#DezembroLaranja: mutirão presta atendimento gratuito e esclarecimentos sobre o câncer de pele



#DezembroLaranja: mutirão presta atendimento gratuito e esclarecimentos sobre o câncer de pele

30 de novembro de 2018
dez-lar-aad-ilds.png

Ação reunirá cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários em mais de 130 postos de atendimento em todo Brasil

O Tarde Nacional desta quinta-feira (29) falou sobre o #DezembroLaranja, campanha voltada para conscientização em relação ao câncer de pele. O entrevistado foi o coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Pedro Dantas.

Ele explicou que a principal causa do câncer de pele é a exposição solar desprotegida e crônica. O médico alertou também para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Apesar de, na maioria das vezes, o câncer de pele ser curável quando descoberto mais inicialmente, ele é responsável por boa parte das neoplasias. Na verdade, é o câncer mais frequente dentre todos os cânceres. Então, a cada três casos de câncer, um é câncer de pele. Mas, por sorte, são os que conseguimos uma taxa de cura alta quando descoberto de maneira precoce” ressaltou.

Pedro Dantas explicou a “regra do ABCDE” (assimetria, bordas, cor, diâmetro e evolução): uma forma de avaliar as alterações na pele que podem sinalizar pintas perigosas ou melanomas.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados