Nota de pesar: Prof. Antônio Pedro Gaspar



Nota de pesar: Prof. Antônio Pedro Gaspar

2 de janeiro de 2019
logo-sbd-luto-atual.png

A SBD lamenta o falecimento nesta segunda-feira (31/12) do associado Prof. Antônio Pedro Gaspar, um dos fundadores da Regional Fluminense, da qual foi presidente em 1974. O dermatologista foi o primeiro aluno da residência médica em dermatologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, de Niterói, da Universidade Federal Fluminense – UFF (1967), tendo sido contratado no ano seguinte como mestre dessa disciplina.

Partiu do Serviço de Dermatologia do Hospital Antônio Pedro a iniciativa da unificação da nomenclatura dermatológica, tomando por base o trabalho do ex-presidente da SBD, Prof. Francisco Eduardo Rabello (1950). Coube ao Prof. Antônio Pedro de Andrade Gaspar, em colaboração com sua esposa Prof. Neide Kalil Gaspar, reunir e identificar, de acordo com o significado cada termo, os diferentes e numerosos sinônimos que dificultavam o entendimento da dermatologia.

Os médicos agruparam 7 mil termos na "Nômina Dermatológica", livro que utilizado em diferentes universidades e Serviços do país. Os Profs. Antônio Pedro e Neide ofereceram ainda à especialidade mais cinco livros de atualização terapêutica e a reunião dos termos codificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no CID da Dermatologia, para facilitação de seu uso.

A SBD envia suas condolências para familiares, amigos e colegas do médico, que será lembrado por todos por sua dedicação à dermatologia brasileira e fluminense.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados