Nota de falecimento – Dra. Tania Nely Rocha



Nota de falecimento – Dra. Tania Nely Rocha

2 de abril de 2021
tania-nely.jpeg

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) expressa pesar pelo falecimento da médica dermatologista Tania Nely Rocha, aos 63 anos, em decorrência da covid-19. O fato ocorreu na manhã deste sábado (2), na capital mineira.

Nascida em Itabira, em 1957, atuava em Belo Horizonte, e se formou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1981. Posteriormente, concluiu residência médica em Dermatologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na SBD Nacional, participou de importantes debates sobre saúde mental e pele, sendo coordenadora do Departamento de Psicodermatologia entre 2015 e 2016, e assessora do mesmo Departamento de 2013 a 2014.

Além das atividades como médica, foi coautora do livro Psicodermatologia: pele, mente e emoções (2014), e do capítulo sobre vitiligo no idoso na obra Geriatric Psycodermatology (2015), ao lado do filho, Rafael Rocha, também dermatologista. Ao longo da trajetória profissional, prestou relevantes contribuições para o tratamento do vitiligo, envolvendo-se em atividades de pesquisa e de educação em saúde, por meio da atuação em grupos de apoio ao paciente com doenças excludentes.

A seguir, o ex-presidente da SBD Gabriel Gontijo (2015-2016) manifesta pesar em nota de homenagem à médica.

NOTA DE DESPEDIDA E DE UMA BOA LEMBRANÇA!

Jamais imaginava que iria escrever uma nota de despedida de uma querida amiga e colega! A Tania, Tania Nely Rocha, Taninha! Em nome de todos os associados da SBD, transmitimos à família da Tânia, nosso profundo pesar e nosso abraço bem apertado ao filho Rafael Rocha, também dermatologista muito querido, à querida filha Letícia e à netinha Ayla, que era a maior razão de viver da nossa amiga e colega Tânia.

Tânia deixa um legado à nossa especialidade, nos ensinando a cuidar do ser humano na sua integralidade, jamais separando o corpo da alma e do espírito. Por isso, esteve sempre envolvida no Departamento de Dermatoses Psicossomáticas da SBD. Criamos juntos o GEDERMA – Grupo de Espiritualidade da Dermatologia, onde nos ensinava a ser gente! E gente do bem! Seu prisma diante dos pacientes e dos colegas era sublime! Vamos nos lembrar da Taninha com aquele afeto profundo, aquele sorriso sincero e aquela risada gostosa de quem faz muita diferença na vida das pessoas!

Com nossos sinceros e profundos sentimentos, sigamos inspirados pela Tânia a sermos médicos do corpo e da alma!  

Gabriel Gontijo

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados