Está no ar o programa do I Melanoma Day e I Simpósio de Dermatoscopia e Imagem da SBD



Está no ar o programa do I Melanoma Day e I Simpósio de Dermatoscopia e Imagem da SBD

24 de março de 2016

Os inéditos I Melanoma Day e I Simpósio de Dermatoscopia e Imagem da SBD a ocorrer nos dias 13 e 14 de maio, no World Trade Center, em São Paulo, está com a programação científica finalizada. O uso de novas drogas para o tratamento do melanoma será o principal foco das discussões. O tratamento do melanoma tem passado por transformações importantes em decorrência dos avanços engenharia genética e dos medicamentos biológicos, com grande número dos pacientes com a doença tendo uma melhora significativa em seu quadro. Para mostrar esses avanços, o encontro contará com a presença de três convidados internacionais dos Estados Unidos, Europa e Argentina, que compartilharão suas experiências com colegas do Brasil.

“As novas drogas produzidas pela engenharia genética em combinação com os medicamentos biológicos aumentaram a sobrevida em alguns grupos de pacientes com melanoma, conferindo uma esperança muito grande na cura desse câncer, que tem como característica acometer adultos jovens que estão na fase produtiva da vida e de constituição familiar. Ainda não descobrimos a cura para a doença, mas essas novas formas de tratamento são um avanço, e é isso que queremos mostrar ao dermatologista, o principal responsável pelo diagnóstico precoce e a quem cabe não só a correta abordagem inicial, mas também a liderança de uma equipe multidisciplinar no seguimento do paciente”, considera Luis Fernando Tovo, do Departamento de Oncologia da SBD, e coordenador do encontro ao lado de Aldo Toschi, Carlos Barcaui, Luís Antonio Torezan e Francisco Paschoal.

Para ministrar as mais recentes novidades da área foram convidadas autoridades nacionais e estrangeiras, entre elas três destaques da dermatologia mundial: o último presidente da Academia Americana de Dermatologia (AAD), Daniel Siegel (EUA), que apresentará as conferências “Terapia alvo no melanoma: o futuro é agora” e “Atualização na terapia do melanoma: o dermatologista no tratamento do melanoma avançado”; Giovanni Pellacani (Itália) falará sobre a “Contribuição da dermatoscopia e microscopia confocal na compreensão dos nevos”, “O que você deve saber sobre a microscopia confocal ainda que não esteja praticando a técnica” e “Marcadores genéticos no diagnóstico e fatores de risco do melanoma”; e Gabriel Salerni (Argentina), que abordará “Os avanços e atualizações no diagnóstico por imagem do câncer da pele não melanoma”, “Nevo displásico: mitos e verdades e evidências do mapeamento corporal”, e, por fim, “Evidências do mapeamento corporal e da dermatologia digital no diagnóstico precoce do melanoma”.

O evento em conjunto aumenta o controle dos tratamentos dos doentes contra o melanoma, tendo seu diagnóstico e segmento melhorado bastante com novas técnicas de tratamento.

“Outra grande novidade a ser abordada são o uso de testes que podem verificar os grupos de risco em desenvolver melanoma de maior ou menor agressividade. Técnicas de imagem como o ultrassom e a tomografia de coerência óptica também são recursos tecnológicos que aumentam a acurácia no diagnóstico e seguimento do melanoma. É importante, também, o aspecto epidemiológico do melanoma, já que nos EUA morrem uma pessoa por hora de melanoma, segundo a AAD”, complementa Tovo, frisando que é responsabilidade do dermatologista a condução correta da abordagem inicial do melanoma, doença que pode ser tratada.

A SBD lidera esse tratamento, pois são os dermatologistas os primeiros especialistas a identificar o melanoma nos primeiros casos.

“Temos que continuar na liderança do tratamento e do diagnóstico do melanoma, sendo os melhores players e mais presentes em todas as fases do tratamento. Esse evento é um compromisso da SBD com o dermatologista, com o objetivo auxiliá-lo na sua atualização, a fim de que continue seguindo na vanguarda do tratamento do melanoma”, finaliza Tovo.

Para mais informações sobre a programação e inscrições acesse o hotsite do evento.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados