Monumentos são iluminados em alerta ao câncer da pele




8 de dezembro de 2015 0

Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro – Foto: Marcelo Gigante

Com o objetivo de despertar a população sobre a importância de cuidados para o combate ao câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com os governos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Brasília, ilumina de laranja alguns dos principais monumentos do país, como a  Ponte Newton Navarro e o Pórtico dos Reis Magos, ambos em RN, o Congresso Nacional (DF), a Catedral Metropolitana de São Sebastião, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Maracanã e o Cristo Redentor, este que ganhará a cor laranja na próxima sexta-feira (11/12).

Ponte Newton Navarro

A ação segue até o fim de dezembro e faz parte da campanha Dezembro Laranja, promovida desde o ano passado pela SBD em prevenção contra o câncer de pele. A doença é a que tem maior incidência na população brasileira, e de acordo com previsões do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2016 haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil.


7 de dezembro de 2015 0

A campanha Dezembro Laranja, elaborada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) pelo segundo ano consecutivo visando a prevenção ao câncer da pele, movimentou quatro shoppings do Brasil no último fim de semana (5 e 6/12): o BarraShopping, no Rio de Janeiro; o ParqueShoppingBarigui, em Curitiba; o BarraShopppingSul, em Porto Alegre; e o Shopping Anália Franco, em São Paulo. Nos locais, cerca de oito mil visitantes foram alertados quanto aos riscos da doença, tipo mais incidente no Brasil e no mundo, além de receberem informações preventivas e de tirarem fotos “controlando o sol” em cabines fotográficas. As imagens, que já estão sendo compartilhadas nas redes sociais com a hashtag #dezembrolaranja, mostram o engajamento da população ao movimento encabeçado por dermatologistas brasileiros.

Outros shoppings do país também vão aderir ao Dezembro Laranja: no dia 12, será a vez do MorumbiShopping, em São Paulo; ParkShoppingCampoGrande, no Rio de Janeiro; Pátio Savassi, em Belo Horizonte; e ParkShopping, em Brasilia.

 

Para ampliar o impacto da iniciativa, a SBD realizou a ação inédita denominada “Seja humano com a sua pele” com a presença da artista plástica britânica especializada em body art, Emma Fay, no sábado e no domingo, no Parque Ibirapuera e na Praia de Ipanema.

Mais de 14 mil pessoas assistiram a intervenções artísticas de contorcionistas transformados por Emma, por meio de pinturas corporais, em girafa, zebra, babuíno e caranguejos.

 O intuito foi conscientizar de forma lúdica, o público leigo a se expor ao sol com controle e responsabilidade. A ação completa, desde a preparação dos modelos até a reação das pessoas, foi registrada em vídeo para postagem nas redes sociais.

Além disso, alguns dos principais monumentos do país, como  o Maracanã, Cristo Redentor, Congresso Nacional, Bondinho do Pão de Açúcar e a Ponte Newton Navarro (RN) também se unem a esse movimento. Ao longo do mês, os locais ganham a cor laranja para conscientizar que, a cada ano, registram-se 135 mil novos casos de câncer da pele no Brasil. 

Cresce número de casos

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que em 2016 haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos de câncer, e entre as mulheres, 300.870. Excluindo-se o câncer de pele não melanoma (175.760 casos previstos, que correspondem a 29% do total estimado), esses números caem, respectivamente para 214.350 e 205.9960.

Adesão de artistas e lançamento de aplicativo

Vários artistas aderiram ao movimento e vestiram a camisa da campanha, como Ana Furtado, Anitta, Fernanda Abreu, Lenine, Yasmin Brunet, Fiorella Matheis, Emmanuelle Araújo, Luan Santana, Sorriso Maroto, Lenine, Thiaguinho, Nego Borel, Renato Biguli  e outros. Além disso, todos vão poder entrar na onda laranja partir do dia 8 de dezembro, data do lançamento de um aplicativo pela SBD. Para aderir, basta trocar a cor da foto do perfil.


3 de dezembro de 2015 0

Para marcar a chegada do #dezembrolaranja e ampliar o impacto da iniciativa conscientizando e vestindo o Brasil nas cores da ação, a Sociedade Brasileira de Dermatologia trás, pela primeira vez ao Brasil, a inglesa Emma Fay, artista plástica de reconhecimento internacional, especializada em body art. O movimento batizado de “Seja humano com a sua pele” fará intervenções artísticas com contorcionistas que se transformarão em girafa, flamingo, babuíno e caranguejos. A ideia é conscientizar as pessoas, de forma lúdica, a se exporem ao sol de forma controlada, com responsabilidade. Um enorme estúdio de vidro climatizado será montado nos locais para que o processo de pintura corporal possa ser acompanhado pelo público. Os artistas circularão pelo parque e praia interagindo com as pessoas. Toda a ação, da preparação dos modelos até a reação das pessoas, será registrada em vídeo para posterior postagem nas redes sociais. Promotores uniformizados farão distribuição de folheto informativo sobre a campanha e filtros solares.

Serviço:

5 de dezembro

Parque Ibirapuera – próximo à marquise do MAM

Personagens: Girafa, zebra e babuíno

Horário: das 8h às 16h

6 de dezembro

Praia de Ipanema – entre posto 9 e 10

Personagens:  Caranguejos

Horário: das 8h às 16h


25 de novembro de 2015 0

Com a chegada do mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) convida os brasileiros a se engajarem na campanha Dezembro Laranja. A ação, realizada pela entidade pelo segundo ano consecutivo, reforça o combate e a prevenção precoce do câncer da pele e estimula a interação da população com o tema, promovendo a conscientização sobre este tipo de câncer, o de maior incidência no Brasil e no mundo. Para participar da campanha, use peças de roupas ou adereços na cor laranja. Registre esse momento e compartilhe usando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. 

Além dessa iniciativa, até o fim do ano a entidade realiza diversas ações de prevenção. No domingo, dia 29, na partida contra o Joinville, os jogadores do Cruzeiro vão entrar no gramado no Estádio Mineirão vestindo camisas laranjas e exibir a faixa do Dezembro Laranja.

“Queremos reforçar e difundir a informação sobre o assunto, que é de utilidade pública. Este é o momento em que toda a sociedade, de alguma forma, participa da luta contra o câncer da pele”, ressalta o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

 CONCURSO NAS REDES SOCIAIS

Até o dia 4 de dezembro, a SBD realiza o concurso fotográfico #controleosol. Para participar, basta postar sua foto no Instagram “controlando o sol”. As imagens serão avaliadas pelos renomados fotógrafos Ella Durst, Bob Wolfenson e Marcos Magaldi e as mais curtidas aparecerão no Facebook da SBD. Não esqueça de usar a hashtag #controleosol e deixar seu perfil aberto.  

CASOS NO PAÍS

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos e o câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas.

A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h). Para informações detalhadas da campanha de prevenção ao câncer da pele da SBD, acesse www.controleosol.com.br.

O hotsite conta com uma calculadora de risco de câncer da pele, além de dicas de medidas fotoprotetoras.


23 de novembro de 2015 0

     

De acordo com dados preliminares da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 15 mil pessoas foram atendidas no “Dia C”, de Combate ao Câncer da Pele em todo o território brasileiro. Realizadas por 3 mil dermatologistas voluntários, as avaliações, diagnósticos e pequenas cirurgias ocorreram no dia 7 de novembro, em 120 postos credenciados, em 23 estados do país. Os dados da campanha ainda não foram finalizados, mas a expectativa da organização é de um atendimento de 30 mil pessoas. O câncer da pele é o mais frequente em todo o país, correspondendo a 25% dos casos. A iniciativa é uma das principais ações do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), desenvolvido pela SBD desde 1999.

Para estender esse movimento de conscientização, a entidade promove pelo segundo ano consecutivo o “Dezembro Laranja”, vestindo o Brasil de laranja e promovendo diversas ações de conscientização e de combate à doença.  

 


16 de novembro de 2015 0

O Programa Pró Albino, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, obteve o segundo lugar na categoria Médicos – Pessoa Jurídica na sétima edição do Doutor Cidadão, evento promovido desde 2004 pela Associação Paulista de Medicina (APM), que apoia, reconhece e valoriza programas sociais idealizados e executados por médicos ou acadêmicos de Medicina nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente, no estado de São Paulo. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 6 de novembro.

Iniciado em 2010, o programa visa o registro e acompanhamento médico de albinos, sobretudo de dermatologistas, além de oftalmologistas.

“Não tínhamos muita ideia dos rumos que o projeto tomaria quando o iniciamos, e hoje já temos 180 albinos, entre eles 58 crianças, fazendo acompanhamento médico periódico”, disse um dos criadores, Marcus Maia, chefe do Ambulatório de Oncologia da Santa Casa.

O Pró Albino da Santa Casa também é idealizado pela dermatologista Carolina Marçon e pelo oftalmologista Ronaldo Sano, ambos da Santa Casa.

Expansão para os Serviços Credenciados 

As perspectivas futuras para o projeto, incorporado pela SBD durante a gestão de Denise Steiner (2013-2014), consistem na expansão para outros centros de atenção em todo o Brasil. Já está em andamento a implantação do programa nos 77 Serviços de Dermatologia da SBD. Os pacientes serão registrados no ambulatório de atendimento com um protocolo modelo fornecido pela entidade. Com isso, além de obter dados epidemiológicos fidedignos, atende a todos os pacientes de forma mais ampla e efetiva.


28 de outubro de 2015 0

No dia 27 de outubro, a ONG Psoríase Brasil – União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil, iniciou uma ação no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, em Brasília, com o objetivo de chamar a atenção do Poder Público para a falta de tratamento da Psoríase no país e para colocar em debate a questão do preconceito sofrido pelos portadores da doença. Em 24 de maio de 2014, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a psoríase como "doença crônica grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não tem cura".

Desde então, a ONG vem intensificando a sua luta ? iniciada em 2010 ? em prol do bem estar e da qualidade de vida dos pacientes.  A Psoríase atinge cerca de 5 milhões de brasileiros e, de acordo com dados da ONG, 77% dos portadores já sofreram preconceito e 43% precisaram mudar seus hábitos para evitar constrangimento. O fato de as pessoas não estarem cientes de que a doença não é contagiosa é a grande causa desse preconceito.

A falta de tratamento, de remédios e de especialistas da psoríase na Rede Pública e a dificuldade de diagnóstico são alguns dos tópicos abordados na ação, que se estenderá até esta quinta-feira, 29 de outubro o Dia Mundial da Psoríase.

O que: Ação de Conscientização sobre a Psoríase organizado pela ONG Psoríase Brasil

Quando: de 27  a 29 de outubro (Dia Mundial da Psoríase)

Onde: Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados – Brasília – DF  


27 de outubro de 2015 0

A SBD lança a campanha “Um Toque de Conhecimento” com a exibição de um documentário de quatro minutos contando a história de dois pacientes com psoríase que deram seus testemunhos sobre dificuldades e superações para enfrentar a doença, ainda estigmatizada pela sociedade. O filme faz parte de uma mobilização nas redes sociais criada pelo Dia Nacional de Conscientização da Psoríase (29 de outubro) e deve impactar mais de um milhão de pessoas, entre a população em geral e profissionais de saúde. Atualmente, cerca de 2% da população mundial tem psoríase – uma doença crônica, sistêmica, inflamatória e não contagiosa que afeta principalmente a pele – e sofre com o preconceito causado pela falta de informação.

O documentário apresenta depoimentos de Shirlei Nidia Pereira, de 40 anos de idade, e Alexandre Ultramari, com 72 anos, que têm longo histórico de convivência, dúvidas, sofrimentos e lembranças difíceis  sobre a doença. Ambos relatam emocionados sobre todo o preconceito e a reclusão que já tiveram que enfrentar por causa da doença. Num segundo momento, contam sobre os avanços, o aprendizado, a força dos familiares e amigos e a gratidão pelos especialistas que ajudaram e ajudam na condução de todo o histórico médico e pessoal.

“Queremos mostrar que o paciente com psoríase merece ser tratado com igualdade por todos. No documentário, buscamos valorizá-lo e frisar a importância da realização do atendimento por um médico dermatologista. Esperamos sensibilizar todos com a história de vida de cada uma dessas pessoas”, afirma o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

Segundo o coordenador da Campanha Nacional de Psoríase da SBD, Marcelo Arnone, a iniciativa demonstra o compromisso da SBD com esses pacientes e também com a população brasileira, ressaltando o papel fundamental do dermatologista para a sociedade.

“Essa campanha é um reconhecimento da SBD a esses pacientes e visa desmitificar o preconceito. A intenção é que seja um vídeo viral, para que muitas pessoas tenham acesso e possam espalhar essa ideia”, afirma Marcelo Arnone.

A ação é um desdobramento da “Declaração dos Direitos da Pele”, documento recém-proposto pela instituição que orienta sobre os direitos e deveres para uma pele saudável e a valorização do médico dermatologista associado à SBD.

Campanha digital

Além do documentário – que ganhou uma versão reduzida, com filme de 30 segundos para compartilhamento no Facebook –, a campanha com o slogan “Um toque de saúde” tem ações digitais, com a publicação de cards elucidativos no Instagram e posts no Facebook, além da reformulação do layout e conteúdo do site www.psoriasetemtratamento.com.br. Essas peças informam sobre a doença para torná-la cada vez mais conhecida, apresentar as principais formas de tratamento e orientar o paciente a procurar um dermatologista da SBD.

Acesse o site e espalhe esta mensagem!


27 de outubro de 2015 0

Especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizaram um mutirão de atendimento neste fim de semana (24 e 25/10), no povoado de Recanto das Araras, em Faina, a 280 quilômetros de Goiânia. Os  médicos assistiram centenas de pessoas afetadas e/ou portadoras de xeroderma pigmentoso (XP), uma doença rara provocada por mutação genética, que eleva em até mil vezes o risco de câncer da pele. Na ação, realizada pela primeira vez pela SBD Nacional com os apoios das Regionais Goiás, presidida por Adriano Loyola, e São Paulo, dirigida por Reinaldo Tovo, além do laboratório La Roche Posay, os moradores passaram por exames específicos para tentar identificar possíveis lesões na pele. Dezenove deles chegaram a ser submetidos à pequenas cirurgias no local.

A localidade possui cerca de 800 habitantes e a taxa de incidência da doença é de 1 para cada 40, sendo a maior do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse índice é de um caso para cada 1 milhão de habitantes. O motivo para a incidência tão alta é o grande número de casamentos consanguíneos (entre parentes), que estimulam a transmissão do gene defeituoso hereditário. A doença não tem cura e após passarem por várias operações, muitos pacientes tiveram seus rostos mutilados, sendo obrigados a usar próteses.

“Iniciamos o trabalho local no sábado pela manhã com a realização de palestra educativa, que salientou a importância do convívio social e da fotoproteção. Também demos um aconselhamento genético, pois aqui há muitos casamentos de primo com primo, aumentando as chances da doença aparecer nos filhos”, explicou o presidente da SBD, Gabriel Gontijo. O dermatologista coordenou a equipe de atendimento que também contou com a direção do doutor Oswaldo Delfini, e da presença de outros nove especialistas da entidade, além de uma geneticista da Universidade de São Paulo (USP) e de uma oftalmologista.

A ação em Araras serviu para consolidar a criação de um grupo médico de apoio permanente para tratar os pacientes, o Grape-SBD Xeroderma Pigmentoso Araras – GO, sob a coordenação de Sulamita Costa Wirth Chaibub. Um dos primeiros casos de XP foram detectados por ela em 2005, que desde então, vem acompanhando esses pacientes e os dando todo o respaldo necessário. 

“Agora esse apoio permanente se dará tanto no tratamento como em educação em saúde, visando prevenção consistente das consequências da doença e uma maior qualidade de vida dos pacientes”, comenta Delfini.

Com intuito de evoluir o estudo sobre a doença, foram levados pela equipe 65 kits de coleta de saliva para pesquisas genéticas que serão estudadas no Laboratório de Reparo de DNA, parte do Departamento de Microbiologia e do Instituto de Ciências Biomédicas da Usp, sob a coordenação do biólogo Carlos Frederico Martins Menck.

“Junto a essa coleta da saliva da população também foram realizadas as entrevistas para descobrir a qualidade de vida dos pacientes e seu histórico clínico. O que percebemos é que eles estão muito assustados, pois veem que muitos da região são afetados pela doença. Tentamos tranquilizá-los e dar o aconselhamento genético aos que carregam a mutação em heterozigose, visto que estes não desenvolvem a doença. Nessa caso, o único risco de ter o XP seria para as próximas gerações, mas somente se os portadores se relacionarem com uma pessoa que também apresente a mutação em heterozigose, ou com quem já tem a doença. Nosso trabalho, portanto, foi aconselhá-los, ver como eles estão a partir dessa análise clínica e posterior estudo genético”, disse a genetista da Usp Juliana Brandstetter Vilar.

No atendimento, os profissionais contaram com o auxílio do Fotofinder, equipamento de alta tecnologia que facilita o diagnóstico do melanoma. De acordo com o caso clínico de cada paciente, foram realizados procedimentos cirúrgicos, no próprio local, com retirada de tumores. Para a realização das cirurgias nos pacientes, foram usadas dez caixas de material de cirurgia doadas pela Regional São Paulo. Após a ação, os pacientes foram encaminhados para acompanhamento gratuito nos hospitais e clínicas do estado. Também houve distribuição de cartilhas contendo esclarecimentos sobre a doença e elaboradas pelo Departamento de Oncologia da SBD, com o auxílio da colaboradora Roberta Almada, e ministradas palestras elucidativas.

Para continuar esse trabalho nos pacientes de XP, a SBD doou um aparelho eletrocautério, instrumento que cauteriza tecidos.

“Nossa principal função foi levar informações sobre cuidados com os pacientes, no sentido de prevenir a incidência dessa doença e do câncer da pele, que levam os indivíduos a circunstâncias mórbidas. A intenção também é apoiar dermatologistas que já vêm trabalhando nessa comunidade, promovendo cursos para a população e dando toda a assistência necessária”, complementa o coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Luis Fernando Tovo.

Segundo Gleice Francisca Machado, presidente da Associação Nacional dos Portadores de Xeroderma Pigmentoso e autora do livro Nas asas da esperança: a história de dor e resistência da comunidade de Araras, escrito para arrecadar dinheiro com o intuito de auxiliar o filho, afetado pelo xeroderma, e aos outros moradores da comunidade, o mutirão teve grande valia para comunidade e seus familiares, tranquilizando e conscientizando as pessoas sobre a gravidade da doença.

“Foi um evento muito proveitoso e com uma boa estrutura para o atendimento de mais centenas de atendimentos, entre eles de um paciente com XP que veio de Tocantins. Gostaríamos de agradecer a presença dos médicos dermatologistas nessa região tão afastada e que tanto sofre o descaso do governo”, disse.

De acordo com o presidente da SBD, Gabriel Gontijo, há previsão de uma nova visita dos dermatologistas à região para o ano que vem. O encontro contou com a participação da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde de Faina.

NO FANTÁSTICO A equipe de reportagem do Programa Fantástico, da TV Globo, mostrou a ação realizada pela SBD no povoado. Veja a matéria completa aqui.


20 de outubro de 2015 0

Dermatologistas da Regional Piauí da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) atuaram nos dias 17 e 18 de outubro no Tour de Combate ao Câncer da Pele. A ação preventiva em Teresina, sexta cidade contemplada pelo Tour, contou com a participação de sete médicos voluntários que realizaram mais de 500 atendimentos, sendo diagnosticados 32 casos de câncer da pele – esses pacientes foram encaminhados para os hospitais Getúlio Vargas e Universitário da Universidade Federal do Piauí.

A coordenação local ficou a cargo de Vitor Nunes Martins e do presidente da Regional Lauro Rodolpho Lopes.





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