Tudo pronto para a superlive da SBD sobre hanseníase nesta sexta-feira (22)



Tudo pronto para a superlive da SBD sobre hanseníase nesta sexta-feira (22)

21 de janeiro de 2021 0

Acontece nesta sexta-feira (22/1), a partir das 9h, com transmissão aberta pelo YouTube, a super live da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a respeito do tema “Atualização em hanseníase”. O evento online contará com três horas de explanações científicas, com foco em métodos diagnósticos e no tratamento dessa doença, que anualmente acomete mais de 30 mil pacientes no Brasil. O encontro faz parte das ações promovidas pela SBD em alusão ao Janeiro Roxo, mês oficial de conscientização sobre a hanseníase.

Para assistir à live, acesse o link.

Para garantir a alta qualidade do conteúdo apresentado aos seus associados e demais espectadores, a SBD selecionou um time de sete renomados especialistas, que demonstrarão as mais recentes evidências científicas publicadas pela literatura médica sobre o assunto.

Confira abaixo a ordem das aulas:

•    9h às 9h10 – Abertura;
•    9h10 às 9h30 – Novos métodos diagnósticos – Heitor de Sá Gonçalves;
•    9h30 às 9h50 – Evidências da PQT – Maurício Lisboa Nobre;
•    9h50 às 10h10   – Efeitos adversos da PQT – Egon Luiz Rodrigues Daxbacher;
•    10h10 às 10h30 – UMDT – Maria Araci Andrade Pontes;
•    10h30 às 10h50 – Quadro clínico dos Estados reacionais – Lucia Martins Diniz;
•    10h50 às 11h10 – Tratamento dos Estados reacionais –  Sandra Durães;
•    11h10 às 11h30 – Quimioprofilaxia prós e contras – Maria Leide Wand del Rey de Oliveira;
•    11h30 às 12h – Perguntas e discussão.

Aprimoramento – Conforme salienta a coordenadora do Departamento de Hanseníase da SBD, Sandra Durães, o evento representa uma oportunidade ímpar de aprimoramento para os dermatologistas e médicos de outras especialidades. O Brasil ainda ocupa a segunda posição no mundo em número de casos, com regiões nas quais a hanseníase é considerada um problema de saúde pública endêmico.

“É uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente as camadas socioeconômicas mais vulneráveis da população. Suas manifestações principais incluem manchas e caroços que aparecem em diferentes áreas do corpo. No geral, esses sinais estão associados à perda gradativa da sensibilidade ao calor, à dor e, por fim, à perda da força muscular nas regiões afetadas. É uma doença negligenciada, mas para a qual existe cura e que precisa estar no foco da atenção dos profissionais de saúde”, afirmou.

Saúde pública – Na avaliação do presidente da SBD, Mauro Enokihara, o problema integra o rol de temas considerados prioritários pela atual gestão da entidade, uma vez que está diretamente relacionado à saúde pública.

Segundo ele, “a live sobre hanseníase e a campanha do Janeiro Roxo com um todo representam a primeira grande mobilização encampada por esta nova diretoria. Uma de nossas metas norteadoras é justamente atuar para promover o engajamento da sociedade civil e das autoridades em temas sensíveis à saúde da população brasileira. Seguiremos trabalhando para sensibilizar e cobrar ações mais efetivas do poder público, sempre com ênfase no bom atendimento dos pacientes e em condições de trabalho adequadas aos médicos dermatologistas”, frisou.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados