Fortalecimento da dermatologia e maior interação com Regionais são metas da atual gestão, afirma secretária-geral da SBD



Fortalecimento da dermatologia e maior interação com Regionais são metas da atual gestão, afirma secretária-geral da SBD

21 de janeiro de 2021
dra-claudia-alcantara.jpeg

Os próximos dois anos serão um período marcado pela adoção de medidas que fortaleçam a especialidade e a interação entre as entidades que integram o sistema formado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ou seja, suas estruturas Nacional e Regional. Essa é a aposta da secretária-geral da Gestão 2021-2022, Claudia Carvalho Alcântara Gomes.

Em entrevista ao portal da SBD, ela destacou ainda a importância da comunicação para entidade, inclusive como meio de conhecer a percepção dos associados sobre diferentes temas. “Nossa Sociedade trabalha para seu associado e sua diretoria têm como prioridades: entender as demandas apresentadas, desenvolver ações em resposta e atuar pela defesa da especialidade em múltiplas esferas. Por isso, é importante manter essa sintonia em dia, o que permitirá à SBD ser mais assertiva em suas propostas”, disse.

Confira, a seguir, a conversa que tivemos com Claudia Carvalho Alcântara Gomes.

Portal da SBD: Quais são os principais projetos e ações da Secretaria Geral para o período que se inicia? 

Claudia Alcântara Gomes: A Gestão 2021-2022 começa com a proposta de que os projetos e as ações implementados pela SBD sejam trabalhados com a participação de todos os membros da diretoria. Como secretária geral, tenho a responsabilidade de garantir as condições para o pleno andamento das determinações que forem tomadas pela presidência e pelos diretores. Assim, estou diretamente envolvida em todos os processos, nas suas diferentes fases: planejamento, execução e avaliação de resultados. Por exemplo, nesse momento, todos estão empenhados nos preparativos para o lançamento do SBDCast, o novo serviço de podcast da SBD; na condução de campanha do Janeiro Roxo, que trata da importância do diagnóstico e tratamento precoces da hanseníase; no desenvolvimento de um perfil no Instagram para o associado; e nos preparativos para as comemorações pelo Dia do Dermatologista, em 5 de fevereiro. Tudo está sendo feito para oferecer ao associado conteúdo de alta de qualidade, um diferencial da nossa entidade.

Portal da SBD: Como a SBD pode estar ainda mais próxima de seus associados?

CCAG: O diálogo entre o associado e a SBD já acontece de várias formas. Há diferentes canais que ajudam a levar informações para os médicos especialistas e, ao mesmo tempo, servem como pontos de escuta, coletando o sentimento da categoria com relação a assuntos de interesse. Essa troca pode ocorrer por meios das páginas da Sociedade nas redes sociais, pelo aplicativo da SBD, pela área do associado, pelo envio de e-mails ou mesmo numa visita à nossa sede. Nossa Sociedade trabalha para seu associado e sua diretoria têm como prioridades: entender as demandas apresentadas, desenvolver ações em resposta e atuar pela defesa da especialidade em múltiplas esferas. Por isso é importante manter essa sintonia em dia, o que permitirá à SBD ser mais assertiva em suas propostas.

Portal da SBD: O que o associado vai receber da SBD enquanto entidade de classe?

CCAG: A SBD tem mais de um século de trajetória em defesa dos interesses da dermatologia. Ao longo desse tempo, tem consolidado seu espaço graças ao compromisso institucional, abraçado pelas sucessivas gestões, em favor do avanço do conhecimento, da capacitação técnica e ética na formação dos especialistas e da oferta de um atendimento qualificado aos pacientes. Esses temas continuam a ser objeto de preocupação para nossa Diretoria-Executiva que, no entanto, tem também pela frente outros desafios, como conduzir as ações de defesa da dermatologia ante as tentativas de invasão de competências por outras categorias profissionais. Dessa forma, em todos esses aspectos, procuraremos dar em retorno aos nossos associados as melhores respostas e encaminhamentos.

Portal da SBD: De que modo as Regionais podem contribuir para o fortalecimento da especialidade?

CCAG: É fundamental para o fortalecimento da SBD, como representante dos dermatologistas do Brasil, que as entidades Nacional e Regionais estejam em sinergia, com atuações próximas e colaborativas. A Gestão 2021-2022 reconhece a grande heterogeneidade que existe dentro do sistema, seja no que se refere ao número de especialistas em cada localidade, seja na capacidade de captação de recursos para eventos e na realização de iniciativas para atender os interesses específicos. Porém, cabe à Diretoria-Executiva da SBD Nacional estar atenta e atuante para estimular medidas que permitam o crescimento equânime dos associados e das entidades regionais. Isso traz ganhos para todos, sobretudo por meio do nosso fortalecimento institucional. Passo importante nessa direção acontecerá em 5 de fevereiro, Dia do Dermatologista, quando o atual grupo diretor fará sua primeira reunião com os presidentes das Regionais.

Portal da SBD: No contexto da pandemia, ainda há dúvidas sobre a retomada de atividades presenciais. Como a SBD está tratando essa questão?

CCAG: Desde o início da pandemia, a SBD disponibilizou uma página no portal SBD com informações relevantes sobre a Covid-19. Nela, o associado encontra documentos e orientações sobre essa doença, os cuidados com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), as possibilidades de atuação por meio da telemedicina e os critérios de segurança para funcionamento de clínicas e consultórios, entre outros pontos. Esse espaço continuará a ser alimentado e, certamente, abrigará qualquer mudança nas orientações das autoridades sanitárias, inclusive sobre as atividades presenciais. A SBD tem grande preocupação em municiar seu associado com informações respaldadas em critérios científicos, que lhes tragam a percepção de segurança e de eficácia. Essa tradição continuará a ser honrada.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados