Dermatologistas da SBD-MS orientam sobre cabelos e unhas no Bem Estar Global, em Campo Grande



Dermatologistas da SBD-MS orientam sobre cabelos e unhas no Bem Estar Global, em Campo Grande

2 de junho de 2017
sbd-ms-bem-estar-global.jpg

Nesta sexta-feira (2/6), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) participou da terceira edição do ano do Bem Estar Global, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Das 7h às 14h, uma equipe de 18 dermatologistas da Regional Mato Grosso do Sul e residentes do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian atendeu aproximadamente 400 pessoas sobre cuidados com cabelos e unhas.

“A ação permitiu orientar a população sobre as principais dermatoses de pele, incluindo casos de lesões pré-malignas. A população normalmente entende que o dermatologista é o especialista da pele e esquece que ele também trata das doenças dos cabelos e unhas. A avaliação médica dessas áreas é extremamente relevante, porque elas podem ser indicativos de doenças com manifestação sistêmica, como lúpus, anemia ferropriva, doenças pulmonares, alguma deficiência de zinco", considerou o presidente da Regional Mato Grosso do Sul, Alexandre Moretti.

WhatsApp Image 2017-06-02 at 12.18.09

Para a administradora Adriana Torres, de 34 anos, o evento foi uma oportunidade para obter esclarecimentos com especialista sobre um problema que afeta milhões de brasileiros: a queda de cabelo. “Tenho sofrido com queda de cabelo nos últimos três anos. Aqui, fui avaliada pelo dermatologista, que me orientou a procurar tratamento adequado para o caso, em médio prazo. O atendimento foi ótimo. Estou muito satisfeita, só de saber que um médico me passou o caminho para me livrar desse problema de uma vez”.

A perda de fios, ou alopecia areata, é uma doença que faz com que o cabelo caia em uma ou mais pequenas áreas, sendo comum em pessoas que sofrem doenças autoimunes, como o lúpus, diagnosticado em uma paciente de 40 anos atendida na Tenda das Unhas e da Pele. Ela foi orientada a buscar tratamento especializado para o controle da doença.

Também participaram da ação em Campo Grande, a dermatologista e membro da Câmara Técnica de Dermatologia do Conselho Federal de Medicina (CFM), Elza Garcia, e a dermatologista e assessora do departamento de Cosmiatria da SBD, Thaís Sakuma.

WhatsApp Image 2017-06-02 at 10.21.33

Júlia Benites, de 1 ano e oito meses, lendo a revistinha da SBD sobre os cuidados com cabelos, peles e unhas

WhatsApp Image 2017-06-02 at 12.45.54

Em entrevista à  TV Globo local, o presidente da SBD-MS, Alexandre Moretti, ressalta a importância do atendimento com médico especializado em dermatologia

WhatsApp Image 2017-06-02 at 09.22.59

Pessoas formam fila para atendimento na Tenda das Unhas e da Pele da SBD





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados