Cursos práticos de cirurgia da unha, transplante capilar e supercílios abrem a programação do II Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD



Cursos práticos de cirurgia da unha, transplante capilar e supercílios abrem a programação do II Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD

3 de agosto de 2017
precongressocabelosunhas.png

WhatsApp Image 2017-08-03 at 14.08.51

O II Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD teve início nesta quinta-feira (3/8), no Rio de Janeiro. O encontro vai até sábado (5/8) e conta com a participação de experts do Brasil e do mundo no tratamento dos dois campos da dermatologia. No primeiro dia de evento, a programação científica contemplou cinco cursos pré-simpósio, sendo três práticos (cirurgia da unha, de transplante capilar e de supercílios) e dois teóricos (tricoscopia e cosmiatria de cabelos e unhas).

Coordenado por Leonardo Spagnol Abraham (DF) e Rodrigo Pirmez (RJ), o Curso Teórico de Tricoscopia, realizado na parte da manhã, discutiu a importância da tricoscopia no diagnóstico diferencial das tricoses e mostrou as principais causas de alopecia e distúrbios da haste capilar. "Também abordamos os equipamentos e diferentes métodos de tricoscopia existentes com a participação de especialistas de referência. Foi bastante proveitoso", considera Leonardo Spagnol.

Na aula “Cosméticos para unhas e cutículas”, a dermatologista Renata Brandão Villa Verde (RJ) falou sobre a importância da hidratação e das vitaminas para o cuidado e fortalecimento da região. Em “Cuidados com o cabelo afro”, Aline Tanus Luz Martins (RJ) lembrou que o formol, que ainda vem sendo utilizado de forma ilegal por profissionais de salão de beleza e consumidores para o alisamento de cabelos, é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podendo causar irritação, descamação do couro cabeludo e até mesmo o câncer.

“A Anvisa libera apenas dois tipos de alisante: os hidróxidos e o tioglicolato de amônio. O formol não é autorizado como uso de alisante capilar em nenhuma concentração. Ele é autorizado para o uso de conservante de cosméticos até 0,2% e como fortalecedor de unhas”, enfatiza.

Os "Oninutracêuticos e seus potenciais efeitos adversos" foram abordados por Tatiana Villas Boas Gabbi (SP), coordenadora do Curso Teórico Cosmiatria de Cabelos e Unhas. Em sua apresentação, ela falou sobre o uso de vitaminas, como a biotina; e de microolementos, como o silício orgânico; no tratamento dos problemas das unhas. O principal ponto destacado foi em relação às alterações de exames laboratoriais que podem surgir com o uso de biotina acima de três vezes do valor da ingestão diária recomendada e as recomendações de como proceder nesses casos.

O II Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas conta com o apoio da SBD-RJ e está sob a coordenação das dermatologistas responsáveis pelo Departamento de Cabelos e Unhas, Bruna Duque Estrada Pinto (RJ), Fabiane Andrade Mulinari Brenner (PR), Giselle Martins Pinto (RS) e Robertha Carvalho de Nakamura (RJ).

WhatsApp Image 2017-08-03 at 14.56.12




SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados