Gestão 2019-2020 discute continuidade dos PRMs com chefes de Serviços de três regiões do país



Gestão 2019-2020 discute continuidade dos PRMs com chefes de Serviços de três regiões do país

4 de agosto de 2020
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A Diretoria da Gestão 2019-2020 da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu reunião com os chefes de Serviços Credenciados à entidade nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O encontro, realizado na modalidade a distância, em 30 de julho (quinta-feira) serviu para discussão sobre temas importantes para os Programas de Residência Médica (PRMs), que também têm sido afetados pela pandemia de Covid-19. Nos dias 6 e 13 de agosto, devem acontecer eventos semelhantes com os representantes do Sul e do Sudeste.

Na abertura, o presidente da SBD, Sergio Palma, informou que esse assunto tem sido tratado como prioridade pela Sociedade. Por meio de sua Diretoria e da Comissão de Ensino, a entidade tem procurado articulação com a Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em busca de alternativas que reduzam eventuais prejuízos aos processos de formação em Serviço.

Regra única – Porém, ele antecipou no encontro a decisão da CNRM, confirmada na sexta-feira (31/8). A Comissão informou que não ocorrerá a prorrogação do tempo regular dos PRMs, como regra geral. Em informe divulgado pela AMB, esclareceu-se que cada caso poderá ser objeto de análise individual. Para tanto, o supervisor de cada Programa avaliará a situação de seu Serviço e analisará se há, ou não, necessidade de excepcional prorrogação.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELA AMB

Se o entendimento for positivo, o supervisor deverá encaminhar sua justificativa de excepcionalidade para análise da CNRM, desde que aprovada pelas respectivas Coreme, Cerem e Instituição Mantenedora do PRM, com a comprovação da garantia de bolsas. “Nesse momento, o grande obstáculo para continuar com as atividades é o seu financiamento. O governo não sinalizou com a oferta de mais recursos, de forma ampla, acenando apenas com a possibilidade de revisão de prazos se houver argumentos para tanto”, disse Sérgio Palma.

Segundo ele ressaltou, diante do exposto, não haverá alteração das datas de término ou de início dos PRMs dos Serviços Credenciados. Porém, como lembrou, instituições que considerem que a Covid-19 impediu a adequada capacitação de seus residentes devem informar suas dificuldades e consequências o mais rápido possível à CNRM.

Online – Outro tema discutido com os chefes de Serviço foi a decisão, em caráter excepcional, de realizar a segunda fase do exame para o Título de Especialista em Dermatologia (TED) na modalidade online. A decisão se baseou em orientação da Comissão de Título de Especialista da SBD, responsável pela organização e acompanhamento desse processo, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O principal argumento foi a necessidade de se preservar a segurança e a integridade dos candidatos, evitando-se transtornos maiores.

Mesmo em formato online, a prova continuará sendo aplicada na data inicialmente prevista (11 de outubro, domingo), entre 9h e 12h30 (horário de Brasília). A SBD reiterou aos chefes de Serviço sua preocupação em oferecer aos candidatos condições adequadas à realização da prova, segundo critérios de transparência, isonomia e legalidade. Neste sentido, todas as providências estão sendo tomadas, com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), que responde pela operacionalização do exame, conforme explicou Regina Carneiro, vice-presidente da Comissão de Títulos da SBD.

Cursos e eventos – Os chefes de Serviço também foram informados pela Diretoria da SBD sobre atividades de educação continuada a distância que deverão transcorrer ao longo dos próximos meses. Os cursos de Micologia e de Cirurgia Básica permanecem disponíveis para os associados.

Além dessas iniciativas, estão sendo preparadas abordagens sobre temas em Dermatoscopia, sob coordenação de Flavia Bittencourt, secretária da SBD, que deve ser disponibilizado aos interessados ainda em agosto, e sobre Dermatopatologia. Os diretores ainda chamaram a atenção para o sucesso alcançado pelo projeto SBD Live, que já está indo para sua 12ª edição e deve ser mantido, com atividades sempre às terças-feiras, a partir de 19h.

Os diretores ainda reforçaram junto aos chefes de Serviço sobre a relevância de participação dos dermatologistas no 75º CSBD, principal encontro da SBD, que, em função da Covid-19, teve sua data alterada para os dias 4 a 7 de setembro de 2021, em São Paulo (SP).

INSCREVA-SE NO 75° CONGRESSO DA SBD

Com a mudança, a Gestão 2019-2020 e a Diretoria do 75º CSBD optaram por realizar um evento online preliminar e gratuito nos dias 5 e 7 de setembro deste ano. O “Preliminar Online” é uma prévia do 75º CSBD e foi desenvolvido para oferecer ao associado atualizações científicas em todas as áreas da dermatologia.

Campanha – No encerramento da reunião, a Diretoria da SBD fez dois importantes informes aos participantes. O primeiro foi relacionado à realização da Campanha de Prevenção e Tratamento ao Câncer de Pele (Dezembro Laranja). A ação está mantida, mas em função da pandemia terá seu formato alterado. Em lugar da oferta de consultas e procedimentos à população, o foco será colocado sobre a realização de atividades de caráter educativo.

Finalmente, o diretor financeiro da SBD, Egon Daxbacher, apresentou aos participantes a nova plataforma que coloca a entidade no grupo daquelas que possuem um dos melhores suportes tecnológicos para gestão administrativa. O investimento realizado por meio da Gestão 2019-2020 buscou entre os fornecedores reconhecidos no mercado nacional soluções modernas, com excelente relação custo x benefício e com potencial para gerar importantes vantagens aos seus usuários.

ACESSE A NOVA PLATAFORMA DE SERVIÇOS ONLINE DA SBD

Para acessar a nova plataforma on-line, que permitirá a integração de uma série de serviços e ter essa experiência, é bem simples e rápido. O associado deve entrar na área restrita do site da instituição, com o uso de seu login e senha, e clicar no botão “Meu perfil”. Ao acessar o espaço virtual, poderá utilizar todas as funcionalidades disponíveis, que permitirão concluir operações como atualizar cadastros, consultar a situação financeira; e realizar pagamentos, seja com boleto bancário ou cartão de crédito.

 “Esse foi um projeto desenvolvido pelo atual grupo gestor que teve dois grandes focos. Num primeiro momento, facilitar a vida dos associados da SBD, permitindo que resolvam com rapidez, eficiência e segurança uma série de procedimentos que antes eram mais demorados. De forma complementar, essa ferramenta aperfeiçoa a gestão administrativa, que poderá acompanhar de modo integrado diferentes aspectos da instituição, tornando suas ações mais racionais”, ressaltou Egon Daxbacher.

 





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