca de 220,49 mil novos casos de câncer de pele a cada ano no triênio 2023-2025. 

Esses números alarmantes ressaltam a necessidade de ações como o Dezembro Laranja, que desde 2014 mobiliza profissionais da saúde e a sociedade para promover a educação sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. 

Sobre a Campanha Dezembro Laranja 

Desde sua criação, a campanha Dezembro Laranja da SBD tem educado milhões de brasileiros sobre os riscos do câncer de pele. Em 2024, a ação continua a conscientizar o público sobre a importância de hábitos preventivos e o diagnóstico precoce, abordando o tema de forma ainda mais personalizada, incentivando o autocuidado e a vigilância constante. Fique por dentro da campanha através do instagram @dermatologiasbd. No site sbd.org.br você também pode encontrar um especialista associado na sua região. 

Sobre La Roche-Posay 

Recomendada por 90.000 dermatologistas no mundo todo, a missão de La Roche-Posay é oferecer soluções dermatológicas de cuidado com a pele que mudam vidas. Criada por um farmacêutico em 1975, hoje a marca está presente em 60 países, oferecendo uma variedade de produtos de cuidado diário, desenvolvidos para todo tipo de pele. As fórmulas contam com propriedades calmantes, antioxidantes e água exclusiva rica em selênio, usada também no Centro Termal, o primeiro Centro Dermatológico na Europa. Desde 2019, a Fundação La Roche-Posay está comprometida em melhorar a vida de crianças com câncer e a de suas famílias. 

Para mais informações, visite o site www.laroche-posay.com e siga La Roche-Posay no Instagram e Facebook. 

WhatsApp-Image-2024-12-16-at-17.49.48.jpeg

16 de dezembro de 2024

A gestão 2023-2024 se aproxima do seu encerramento com a satisfação de ter deixado legados significativos. De acordo com o presidente da SBD, Dr. Heitor de Sá Gonçalves, as ações realizadas não apenas beneficiam os associados, mas também os profissionais em formação e a população como um todo. 

Um dos maiores feitos desta gestão foi a criação da Universidade da Pele. “A Unipele representa uma grande conquista. Ela não só atua na capacitação dos residentes e na atualização dos associados, mas também em atividades de responsabilidade social com comunidades desassistidas como grupos quilombolas e crianças em situação de vulnerabilidade, e pessoas com doenças raras ou negligenciadas tais como, xeroderma pigmentoso, albinismo e vitiligo”, afirma Dr. Heitor.   

O projeto de melhoria dos honorários médicos, é outra iniciativa de grande destaque, que representa um passo fundamental para a valorização da profissão e a sustentabilidade da carreira do dermatologista.  

“A grande maioria ainda depende das consultas às seguradoras de saúde, portanto, melhorar os honorários médicos impacta diretamente na qualidade do atendimento e no bem-estar dos profissionais. Essa medida visa a longo prazo garantir um sistema de saúde mais justo e com maior reconhecimento para os dermatologistas brasileiros”, destaca o presidente. 

A conclusão do Censo Dermatológico também é uma importante conquista. A pesquisa, que agora está sendo encaminhada para publicação, é um levantamento fundamental para o planejamento da saúde pública e privada no país. “O censo nos permite entender as doenças mais prevalentes e assim, orientar a organização dos serviços de dermatologia, tanto públicos quanto privados. Com o mesmo, também podemos orientar a formulação de políticas públicas mais eficazes, além de orientar à indústria farmacêutica em seus projetos de pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos”, explica Dr. Heitor.    

O Histórias da Dermatologia, que visa resgatar a trajetória dos grandes vultos que contribuíram para a construção da especialidade no país também merece destaque. 

 “O resgate da nossa história é essencial para entendermos o caminho percorrido, os desafios superados e o quanto ainda temos a construir. O passado é um espelho fundamental para projetarmos o futuro da Dermatologia. Portanto, esse trabalho que celebra as conquistas da dermatologia ao longo dos anos, serve não apenas como uma homenagem ao passado, mas também como um guia para as futuras gerações de profissionais da área”, diz Dr. Heitor de Sá Gonçalves. 

A gestão também fortaleceu a comunicação interna e externa, buscando ampliar o diálogo com os associados e entre os dermatologistas e a população. Através de pautas veiculadas na imprensa e também por meio das redes sociais, que tiveram um grande salto, alcançando os 137 mil seguidores no instagram aberto. Em apenas 7 meses, de junho a dezembro o salto foi de 7 mil seguidores a mais. O SBD Cast, é outro legado, que com um episódio novo toda quarta-feira, conquistou uma audiência excelente, chegando em todos os cantos do Brasil. 

“Acredito que a comunicação eficaz é a chave para fortalecer a nossa especialidade e alcançar resultados duradouros. Através do aumento da presença digital e de novas plataformas como o SBD Cast, conseguimos não apenas nos conectar melhor com nossos associados, mas também educar e informar a população de forma mais ampla”, explica Dra. Fabiane Brenner, membro da diretoria da SBD. 

“Quanto mais informados, tanto os profissionais quanto o público, mais eficazes serão as ações de prevenção e tratamento. O acesso à informação de qualidade capacita os profissionais a tomar decisões mais assertivas e fundamentadas, ao passo que permite que a população adote comportamentos mais saudáveis e previna doenças de maneira proativa, por isso ficamos felizes com o alcance da SBD”, destaca Dr. Sérgio Palma, membro da diretoria. 

O trabalho realizado ao longo destes dois anos torna a Instituição ainda mais forte e conectada com as necessidades de seus associados e da sociedade. 

“Acredito que estamos deixando um alicerce sólido para as futuras gestões, que poderão continuar esse trabalho e transformar ainda mais a nossa especialidade. Com a sensação de dever cumprido, desejamos um Natal pleno, de paz, e um Ano Novo repleto de sonhos alcançados. Sucesso para todos os profissionais da área”, conclui Dr. Heitor. 

241216_SBDNews3-FUNADERM.jpg

13 de dezembro de 2024

O Funaderm 2024, programa de apoio à pesquisa dermatológica, foi um grande sucesso neste ano, marcando um recorde histórico com a aprovação de 12 trabalhos, todos selecionados para receber financiamento. A iniciativa visa fortalecer a pesquisa técnico-científica e promover avanços significativos em diversas áreas da Dermatologia.  

Os temas variam desde o tratamento de doenças de pele até o estudo de novas terapias para condições dermatológicas complexas. O financiamento desses estudos oferece uma nova esperança para inovações no campo, além de proporcionar avanços no entendimento e no tratamento de doenças como psoríase, vitiligo, acne e alopecia, entre outras.  

“Esse recorde é um reflexo do grande momento que a dermatologia vive no Brasil, mostrando o potencial de nossa comunidade científica e o compromisso com o aprofundamento de estudos nas áreas de imunologia, genética e terapêuticas das doenças dermatológicas. É uma grande satisfação ver tantos projetos com alto impacto sendo viabilizados”, afirma Dr. Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD.    

Entre os aprovados, destaque para a “Avaliação da expressão de Aquaporina-3 em doenças bolhosas”, de Denise Miyamoto, que busca entender melhor as causas dessas condições e suas terapias. Outra importante abordagem é a da Profa. Edileia Bagatin, que testa a eficácia do microagulhamento versus o laser fracionado de CO2 no tratamento de cicatrizes de acne.  

“O Funaderm 2024 cobre uma vasta gama de pesquisas que abordam desde aspectos genéticos de melanomas até terapias inovadoras para psoríase e alopecia. Temos a oportunidade de transformar a forma como tratamos e diagnosticamos doenças dermatológicas, além de abrir novas possibilidades terapêuticas para milhões de pacientes”, ressalta Dr. Mauro Enokihara, presidente do Funaderm.  

Alguns dos selecionados focam em doenças de difícil tratamento, como a epidermólise bolhosa pruriginosa, que está sendo estudada por Luciana de Paula Samorano, e a pesquisa sobre o herpes simples vírus em crianças com dermatite atópica e erupção variceliforme de Kaposi, conduzida por Marcia Cristina Moreira Menoncin.  

Além disso, há investigações sobre o impacto de tratamentos não convencionais, como o ensaio clínico randomizado sobre o uso do tofacitinibe no tratamento da psoríase palmoplantar não pustulosa, coordenada por Paula Hitomi Sakiyama.  

Confira os demais aprovados:   

Ações da isotretinoína sobre a cartilagem de crescimento, por Fabíola Rosa Picosse;  

Avaliação de biomarcadores cutâneos como preditores de resposta à fototerapia UVB de banda estreita no vitiligo, por Helena Zenedin Marchioro;  

Psoríase, suas terapias e associação com o desenvolvimento de neoplasias malignas na população brasileira, por Leandro Linhares Leite;  

Análise genética comparativa de melanomas acrais plantares em áreas sob estresse mecânico e áreas poupadas, por Lucas Campos Garcia;   

Avaliação da eficácia do uso oral e tópico de linhagens de bifidobacterium em modelo experimental de psoríase, por Simone Helena da Silva;  

Avaliação da eficácia do clobetasol 0,05% solução no tratamento da alopecia de padrão feminino: um ensaio de prova de conceito, por Stéfany Silva Santos;   

Mesoterapia com dutasterida 0,01% versus placebo para tratamento de alopecia androgenética masculina: ensaio clínico randomizado, por Vitoria Gandur Pigari. 

241211_SBDNews2.jpg

10 de dezembro de 2024

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem se destacado na luta por políticas públicas que assegurem o acesso à proteção solar, especialmente em um país tropical como o Brasil, onde o câncer de pele é o tipo de câncer com maior incidência. Por meio da Campanha Dezembro Laranja 2024, a Sociedade intensifica sua defesa pela inclusão do filtro solar na lista de itens essenciais da Reforma Tributária, visando à redução de impostos sobre esses produtos. O presidente da SBD, Dr. Heitor de Sá, ressalta a urgência dessa inclusão, afirmando que “garantir o acesso ao protetor solar é uma questão de saúde pública”. 

De acordo com a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados cerca de 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025, entre um total de 704 mil novos casos de câncer. Em um país com altas taxas de radiação solar durante todo o ano, a SBD defende que o protetor solar seja tratado como um produto essencial, mas, apesar da relevância para a saúde pública, a proposta ainda não foi acatada pelo governo. 

Além disso, a Lei 8.231/91, que atribui a todas as empresas a responsabilidade pela adoção de medidas de proteção e segurança à saúde do trabalhador, é um marco importante e merece maior notoriedade na luta contra o câncer de pele. A SBD reforça que a proteção solar deve ser uma prioridade nas práticas de segurança do trabalho quando a atividade laboral acontece em ambientes com exposição ao sol, para que a causa da prevenção ao câncer de pele ganhe força como um conjunto de medidas públicas e privadas. 

A Lei 14.758/2023, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) no SUS, também representa um avanço importante na redução da incidência e mortalidade do câncer, e sua regulamentação é fundamental para alcançar de forma efetiva seus objetivos. A PNPCC promove diretrizes de saúde para a prevenção, rastreamento, tratamento e reabilitação do câncer, além de estabelecer cuidados paliativos para pacientes em fase terminal e apoio psicológico para pacientes e familiares.  

Em um cenário onde o Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta que os gastos do SUS com tratamentos oncológicos podem atingir R$ 7,84 bilhões até 2040, torna-se urgente o debate sobre medidas de prevenção acessíveis. Em 2022, o Ministério da Saúde já destinou R$ 47 milhões adicionais para o tratamento quimioterápico de câncer de pele. Para Dr. Carlos Barcaui, Coordenador da Campanha Dezembro Laranja, “a proteção solar deve ser acessível para todos. Acreditamos que é um passo essencial para reduzir a incidência do câncer de pele no Brasil”. 

241210_SBDNews.jpg

6 de dezembro de 2024

Cada pessoa tem uma relação singular com o sol. Ele está presente nos momentos mais felizes: na criança correndo pela areia, no gari que varre as ruas ao amanhecer, no turista que explora novas paisagens. Mas o sol, que tantas vezes ilumina nossas melhores memórias, também pode ser um narrador silencioso de uma luta invisível. Em 2024, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao completar 11 anos da campanha “Dezembro Laranja”, traz uma mensagem poderosa: “Proteger a pele é proteger a saúde”. 

A campanha deste ano convida o público a refletir sobre o autocuidado e busca gerar uma verdadeira “Invasão Laranja” no Brasil, envolvendo a sociedade em um movimento de conscientização. A SBD reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades individuais. “Sua pele é a página de um futuro inesquecível”, afirma a campanha, que convida cada brasileiro a cuidar de si e de tudo que ainda está por vir.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.  

Neste ano, a SBD busca ampliar o alcance das suas mensagens, utilizando uma abordagem educativa e acessível para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de pele. O movimento abordará a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar, e incentivará a população a realizar acompanhamento médico regular. 

“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, sinaliza Dr. Heitor de Sá Gonçalves, Presidente da Sociedade. 

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os tons de pele devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. “Embora o sol esteja associado a momentos de lazer e alegria, é fundamental lembrar que a exposição sem proteção adequada pode trazer sérios riscos à saúde da pele. Queremos que as pessoas entendam que a exposição sem cuidados pode ter consequências graves e que a prevenção está ao alcance de todos,” ressalta Aparecida Moraes, Coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD. 

Com foco na responsabilidade individual, a campanha deste ano trará histórias que mostram como os brasileiros de todas as idades podem se proteger melhor e continuar aproveitando o sol de forma saudável. “Essa é uma campanha de extrema importância para a saúde pública, especialmente em um país tropical como o Brasil, onde a exposição ao sol é intensa de forma permanente. Neste ano, além de reforçar os cuidados preventivos, estamos destacando a importância do diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura, principalmente no caso do melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. A mensagem é clara: proteger a pele é proteger a saúde como um todo”, reforça Dr. Carlos Barcaui, Coordenador da Campanha. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem se destacado na luta por políticas públicas que assegurem o acesso à proteção solar, especialmente em um país tropical como o Brasil, onde o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum. A entidade defende que o filtro solar seja incluído na lista de itens essenciais na Reforma Tributária, visando à redução de impostos sobre esses produtos. O presidente da SBD ressalta a urgência dessa inclusão, afirmando que “garantir o acesso ao protetor solar é uma questão de saúde pública”. Além disso, a Lei 14.758/2023, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) no SUS, busca reduzir a incidência e mortalidade do câncer, e sua regulamentação é fundamental para alcançar de forma efetiva seus objetivos. A PNPCC tem como objetivo promover diretrizes de saúde para a prevenção, o rastreamento, o tratamento e a reabilitação do câncer, além de estabelecer cuidados paliativos para pacientes em fase terminal e apoio psicológico para pacientes e familiares.  

 

No mesmo sentido, a Lei 8.231/91 estabelece que todas as empresas têm a responsabilidade de adotar medidas de proteção e segurança para a saúde do trabalhador, reforçando a importância de que empregadores garantam acesso à proteção solar para funcionários que trabalham expostos ao sol. A SBD enfatiza que a adoção de tais práticas é essencial para a prevenção ao câncer de pele e deve fazer parte de um conjunto coordenado de políticas públicas e privadas em prol da saúde da população. 

 

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta que, se a tendência de aumento de casos persistir, os gastos do SUS com câncer podem alcançar R$ 7,84 bilhões até 2040. Em 2022, o Ministério da Saúde já destinou R$ 47 milhões adicionais para o tratamento quimioterápico de câncer de pele. 

Dia do Atendimento 

O dia do atendimento desse ano será realizado no dia 7 de dezembro, em mais de 100 postos espalhados pelo país, das 9h às 15h e contará com a presença de mais de 2000 dermatologistas voluntários. O mutirão acontece de forma gratuita e funciona exclusivamente com o objetivo de avaliar lesões suspeitas de câncer de pele. 

Desde o início deste mutirão tão significativo, em 1999, já foram realizados mais de 600 mil atendimentos, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados. Um país com menos diagnósticos de câncer da pele é meta alcançável, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está comprometida em reduzir a incidência da doença e sua mortalidade. A conscientização pública é uma das formas de reduzir sua incidência. 

Acesse e busque o ponto de atendimento mais próximo em https://sbd.org.br/dezembrolaranja/ . 

Os três tipos mais comuns de câncer de pele 

A campanha deste ano também destaca os três tipos mais comuns de câncer de pele: o carcinoma basocelular, o carcinoma escamoso e o melanoma. O carcinoma basocelular é o mais comum, representando cerca de 70% dos casos. Ele costuma aparecer em áreas expostas ao sol, como o rosto e o pescoço, e embora cresça lentamente e raramente se espalhe para outras partes do corpo, deve ser tratado para evitar danos mais profundos à pele. O carcinoma escamoso, responsável por cerca de 20% dos casos, é mais agressivo e pode se espalhar se não for tratado. Ele geralmente surge em áreas expostas ao sol e pode se manifestar como lesões ásperas ou feridas que não cicatrizam. Já o melanoma, embora seja o menos comum, com cerca de 4% dos casos, é o mais perigoso, responsável pela maioria das mortes relacionadas ao câncer de pele. O melanoma pode surgir a partir de pintas já existentes ou como novas manchas de aparência irregular, e o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.  

Fatores de Risco 

Além da exposição excessiva ao sol sem a devida proteção, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. Entre eles, estão: ter familiares que já tiveram a doença, ter passado por queimaduras solares graves ao longo da vida, apresentar muitas sardas ou pintas pelo corpo, ter a pele muito clara que sempre queima e nunca bronzeia, já ter tido câncer de pele anteriormente e, em especial, estar na faixa etária acima dos 65 anos. Todos esses fatores tornam a conscientização e a prevenção ainda mais urgentes. 

A prevenção continua sendo a melhor maneira de evitar o câncer de pele, as manchas e o envelhecimento precoce. A SBD recomenda cuidados essenciais para todos: aplicar diariamente protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior, usar roupas adequadas como camisetas e chapéus para proteger a pele, além de óculos de sol com proteção UV. Outra medida fundamental é evitar a exposição ao sol entre 9h e 15h, quando os raios ultravioletas são mais intensos. E, claro, a recomendação mais importante: consultar regularmente um dermatologista associado à SBD para orientações e cuidados personalizados. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da SBD: www.sbd.org.br. 

Sobre a Campanha Dezembro Laranja 

Desde sua criação, a campanha Dezembro Laranja da SBD tem educado milhões de brasileiros sobre os riscos do câncer de pele. Em 2024, a ação continua a conscientizar o público sobre a importância de hábitos preventivos e o diagnóstico precoce, abordando o tema de forma ainda mais personalizada, incentivando o autocuidado e a vigilância constante. Fique por dentro da campanha através do instagram @dermatologiasbd. No site sbd.org.br você também pode encontrar um especialista associado na sua região. 

241121_Dia-do-Atendimento-Feed_v2.jpg

6 de dezembro de 2024

Neste sábado, dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza o tradicional mutirão de atendimento gratuito para a prevenção do câncer de pele, parte essencial da campanha Dezembro Laranja. O evento, que contará com mais de 2.000 dermatologistas voluntários, acontece em mais de 100 postos espalhados pelo Brasil, das 9h às 15h. A ação visa identificar precocemente lesões suspeitas de câncer de pele e orientar a população sobre prevenção e cuidados essenciais. Para conferir os endereços, acesse: https://sbd.org.br/dezembrolaranja/  .

Por que participar do mutirão? 

O câncer de pele é o tipo de câncer mais incidente na população brasileira, respondendo por cerca de 33% de todos os diagnósticos no país. O mutirão acontece com o objetivo de avaliar, exclusivamente, lesões suspeitas de câncer de pele. Ao participar, qualquer pessoa poderá fazer uma avaliação da saúde da pele, especialmente quem possui fatores de risco, como histórico familiar, muitas pintas ou sardas, pele clara ou que tenha sofrido queimaduras solares severas. “Queremos conscientizar e possibilitar que todos tenham acesso à avaliação médica”, afirma Dr. Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD. Segundo ele, essa é uma oportunidade para que a população receba orientações sobre como se proteger dos raios solares e adote hábitos saudáveis, reduzindo os riscos de câncer de pele. 

Compromisso com a prevenção 

A campanha deste ano convida o público a refletir sobre o autocuidado e busca gerar uma verdadeira “Invasão Laranja” no Brasil, envolvendo a sociedade em um movimento de conscientização. A SBD reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades individuais. “Sua pele é a página de um futuro inesquecível”, afirma Dr. Carlos Barcaui, Coordenador do Dezembro Laranja, Campanha do Câncer de Pele, e finaliza enfatizando “cada brasileiro deve cuidar de si e de tudo que ainda está por vir”, finaliza. 

Como participar  

Basta comparecer em um dos postos de atendimento, disponíveis em todas as regiões do país, levando documento de identidade.  

Sobre a Campanha Dezembro Laranja 

Desde sua criação, a campanha Dezembro Laranja da SBD tem educado milhões de brasileiros sobre os riscos do câncer de pele. Em 2024, a ação continua a conscientizar o público sobre a importância de hábitos preventivos e o diagnóstico precoce, abordando o tema de forma ainda mais personalizada, incentivando o autocuidado e a vigilância constante. Fique por dentro da campanha através do instagram @dermatologiasbd. No site sbd.org.br você também pode encontrar um especialista associado na sua região.

topo-email-1.png

28 de novembro de 2024

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), anuncia a abertura do processo seletivo para o Curso de Formação em Cirurgia Micrográfica SBCD/SBD 2025.

Este curso tem como objetivo capacitar dois associados da SBCD/SBD na execução de cirurgias micrográficas para o tratamento de tumores cutâneos.

Formato do Curso

A formação será realizada no Centro de Procedimentos Ambulatoriais (CPA) da SBCD, em São Paulo/SP, com uma programação composta por:

Módulos cirúrgicos quinzenais (às quintas e sextas-feiras).

Módulos teórico-práticos mensais (aos sábados).

Durante o curso, os alunos serão orientados por cirurgiões micrográficos certificados e terão aulas conduzidas por renomados dermatopatologistas convidados. Para a conclusão e certificação, será necessário:

A realização de 75 cirurgias micrográficas.

A publicação de um artigo científico em revista especializada.

Inscrições

Os interessados devem enviar os documentos obrigatórios para o e-mail micrografica@sbcd.org.br até o dia 06 de dezembro de 2024.

Processo Seletivo

Os candidatos deverão passar por análise curricular, prova teórica e entrevista, previstas para o dia 14 de dezembro de 2024. O resultado será divulgado no dia 16 de dezembro de 2024.

Para acessar o edital completo, com todas as informações, clique aqui.

Garanta sua participação nesse curso de destaque da cirurgia dermatológica!

WhatsApp-Image-2024-11-27-at-14.16.08-1200x675.jpeg

27 de novembro de 2024

Coordenado por Heitor de Sá Gonçalves, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e tendo como revisor geral e editor-chefe, Ricardo Romiti, coordenador da Campanha Nacional de Psoríase, o “Novo Consenso De Psoríase 2024” teve como co-editores André de Carvalho, Gleison Duarte e Juliana Nakano, bem como contou com a colaboração de especialistas de todo o país.  

“Esse Consenso é uma ferramenta essencial para especialistas, médicos, gestores públicos e tomadores de decisões judiciais, pois reflete os avanços no manejo da psoríase e no bem-estar dos pacientes, além de ser crucial para a incorporação de novos tratamentos no sistema de saúde”, diz Dr. Heitor de Sá Gonçalves. 

A publicação traz atualizações significativas sobre os mecanismos fisiopatológicos da psoríase e as terapias emergentes, considerando particularidades da nossa população, como diversidade étnica e faixa etária, e as características geográficas que impactam a prevalência e gravidade da doença. Através de metodologia capaz de refletir a escuta de múltiplos profissionais de saúde, buscou-se a melhor adaptação científica à realidade brasileira. 

“Com rigor científico e atualização constante, a elaboração deste consenso reafirma a liderança da SBD no estudo e controle da psoríase no Brasil, com a contribuição de especialistas em todo o país e inovações no tratamento, incluindo novos fármacos e abordagens clínicas”, diz Dr. Ricardo Romiti. 

Caro(a) associado(a), existem duas formas para visualizar a publicação na íntegra, após logar na área restrita do site da SBD: clique diretamente no link ou acesse o menu Biblioteca >> Publicações da SBD >> Consenso Brasileiro de Psoríase. 

WhatsApp-Image-2024-11-25-at-17.47.32-1.jpeg

26 de novembro de 2024

A cerimônia de posse do Dr. Omar Lupi como novo presidente do Colégio Ibero-Latino-Americano de Dermatologia (CILAD) para o biênio 2024-2026 aconteceu no dia 22 de novembro, durante o Congresso CILAD, realizado em Cartagena, na Colômbia, e marcou um momento histórico para a dermatologia brasileira. 

Dr. Omar assume a liderança de uma das mais importantes instituições de dermatologia da América Latina. A conquista também representa o retorno de um brasileiro à presidência do CILAD após 36 anos, desde o mandato do Professor Sebastião Sampaio, que presidiu a instituição de 1980 a 1984. 

A trajetória de líderes brasileiros no CILAD tem sido marcada por contribuições significativas à dermatologia global. Outros nomes de destaque, como Dr. João Aguiar Pupo, Dr. Antar Padilha Gonçalves e Dr. Rubem David Azulay, também tiveram papel relevante na presidência do Colégio, reforçando a tradição da liderança do Brasil na dermatologia ibero-latino-americana. 

“A trajetória institucional é uma forma poderosa de fazer a diferença no avanço da dermatologia. Espero que os jovens dermatologistas sigam esse caminho e percebam que não apenas fortalece a profissão, mas também oferece a oportunidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento e inovação da área.  As instituições são uma oportunidade de impactar positivamente o futuro da dermatologia, garantindo que ela continue a evoluir e a atender de maneira ainda mais eficaz às necessidades da sociedade”, diz Dr. Omar Lupi. 

Tendo sido presidente da SBD Nacional no biênio 2009-2010, presidente da SBD do Rio de Janeiro (SBDRJ) em 2005-2006, além de vice-presidente da SBD Nacional em 2007-2008, o médico dermatologista tem uma vasta experiência institucional. Seu envolvimento com a dermatologia internacional inclui a presidência do Congresso CILAD 2014 e a vice-presidência do CILAD entre 2012-2024, além de ter sido membro do Board da International League of Dermatological Societies (ILDS) de 2015 a 2023. Ele também faz parte da Academia Nacional de Medicina desde 2011. 

“Dr. Omar  é um profissional de grande competência e tem uma vasta experiência internacional. Sua nomeação reafirma o prestígio da dermatologia do Brasil, destacando o país como líder em cuidados dermatológicos na Ibero-América. A SBD se orgulha de tê-lo como nosso representante nesse cenário global. Desejamos uma gestão repleta de realizações”, diz o presidente da SBD, Dr. Heitor de Sá Gonçalves. 

Com o início da gestão, Dr. Omar terá a missão de representar os dermatologistas da Ibero-América, promovendo o avanço da especialidade e fomentando a cooperação entre os países membros da organização. 

WhatsApp-Image-2024-11-21-at-12.56.48-1200x675.jpeg

22 de novembro de 2024

A campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chega este ano de cara nova, com um rebranding desenvolvido pela agência Jor, agência de publicidade do Grupo Approach. Com o conceito de ‘Invasão Laranja’, a campanha reforça a importância dos cuidados preventivos e do acesso ao protetor solar, trazendo uma identidade visual moderna e envolvente. 

“Este rebranding simboliza nosso compromisso em evoluir constantemente, ampliando o alcance da conscientização e a identificação com o público”, ressalta Carlos Barcaui, coordenador da campanha. 

“Em 2024, renovamos a marca Dezembro Laranja com o objetivo de captar a atenção das pessoas de maneira mais próxima e atrativa, mostrando que o autocuidado e a prevenção são fundamentais para a saúde da pele”, destaca Dr. Heitor, presidente da SBD. “Queremos que a campanha seja cada vez mais relevante e impactante, tanto para o público em geral quanto para o trade, que tem papel fundamental na disseminação dessa mensagem”, complementa. 

Com a nova marca e identidade visual, a SBD busca aproximar a mensagem do público e criar uma conexão ainda maior entre prevenção, acessibilidade e responsabilidade. Além disso, a campanha de 2024 incorpora novas estratégias de comunicação, com ações integradas em plataformas digitais e campanhas de conscientização ao longo do mês de dezembro, que devem fortalecer ainda mais a presença do Dezembro Laranja no calendário de saúde pública. 

Liderado pelo coordenador da Campanha, o rebranding busca surpreendentes resultados. “Somos experientes, mas não paramos de aprender. Ser inquieto e evoluir faz parte do DNA da campanha Dezembro Laranja. Nossa intenção é ser um agente de mudança na conscientização sobre o câncer de pele, especialmente em um país com tantas realidades distintas como o Brasil. Este novo visual reflete uma visão mais ampla e inclusiva que abraçamos: cada pessoa tem uma relação única com o sol, e buscamos reforçar a importância da proteção diária, ao mesmo tempo que lutamos para torná-la mais acessível para toda a população,” afirma Dr. Carlos Barcaui. 

“Nossa marca reflete todo o esforço que a SBD vem fazendo ao longo dos últimos anos sobre a prevenção e a conscientização. Uma campanha que salva muitas vidas” afirma Paulo Castro, sócio e CEO da Jor. 

Com a parceria e apoio de marcas e instituições que compartilham o compromisso de promover a conscientização sobre o câncer de pele e os cuidados com a saúde, os patrocinadores têm a oportunidade de inserir sua logomarca no hotsite oficial da campanha e replicar os materiais oficiais em seus próprios canais de comunicação, sempre com o reconhecimento do apoio ao Dezembro Laranja. Além disso, as marcas podem mencionar sua parceria em campanhas, mídias e redes sociais, respeitando as diretrizes da SBD, e ainda sugerir ações customizadas que, uma vez aprovadas pela entidade, contribuem para fortalecer o alcance e o impacto da campanha, que já conquistou 32.9 milhões de pessoas nas redes na edição anterior.  

Assista ao vídeo de lançamento da nova marca! 

Apoie a Campanha! 

  • Publique com as hashtags #dezembrolaranja e #campanhacancerpele2024 • Compartilhe os posts da SBD do Dezembro Laranja • Decore ambientes na cor laranja • Use laços ou fitas laranja • Faça promoção de itens na cor laranja • Mobilize funcionários em torno da campanha • Encaminhe e-mail MKT divulgando o Dezembro Laranja • Outras ações a serem alinhadas com a SBD – dezembrolaranja@sbd.org.br

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados