Fórum Saúde da Pele é destaque da edição de setembro/outubro do JSBD



Fórum Saúde da Pele é destaque da edição de setembro/outubro do JSBD

23 de novembro de 2017
matcapajsbdano21n5-17.jpeg

A nova edição do JSBD (set/out) já está disponível para acesso on-line. O destaque da publicação é o Fórum Saúde da Pele, realizado pela SBD e Folha de S. Paulo, em outubro, na capital paulista. Novos tratamentos na área com a disponibilização dos imunológicos para a psoríase e o preconceito enfrentado por pacientes com doenças dermatológicas estigmatizantes foram alguns temas debatidos pelos dermatologistas participantes. 

A edição apresenta ainda a sessão solene em comemoração ao Dia do Médico (18/10), ocorrida na Câmara dos Deputados, com a participação da SBD e principais entidades médicas do país, como a AMB, Fenam e CFM. No mesmo mês, os dirigentes da SBD se encontraram com a secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Rosana Leite de Melo; o ministro da Educação, Mendonça Filho; e o secretário nacional da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Paulo Monteiro Barone; para o debate de temas de interesse da dermatologia, como o ensino e cursos de pós-graduação em dermatologia e os sistemas de avaliação dos estudantes.

Também foi tema de pauta as novas regras de funcionamento para consultórios médicos privados, ambulatórios e hospitais no país. Aprovada pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 18 de setembro de 2017, a Resolução 2.153/2013 traz também algumas mudanças no conteúdo do Manual de Vistoria e Fiscalização da Medicina no Brasil, com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do dispositivo fiscalizatório.

Os leitores poderão conferir os destaques e novidades apresentadas no 72º Congresso Brasileiro de Dermatologia (Dermato Bahia) e 10º Simpósio Nacional de Cosmiatria e Laser & 22ª Radesp (Campos do Jordão-SP).

Dezembro Laranja – Não poderíamos deixar de abordar as ações da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, entre elas, o Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de educação em saúde e combate à doença, levando informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente à população brasileira. Com a mensagem “Se exponha mas não se queime”, a campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. Conheça a campanha deste ano e participe você também dessa importante ação da SBD. 

Clique na imagem da capa para leitura da edição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados