Grupo mantém apoio permanente ao paciente



Grupo mantém apoio permanente ao paciente

15 de outubro de 2015
sbdcoringa-12.jpeg

Os pacientes com doenças que afetam a pele contam com um serviço criado especialmente para eles pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Trata-se do Grape, o Grupo de Apoio Permanente (Grape), um projeto da Coordenação de Ações Institucionais da SBD, sob o comando da dermatologista Dra. Vânia Lúcia Siervi Manso.

O objetivo do Grape é promover suporte psicoemocional e educativo aos portadores de doença de pele, assim como aos seus familiares, para que essa condição não interfira em sua qualidade de vida. É comum os pacientes com psoríase, vitiligo, alopecia areata, hanseníase, câncer da pele, colagenoses (lúpus), atopia e acne, entre outras doenças, sentirem-se constrangidos por sua aparência. Alguns relatam casos de discriminação entre amigos e familiares.

Os grupos são organizados por equipes multidisciplinares, com psiquiatras, psicólogos, reumatologistas, fisiatras, endocrinologistas, geneticistas, oncologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutrólogos etc. Juntos, eles têm a proposta de tratar tanto os aspectos físicos provocados pela doença, como contribuir para a melhora da autoestima do paciente. Atualmente, existem 15 Grapes distribuídos em cinco Estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Como participar

Os interessados em desenvolver esse tipo de trabalho podem se comunicar com os coordenadores de Ações Institucionais: Dr. Carlos Augusto da Silva Bastos (carlosbastos12@gmail.com) e Dra. Elisabeth Lima Barbosa (contato@draelisabethlimabarboza.com.br). 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados